04/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conhecer a organização da dança do pastoril.
Identificar os passos da dança.
Criar coreografia para uma apresentação de pastoril.
Participar da coreografia da dança.
Valorizar a cultura brasileira.
Dança do pastoril.
Cultura brasileira.
Converse com as crianças sobre as danças que elas conhecem. Em seguida, leia o texto sobre a origem do pastoril contextualizando a origem dessa dança.
Ouça músicas de pastoril com as crianças. Sugestão de música:
http://www.4shared.com/audio/dV1HSQpN/f.htm
Segue o texto:
Pastoril
Conta a história que o pastoril é uma forma animada de representar os presépios, contemplando canções natalinas denominadas villancicos ( jornadas ), tendo origem na Península Ibérica e como precussores no Brasil os frades franciscanos, quando da colonização. No início as dramatizações eram populares, mas com o passar do tempo transformaram-se em um misto de religioso e profano, ou até unicamente profano, quando predominam os diálogos obscenos, perdendo a forma lírica.
O pastoril tem os cordões encarnado e azul, representando os mouros e os cristãos, que se contrapõem, contando a história das pastoras a caminho de Belém da Judéia, onde nasceu Jesus, tendo como personagens, além das Pastoras, Mestra do cordão encarnado, Contra-mestra do cordão azul e Diana, como figura central e pertencente aos dois partidos, além de outros personagens como Libertina, Anjo, Culpa, Herodes, Eva, Borboleta, Graça, Camponesa, cigana, Lusbel e também a figura do Velho do Pastoril, que tem como função alegrar a plateia.
Em São José da Coroa Grande foram pastoris famosos os de Sabino Inácio, Palmeirinha e Futrica, além do pastoril de Maria da Bili, que utilizava papel crepom, o de Alice Antônia da Conceição ( Louinha ) e o de Maria Avani de Oliveira ( Vanda ), fundado em 1974, com a ajuda da paróquia para a confecção de roupas. Mas hoje em dia as apresentações são feitas somente por grupos formados em escolas, ou grupos de danças, quando da realização de festividades.
Texto disponível no site abaixo:
http://www.museudouna.com.br/cultura.htm
Para que as crianças criem uma coreografia da dança, convide um grupo de dança do pastoril local para fazer uma apresentação na escola. No dia da apresentação peça para as crianças observarem os passos, os movimentos que os dançarinos realizam, o tipo de roupa que eles usam. Depois as crianças conversam com os dançarinos e tiram suas dúvidas, expõem suas curiosidades. Elabore um roteiro com perguntas para os alunos fazerem ao grupo de dança. Por exemplo:
A quanto tempo o grupo dança pastoril?
Como surgiu o grupo de dança?
Vocês recebem ajuda da secretaria de cultura para comprar as roupas dos dançarinos?
Em qual época do ano vocês fazem mais apresentações? Onde?
Quais são os passos do pastoril?
Caso não exista algum grupo de pastoril em sua cidade assista documentários ou vídeos de apresentações da dança do pastoril; pesquise e leia texto para seus alunos explicando os passos dessa dança. Em seguida, ensine alguns passos básicos da dança no ritmo da música.
Site para pesquisa
http://www.memorialpernambuco.com.br/memorial/119folclore/pastoril.htm
Sugestão de vídeo da dança:
http://www.youtube.com/watch?v=rxMMUOKzGFs
http://www.youtube.com/watch?v=Ajses478Bdw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=EpSpwVGc6N0&feature=related
Combine com as crianças uma apresentação da dança, quem sera a mestra do cordão vermelho, mestra do cordão azul, a contramestra, a Diana, as pastorinhas. Escreva um bilhete para os pais dos alunos informando o dia em que a turma irá fazer a apresentação, explique qual é a roupa que elas irão usar. Organize com as crianças um convite para as turmas da escola. No convite elas irão escrever o nome do espetáculo, hora, dia e local. Exponha o convite no mural coletivo da escola.
LETRA DE MÚSICA DE PASTORIL
Boa noite meus senhores todosQuinteto Violado Composição: Marcos Vinícius Boa noite meus senhores todosBoa noite senhoras tambémSomos pastorasPastorinhas belasQue alegremente vamos à belém (2x). |
Boa-noite, meus senhores todos
Boa-noite, senhoras também;
Somos pastoras
Pastorinhas belas
Que alegremente
Vamos a Belém.
Sou a Mestra
Do Cordão encarnado
O meu cordão
Eu sei dominar
Eu peço palmas
Peço riso e flores
Ao partidário
Eu peço proteção.
Sou a contramestra
Do cordão azul
O meu partido
Eu sei dominar
Com minhas danças
Minhas cantorias
Senhores todos
Queiram desculpar
A Diana, enquanto mediadora, canta:
Sou a Diana, não tenho partido
O meu partido são os dois cordões,
Eu peço palmas, fitas e flores
Ó meus senhores, sua proteção.
LINK
Pastórís de Pernambuco
http://www.mayasmidi.mus.br/pastoris_de_pernambuco.htm
Pastoril - Danças folcloricas
O professor deverá considerar as respostas iniciais dos alunos, analisando as falas para conhecer o que os as crianças sabem em relação o tema em estudo. outro aspecto que deverá ser considerado é o envolvimento e colaboração dos alunos nas atividades propostas, na elaboração/criação da coreografia.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/10/2014
Cinco estrelasessa aula me ajudou muinto
07/08/2013
Cinco estrelaseu adorei o que vcs fizeram.