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O Bafômetro e o Número de Oxidação.

 

21/07/2008

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Consolidar o conceito de número de oxidação (NOX);
• Identificar a variação de NOX em reações de oxi-redução;
• Conceituar oxidante e redutor;
• Relacionar o funcionamento do bafômetro com a variação do número de oxidação.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Distribuição eletrônica;
• Íons;
• Conceito de Número de oxidação.
Estratégias e recursos da aula

 

Conteúdos específicos:

  • Número de Oxidação – NOX;
  • Agente oxidante;
  • Agente redutor.

 

Recursos educacionais:

  • Clique aqui para visualizar a simulação sobre o bafômetro;
  • Clique aqui para visualizar o artigo da Revista Química Nova na Escola sobre o bafômetro.
     

Introduzindo a aula: (5 min.)

Ao iniciar a aula, provoque um pequeno debate sobre o problema de acidentes de trânsito provocados pelo uso de bebidas alcoólicas, fornecendo dados estatísticos de números de acidente (vide site http://www.denatran.gov.br/acidentes.htm).
Depois pergunte aos alunos como um policial pode saber se o motorista ingeriu bebida alcoólica? Ao ser mencionado o bafômetro, pergunte aos alunos: Para que serve o bafômetro?
Os alunos deverão responder que o bafômetro serve para determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica. Depois dessa resposta faça outra pergunta: Como o bafômetro pode determinar se uma pessoa ingeriu bebida alcoólica?

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
No laboratório de informática:
Após as indagações dos alunos, solicite que eles abram a simulação que trata da questão do bafômetro e seu funcionamento. Caso necessite, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, a simulação está no LabVirt presente no site da USP. Peça para os alunos anotarem as respostas das questões propostas pela simulação, pois eles deverão entregar junto com as respostas propostas pelo relatório da simulação.
Ao longo da exploração peça para que os alunos leiam com cuidado todas as informações presentes na simulação, em especial, na página descrita na imagem a seguir:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/273/imagens/NOX.jpg
Figura1 - Regras para determinação do NOX


Quando os alunos chegarem nesta página leia essas informações com todos eles, diga que não será necessário memorizar es sas informações, pois eles poderão consultá-las posteriormente.
Depois que os alunos terminarem a simulação, pergunte o que provocou a variação de cor no bafômetro? Após as respostas dos alunos, explique que a variação de cor no bafômetro ocorreu em função de reações químicas que ocorreram dentro do bafômetro. Essas reações químicas são de um tipo muito especial: reações de oxidação e reações de redução. As reações de oxido-redução (oxi-red) são aquelas em que a formação de produtos está vinculada a uma transferência de elétrons entr e determinados átomos ou íons das substâncias reagentes. Para se determinar qual espécie de uma reação química oxidou ou reduziu precisamos determinar a variação do NOX dos átomos na reação.
Como exemplo, pergunte aos alunos qual é a reação que ocorreu no bafômetro. Após ouvir as respostas dos alunos, escreva a reação no quadro:

3 CH3CH2OH + 2 K2Cr2O7 + 8 H2SO4 3 CH3COOH + 2 Cr2(SO4)3 + 2 K2SO4 + 11 H2O

Explique aos alunos que nessa reação somente o carbono e o crômio estão variando o número de oxidação. Calcule o NOX do crômio e do carbono no quadro negro:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/273/imagens/TabelaCr.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/273/imagens/TabelaCar.jpg

Após relembrar como se calcula o NOX do carbono e do crômio, pergunte aos alunos o que aconteceu com os valores do NOX do carbono e do crômio na reação química? Depois das respostas dos alunos, explique que por se tratar de uma reação de oxi-red, o carbono teve um aumento no NOX, ou seja, dizemos que o carbono oxidou, por sua vez o crômio t eve uma diminuiç&atild e;o do NOX, dizemos que o crômio reduziu. Em outras palavras, a redução do NOX denomina-se de reação de redução e o aumento do NOX denomina-se de reação de oxidação.
Similar a esses conceitos, explique aos alunos que a espécie que oxida provoca a redução, por isso, denomina-se agente redutor. Já a espécie que reduz provoca a oxidação, sendo assim, denomina-se agente oxidante. Na reação apresentada o crômio é o agente oxidante e o carbono é o agente redutor.

