Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sistema nervoso

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como o sistema nervoso funciona;
  • conhecer a função do sistema nervoso;
  • identificar as características do sistema nervoso;
  • identificar por meio da interpretação de imagens  a organização do sistema nervoso.
Duração das atividades
3 momentos com duração de 50 minutos cada minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não se faz necessário conhecimento prévio das crianças.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor iniciará a aula numa roda de conversa, solicitando que as crianças falem o que sabem sobre o corpo humano, destacando o sistema nervoso. Nesta conversa inicial o professor tomará como ponto de partida para organização dos momentos da aula, a fala das crianças. Desse modo, apresenta algumas imagens em que o corpo aparece evidenciado e solicita que as crianças relatem o que podem ver ao observar tais imagens.

Fonte: http://www.acervosaber.com.br/imagens/o_corpo_humano.jpg  

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/  

Fonte: http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/ESPLv5/recursos/cn/aplicacoes/sistemas.htm  

Após levantar o que as crianças já sabem sobre o corpo humano e, em especial, sobre o sistema nervoso sugerimos que o professor organize estas informações num cartaz para que as crianças percebam o que já sabiam e, ao final do estudo, comparem com o que aprenderam. Na leitura das imagens o professor precisa nomear as partes do sistema nervoso (medula espinhal, cérebro, células nervosas, nervos) para que as crianças familiarizem-se com estas novas informações.

2º MOMENTO:

Em seguida, o professor iniciará apresentará numa roda de conversa as partes do corpo humano a partir de réplicas. Juntos decompõem os corpos e manipulam as partes, percebendo sua forma, textura, tamanho, entre outros aspectos físicos.

Observando, decompondo e compondo as partes do corpo 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Observando o que temos na cabeça 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Observando um crânio/cabeça e retirando o cérebro. 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

O professor solicita que as crianças registrem o que aprenderam neste momento numa atividade com desenhos e escrita. Veja os exemplos abaixo:

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

3º MOMENTO:

Sugerimos que o professor organize um momento em que as crianças poderão experimentar os sentidos e possibilidades de movimento do seu corpo. Para tal, o professor entregará para cada criança um balão/bexiga para encher de ar. Em seguida, coloca-se uma música (instrumental)  na qual as crianças vão deslizando o balão/bexiga por todo o corpo segundo as orientações do professor. Ao final da música, os balões são estourados. O professor distribui uma fita de papel crepom e ao som de uma outra música (instrumental) começam a movimentar esta fita ao longo/em volta do seu corpo no ritmo da música.

Deslizando o balão pelo corpo 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

Movimentando a fita pelo corpo e pelo espaço 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

O professor poderá propor um momento em que as crianças montem brinquem com as imagens do sistema nervoso montando quebra-cabeças, como nas imagens que dispomos abaixo.

 

Brincando de quebra-cabeça - sistema nervoso

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

  

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Sugerimos que o professor organize coletivamente um texto síntese do que aprenderam sobre o sistema  nervoso como forma de encerramento desta proposta de aula. Apresentamos logo abaixo uma possível atividade a ser realizada.

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá organizar sua avaliação a partir da observação do interesse, envolvimento, participação e desenvolvimento nas atividades propostas durante toda a aula. O professor observará se a criança durante e, principalmente, ao final da aula já é capaz de: reconhecer e nomear as parte do sistema nervoso, destacando a função deste no funcionamento do nosso corpo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.