16/12/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
1º MOMENTO:
O professor iniciará a aula numa roda de conversa, solicitando que as crianças falem o que sabem sobre o corpo humano, destacando o sistema nervoso. Nesta conversa inicial o professor tomará como ponto de partida para organização dos momentos da aula, a fala das crianças. Desse modo, apresenta algumas imagens em que o corpo aparece evidenciado e solicita que as crianças relatem o que podem ver ao observar tais imagens.
Fonte: http://www.acervosaber.com.br/imagens/o_corpo_humano.jpg
Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/
Fonte: http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/ESPLv5/recursos/cn/aplicacoes/sistemas.htm
Após levantar o que as crianças já sabem sobre o corpo humano e, em especial, sobre o sistema nervoso sugerimos que o professor organize estas informações num cartaz para que as crianças percebam o que já sabiam e, ao final do estudo, comparem com o que aprenderam. Na leitura das imagens o professor precisa nomear as partes do sistema nervoso (medula espinhal, cérebro, células nervosas, nervos) para que as crianças familiarizem-se com estas novas informações.
2º MOMENTO:
Em seguida, o professor iniciará apresentará numa roda de conversa as partes do corpo humano a partir de réplicas. Juntos decompõem os corpos e manipulam as partes, percebendo sua forma, textura, tamanho, entre outros aspectos físicos.
Observando, decompondo e compondo as partes do corpo
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Observando o que temos na cabeça
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Observando um crânio/cabeça e retirando o cérebro.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
O professor solicita que as crianças registrem o que aprenderam neste momento numa atividade com desenhos e escrita. Veja os exemplos abaixo:
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
3º MOMENTO:
Sugerimos que o professor organize um momento em que as crianças poderão experimentar os sentidos e possibilidades de movimento do seu corpo. Para tal, o professor entregará para cada criança um balão/bexiga para encher de ar. Em seguida, coloca-se uma música (instrumental) na qual as crianças vão deslizando o balão/bexiga por todo o corpo segundo as orientações do professor. Ao final da música, os balões são estourados. O professor distribui uma fita de papel crepom e ao som de uma outra música (instrumental) começam a movimentar esta fita ao longo/em volta do seu corpo no ritmo da música.
Deslizando o balão pelo corpo
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Movimentando a fita pelo corpo e pelo espaço
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
O professor poderá propor um momento em que as crianças montem brinquem com as imagens do sistema nervoso montando quebra-cabeças, como nas imagens que dispomos abaixo.
Brincando de quebra-cabeça - sistema nervoso
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Sugerimos que o professor organize coletivamente um texto síntese do que aprenderam sobre o sistema nervoso como forma de encerramento desta proposta de aula. Apresentamos logo abaixo uma possível atividade a ser realizada.
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Apresentamos algumas sugestões de links para que o professor possa organizar esta proposta de aula com mais riqueza.
http://www.ocorpohumano.com.br/
http://www.smartkids.com.br/especiais/corpo-humano.html
http://www.canalkids.com.br/saude/corpo/index.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano/
http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso1.asp
VIDEO - http://www.youtube.com/watch?v=6ISG9siyRgE&feature=related
O professor poderá organizar sua avaliação a partir da observação do interesse, envolvimento, participação e desenvolvimento nas atividades propostas durante toda a aula. O professor observará se a criança durante e, principalmente, ao final da aula já é capaz de: reconhecer e nomear as parte do sistema nervoso, destacando a função deste no funcionamento do nosso corpo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/03/2012
Cinco estrelasadorei o trabalho parabens muito bom mesmo