Após a explicação, peça para os alunos abrirem o artigo da Química Nova na página 4 com o título A Química dos Bafômetros. Neste artigo, os alunos terão acesso às informações sobre o funcionamento do bafômetro e as equações químicas envolvidas no processo. Se achar necessário faça a leitura do texto com os alunos.


Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar, disponibilize em um documento de texto algumas questões para que os alunos respondam e entregue no final da aula:

  1.  Na reação a seguir identifique o agente redutor o agente oxidante, e o cálculo do NOX para essas espécies químicas:

         Fe2O3(s) + 3 CO(g) → 2 Fe(s) + 3CO2(g)

  1. O que é bafômetro?
  2. Por que o bafômetro muda de cor quando é assoprado por uma pessoa que ingeriu bebida alcoólica? O que é necessário para que ocorra essa mudança de cor?
  3. Determine o NOX do Cloro (Cl) nas substâncias: NaCl, CaCl2, HCl, HClO3, HClO4, Cl2O7.

Conduza um debate entre os alunos, utilizando as questões abaixo:
Questões para debate:

  • O uso do bafômetro nas rodovias estaduais e federais pode diminuir o número de acidentes? Justifique a sua resposta.
  • O que pode reduzir o número de acidentes ocasionados por bebidas alcoólicas?


Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.
Se o professor tiver a sua disposição um laboratóri o de química e os reagentes necessários, poderá executar o experimento a seguir:

Material:

  • Uma lamparina ou bico de Bunsen.

Reagentes :

  • 2 mL de dicromato de potássio 1 mol/L;
  • 1 mL de etanol a 50%;
  • 1 mL de água.

Procedimentos:
Em dois tubos de ensaio adicionar 2 mL de dicromato de potássio e em um adicionar 1 mL de etanol a 50% e no outro 1 mL de água (será o controle). Aqueça e observe a mudança de coloração.
 

Recursos Complementares
Para o Professor:
• Site onde o professor terá acesso às informações sobre o uso e desenvolvimento do bafômetro. Para visualizar clique aqui;
• Artigo que descreve o uso do bafômetro no ensino de química. Para visualizar clique aqui.

Avaliação
A avaliação será feita na correção das respostas às questões propostas no final da aula e no debate que será feito com as questões de debate.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 30 calificaciones

  • Cinco estrelas 15/30 - 50%
  • Quatro estrelas 14/30 - 46,67%
  • Três estrelas 1/30 - 3,33%
  • Duas estrelas 0/30 - 0%
  • Uma estrela 0/30 - 0%

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Opiniones

  • Simone Alcantara Ribeiro Montino, UFSJ , São Paulo - dijo:
    simonemontino@hotmail.com

    09/11/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muita da aula poi, foram utilizadas várias estratégias oferecendo aos alunos se encontrar dentro de alguma delas. A aula foi bem estruturada, gerou interesse e motivação.


  • Valdirene, CEU CEI TRÊS PONTES , São Paulo - dijo:
    valdirenefagundes@ig.com.br

    31/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente... usou um tema atual para trazer informações que normalmente o aluno não faria a co relação entre eles. Parabéns sempre amei a química na prática


  • thyana, E.E.F.M. Dep. Joaquim de Figueiredo Correia , Ceará - dijo:
    thyana_vicente@hotmail.com

    17/02/2014

    Cinco estrelas

    muito bom


  • mariza helena locateli almeida, Col.Est.Humberto de Campos , Paraná - dijo:
    marizalocateli@gmail.com

    09/08/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns pela excelente aula, gostei das sugestões de sites para pesquisa, onde é possível pesquisar e fazer uma aula similar, e desenvolver este conteúdo de química .


