Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A origem dos símbolos natalinos

 

04/01/2011

Autor y Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem e evolução dos símbolos do Natal.
  • Observar imagens dos diferentes símbolos.
  •  Ler e interpretar cartões de mensagens natalinas.
  • Confeccionar cartões de Natal.  
  • Realizar culinária com comidas típicas do Natal.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Origem e evolução dos símbolos do Natal.

 Leitura de  imagens dos diferentes símbolos.

Cartões de mensagens natalinas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Converse com as crianças sobre os símbolos natalinos, explique que os símbolos tem significados diferentes. Leia um texto contando sobre a origem e evolução desses símbolos do Natal. Segue sugestão de texto com o significado de alguns símbolos:  

PINHEIRO Deus afirma que Ele é como o "cipreste" que mantém suas folhas sempre verdes (Os 14.8). Mesmo diante da falta de esperança, da seca ou do inverno, Deus faz nascer o verde de uma nova esperança (Is 11.1, 53.2; Jr 33.15). Nos países onde há neve, o pinheiro conserva suas folhas verdes, mesmo no rigor do inverno. Como árvore de Natal é citado na Europa, pela primeira vez, em 1539 e difundiu-se a partir do séc. XIX. O costume europeu tornou-se uma referência, não obstante as diferenças culturais e climáticas. No nordeste do Brasil, a planta que se conserva verde mesmo durante a seca é o Xiquexique, uma cactácea.

ESTRELA(S)  Enfeita-se o pinheirinho com estrelas ou então se fazem estrelas de papel de cores variadas ou papel transparente. A estrela de Natal tem um papel determinante na história, pois indica o caminho para os magos (Mt 2.2). A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite. A estrela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e aponta para a plenitude de vida que representa esta vinda de Deus ao mundo em Cristo.

VELA(S)  A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida. Mesmo com toda a iluminação artificial, a vela conserva seu valor.

PRESENTE(S) A ideia de trocar presentes no Natal está relacionada, entre outros motivos, aos magos que trouxeram presentes para o menino Jesus (Mt 2.11). O grande e imerecido presente mesmo é Deus que nos oferece em Cristo: uma vida abundante e repleta de alegria. A troca de presentes entre as pessoas é uma forma de lembrar que a oferta generosa de Deus em Cristo é para todos. O simbolismo do presente não é que, egoisticamente, acumulemos um monte de presentes ou presenteemos com segundas intenções. O simbolismo do presente é a partilha que permite que pessoas excluídas tenham acesso à vida boa e abundante que Cristo trouxe para todos. Presentear o necessitado é abrir as portas para o Senhor nascer!

Texto disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/natal/simbolos-de-natal-4.php 

Depois discuta com as crianças o texto lido, anote o resultado de suas opiniões.

 

Atividade 2

Após a leitura do texto, solicite as crianças que façam desenhos  dos diferentes símbolos. Organize os desenhos dos símbolos natalinos e distribua entre as crianças, além de letras móveis. Proponha o jogo de montar o nome dos símbolos natalinos.  Depois as crianças registram no caderno as palavras que conseguirem montar com o alfabeto móvel.

Atividade 3

  Leia para as crianças um pouco da origem de trocar cartões no natal. Mostre diferentes cartões para as crianças observarem as informações necessárias no cartão. Confeccione os cartões de Natal em papel canson ou cartolina colorset. Leia as informações necessárias para ter no cartão. Depois as crianças irão ler as mensagens natalinas. Faça uma exposição com os cartões. As crianças poderão mandar os cartões para os colegas ou familiares.

Origem do Cartão de Natal

 O costume de escrever dedicatórias para expressar sentimentos, se consolidou entre os povos, com a utilização do pergaminho, a seda, placas de madeira e de cobre gravados, o barro cozido, entre outros.

Antes do cartão de natal, historicamente Antes de Cristo (A.C), surgiram as mensagens de felicitações. Mas o hábito veio dos romanos, que enviavam congratulações pelo Ano Novo, gravadas em tabletes de argila e, com a cristianização do Império Romano, esse costume permaneceu.

Todavia, o primeiro cartão de “Boas Festas” de que se tem notícia teria surgido em Londres no ano de 1834, na mesma época dos contos natalinos de Charles Dickens.

Segundo sites de notícias sobre a origem dos cartões, foi a falta de tempo de Henry Coyle, o diretor do British Museum de Londres, que originou a criação dos cartões natalícios. Sem possibilidade de escrever a mão a todos os seus familiares e amigos, Henry Coyle solicitou ao artista plástico John Callicot Housley que lhe elaborasse um cartão que servisse para enviar boas-festas a todos os seus entes queridos.

O pintor pegou num pedaço de cartolina quadrada e dividiu-a em três partes: ao centro desenhou uma família reunida a mesa, comemorando alegremente.

 No verso figuravam meninos pobres recebendo comida e roupas.  

Fonte:http://pagina20.uol.com.br/12122004/c_0212122004.htm 

cartões de natal http://fairygfb.blogspot.com/

Atividade 4

Envie para casa um aviso solicitando a escrita de uma receita natalina que faz parte dos costumes da família. Faça a uma pesquisa na internet de comidas típicas do período natalino. Depois as crianças irão escolher uma das receitas e realizar a culinária com comidas típicas do Natal. Organize um livro com as receitas, tire cópia e entregue para cada aluno. Organize uma ceia natalina com a turma; liste os alimentos sugerido. Na ceia da turma distribua um folheto com uma receita.

http://fairygfb.blogspot.com/  

Sugestão de site para pesquisar receitas natalinas:

http://receitinhas.com.br/ 

Recursos Complementares
Avaliação

Observe se os alunos são capazes de:

Comentar sobre a origem e evolução dos símbolos do Natal.

Observar imagens dos diferentes símbolos identificando semelhanças e diferenças.

 Ler e interpretar cartões de mensagens natalinas.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 1/2 - 50%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Joel, MRV , Alagoas - dijo:
    joelfeoli@hotmail.com

    09/12/2012

    Uma estrela

    É uma pena o professor não falar da verdadeira origem dos símbolos natalinos e do papai noel. Essas explicações é a que a igreja católica ensina, não a origem verdadeira dessa festa que na verdade homenageia o deus mitra, deus sol. Aula pra continuar enganando nossas crianças!!!!


  • Dirce, Colégio Anibal Khury , Paraná - dijo:
    diceprimo@seed.gov.pr.br

    23/10/2012

    Cinco estrelas

    bom demais achei bem interessante pra trabalhar em turmas de idade menores...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.