  • Nádia , EEM DE UMARI , Ceará - dijo:
    nadiaferreiran@yahoo.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    Eu achei a aula muito enterressante maemo, pois dar pra aprender de um jeito fácil. GOSTEI MESMO!!!


  • Maria da Conceição Barbosa Xavier, Cewntro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos , Paraná - dijo:
    mdaconc@gmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Aula bem elabvorada, uso excelente dos recursos da tecnologia, questõrs claras e objetivas.


  • denilson aguiar, EEB Leopoldo Jose Guerreiro , Santa Catarina - dijo:
    debendri@hotmail.com

    05/09/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito interessante proporcionando aos alunos um contato real e cotidiano da química.


  • kátia Michels Ghisi, Gerência de Educação , Santa Catarina - dijo:
    katiaghisi@gmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! A aula foi tão bem elaborada que dá até vontade de aprender. É um exemplo de como podemos enriquecer nossas aulas pesquisando e aplicando recursos disponíveis na web. Basta interesse e vontade de crescer .


  • Lidiane Rodrigues, EEB FRANCISCO TOLENTINO , Santa Catarina - dijo:
    lidsliro@gmail.com

    28/08/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula... Assim, os alunos tem muito mais chances de compreender o conteúdo.


  • Adilene Hensel Matias, Secretaria do Estado de Educação , Santa Catarina - dijo:
    niky01@gmail.com

    26/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professor a qualidade do seu material espelha a sua vocação e dedicação em preparar uma aula de maneira que o seu aluno possa realmente visualizar e compreender todo o processo. Acredito que desta forma todos irão lembrar e levar para suas vidas grande parte deste aprendizado. Grande abraço e já me serviu de inspiração para melhorar meu material.


  • Maria Cecília F. Paiva, C.E. Antônio Houaiss , Rio de Janeiro - dijo:
    mceciliafp@gmail.com

    14/08/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da proposta, principalmente porque é um tema complexo.Pretendo utilizá-la com meus alunos, mas antes gostaria de saber qual o número máximo de alunos para o tempo proposto para a aula?


  • Jarbas Alves de Oliveira, COL EST MARIA EULALIA DE J PORTILHO , Goiás - dijo:
    jarbasao_phs@yahoo.com.br

    20/06/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula, por ser um assunto bastante complexo de ser trabalhado e compreendido pelos alunos,muito boa esata aula! Parabéns!


  • Janaína, ETE AVARÉ , São Paulo - dijo:
    nina_bwsil_linda@hotmail.com

    16/06/2010

    Cinco estrelas

    Muiito bom, me ajudou muito.. Obrigada. Parabéns


  • Antonio Mauricio Ferreira Vaccarezza, ESCOLA EST DEMOCRATICA P O PROF ROMULO ALMEIDA , Bahia - dijo:
    antonio.vaccarezza@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom.


  • Filomena Rosa Soares Neta de Carvalho, EE MARIA IRANY RODRIGUES DA SILVA , Pará - dijo:
    rosaflorjtp@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Valeu colega, pelas dicas


  • Thainy, cps , São Paulo - dijo:
    thainy-ferreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    exelente


  • Rita de Cássia Lima, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO ALFREDO MACHADO , Ceará - dijo:
    lkassia@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pela proposta, contribuiu muito para o aprendizado do s alunos.


  • maria rosa nona batista, OGUIOMAR RUGGERI PROF , São Paulo - dijo:
    rosa.nona@terra.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Apesar de lecionar história, gosto de química e achei que essa sugestão tem tudo para despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio. E também aprendi mais um pouco com o artigo de 1997(!) sobre o Bafômetro e também com a apresentação da mídia do Laboratório Virtual da USP. Muito bom! Grata. Rosa (Osasco, 09/05/2009).


  • Maria Cilene Azevedo, Escola Mario da Mota Limeira , Pernambuco - dijo:
    mariacilene_batista@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei da sua aula, sou professora de Língua Portuguesa, e existe um mito que professor de português não sabe química. Tudo que é nos ensinado com dedicação, aprendemos a gostar e admirar, portanto acredito que os alunos que assistirem a esta aula irão se interessar bastante pelo conteúdo e consequentimente por Química. Também gostei da animação que você usou na aula, a utilização de vários gêneros incentivam a leitura e a escrita.


  • Sueli Ramos Feitosa, ESc. Senador João Cleofas/ GEM Mariana Amália , Pernambuco - dijo:
    lilobela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabenizo-os pelo excelente trabalho. Sou da área de Humanas e me encanto com todo trabalho qualificado para realmente atender nossos alunos.


  • Maria Augusta, satc , Santa Catarina - dijo:
    guta_ldp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bem explicado, excelente, parabéns


  • Rômullo Ronne Pereira Rodrigues, EEEFM P HUMBERTO PIACENTE , Espírito Santo - dijo:
    romulloronne@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa


  • MariaJacintaSilaVarvalho, JOAO SALERNO ENG CEI 57 , São Paulo - dijo:
    proftita@Gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Caro professor como cidadã e motorista senti-me entusiasmada pela sua aula. Como professora fiquei muito interessada de elaborar um projeto para os meus alunos , de educação infantil e muito ligado as aulas de transito pois , todos nós ouvimos falar de bafômetro mas sequer tivemos algum contato com o "DITO CUJO", sem contar as notícias jornalísticas informando sobre a RARIDADE que é este objeto. Seu projeto é ímpar.


  • Wesley Pereira da Silva, Universidade de Brasília , Distrito Federal - dijo:
    wesleynh3@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professores, o link com as estatísticas de trânsito está quebrado, mas vocês poderão utilizar os dados dos sites dos DETRANs de todo o país. Além disso, utilizem as informações do site: http://www.portaldotransito.com.br/category/estatisticas


  • Marta Eurídice Moura Silva, ESC MUL FRANCISCA MOURA PEREIRA DA SILVA , Pernambuco - dijo:
    martaphn@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá!Achei a aula muito bem pensada,o assunto está na mídia e com certeza despertará nos alunos o interesse por este.Parabéns!


  • regina celia vitorio, nucleo regional de educação , Paraná - dijo:
    reg.celi@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A criatividade foi algo muito importante e a interatividade com o site de pesquisa e inclusive material complementar, que mostra a preocupação em selecionar o conteúdo respaldado por um apoio didático bom e organizado.


  • Carlen Vera Cruz, ERC E I F EDUC JUVENTUDE SADIA , Pará - dijo:
    carlencdi@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pelo seu trabalho em tentar trazer os conceitos acadëmicos cada vez mais para as questões do dia-a-dia dos jovens. Diante disto, pergunto: Você utiliza o laboratório de informática com frequência e para trabalhar outros temas da sua disciplina? Você sempre procurar aliar os conhecimentos acadêmicos aos temas sociais e de cidadania, como por exemplo as questões da educação do trânsito? Com certeza sua prática possibilitará novas idéias e transformações significativas na educação.


  • ana paula , positivo , Minas Gerais - dijo:
    euadoroboina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom


  • Ines Thomaz Guerios, Col. Helena Kolody , Paraná - dijo:
    inestgg@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Exelente aula. Vou aproveitar a sugestao e aplicar na minha escola.


  • MARIA LUZILETE MARREIRA, UFAM/CURSO DE MÍDIAS A DISTANCIA , Amazonas - dijo:
    luzilete_marreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    a sua aula é magnifica é deve ser levada ao conhecimento do DENATRAN como fonte de orevenção para a sociedade é uma forma da escola interagir com os órgãos pública na melhoria da educacão social e ainda mais no que se refere a vidas!!!! Como é o caso do trânsito!


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