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Sociedade de Consumo, Meio Ambiente e Desigualdades Sociais

 

09/12/2010

Autor y Coautor(es)
Leandro Faber Lopes
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que esta aula contribua para que o aluno compreenda o conceito de Sociedade de Consumo e quais suas relações com o meio ambiente, de forma a analisar alguns dos impactos ambientais decorrentes, sobretudo, do modelo de desenvolvimento econômico difundido pelos países centrais. Além disso, propõe-se que o estudante analise e apreenda as desigualdades na distribuição de bens e serviços entre as nações pobres e ricas do mundo, distinguindo seus padrões de consumo e as formas de se relacionar com o meio ambiente. Objetiva-se, ainda, que o aluno desenvolva o pensamento crítico sobre o assunto.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Consumo, consumismo, problemática ambiental contemporânea, desenvolvimento, subdesenvolvimento.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Professor, antes de tudo, leve seus alunos a pensarem sobre o conceito de sociedade de consumo. A ideia é motivá-los com falas, imagens ou textos provocativos, como o material que segue abaixo para dar início à aula.

1º passo: 

Dê início à aula com o poema Eu Etiqueta, de Carlos Drummond de Andrade:

EU, ETIQUETA 

Em minha calça está grudado um nome

que não é meu de batismo ou de cartório,

um nome... estranho.

Meu blusão traz lembrete de bebida

que jamais pus na boca, nesta vida.

Em minha camiseta, a marca de cigarro

que não fumo, até hoje não fumei.

Minhas meias falam de produto

que nunca experimentei

mas são comunicados a meus pés.

Meus tênis é proclama colorido

de alguma coisa não provada

por este provador de longa idade.

Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,

minha gravata e cinto e escova e pente,

meu copo, minha xícara,

minha toalha de banho e sabonete,

meu isso, meu aquilo,

desde a cabeça ao bico dos sapatos,

são mensagens, letras falantes,

gritos visuais,

ordens de uso, abuso, reincidência,

costume, hábito, premência,

indispensabilidade, e fazem de mim homem-anúncio itinerante,

escravo da matéria anunciada.

Estou, estou na moda.

É doce estar na moda,

ainda que a moda seja negar minha identidade,

trocá-la por mil, açambarcando

todas as marcas registradas,

todos os logotipos do mercado.

Com que inocência demito-me de ser

eu que antes era e me sabia

tão diverso de outros, tão mim-mesmo,

ser pensante, sentinte e solitário

com outros seres diversos e conscientes

de sua humana, invencível condição.

Agora sou anúncio,

ora vulgar ora bizarro,     

em língua nacional ou em qualquer língua

(qualquer, principalmente).

E nisto me comprazo, tiro glória de

minha anulação. [...]   

(Carlos Drummond de Andrade)

Após a leitura do poema, abra para a participação da turma, levantando questões como as seguintes:

1. Qual é a ideia central do texto?

2. Que valores são criticados por Drummond?

3. Você concorda com a visão do autor? Qual é seu ponto de vista sobre o assunto?

4. No fragmento a seguir, Drummond escreve sobre o uso de estrangeirismos no Brasil. Como você percebe isso em nossa sociedade?

"Agora sou anúncio,

ora vulgar ora bizarro,      

em língua nacional ou em qualquer língua

(qualquer, principalmente)."

2º passo:   

Esse passo consiste no uso do vídeo como recurso educativo. A escolha do vídeo fica a critério do professor, que deve apenas tomar o cuidado de não exibir, nessa aula, um filme de longa duração.

Sugere-se abaixo duas opções de vídeos para este trabalho.

1ª sugestão de vídeo 

Professor, caso seja possível e de seu interesse, exiba para a turma o filme “Ilha das Flores” (Direção de Jorge Furtado, 1989). O filme é de pequena duração, aproximadamente 13 minutos, favorecendo seu uso seguido de pequeno debate com os alunos.

A obra aborda temas que interessam pela sua atualidade, como: o caminho seguido pelo produto (no caso, o tomate) ao longo da cadeia produtiva, da produção ao descarte final; as diferenças no acesso aos bens e serviços oferecidos à sociedade; os impactos do lixo no meio ambiente; o desrespeito à condição humana, entre outros.

O filme pode ser visto como uma pequena amostra do funcionamento do sistema capitalista, e um recorte crítico da sociedade de consumo.

No site abaixo, há comentários sobre o filme e a possibilidade de assisti-lo em janela do Youtube, fornecida pela  própria página.

Site Lume & Ar

Fonte: http://lumeear.blogspot.com/2010/11/ilha-das-flores.html, acessado em 19-11-2010. 

O filme acima sugerido pode ser encontrado, também, neste endereço eletrônico:

http://video.yahoo.com/watch/153790/862635, acessado em 19-11-2010. 

2ª sugestão de vídeo 

O professor pode optar pelo vídeo “História das Coisas” (The Story off Stuff. Diretor: Annie Leonard / Louis Fox. EUA. Ano: 2007). O vídeo tem duração de aproximadamente 21 minutos e está disponível nas versões dublada e legendada – a escolha da versão mais apropriada deve partir do professor, que saberá avaliar de acordo com o perfil de sua turma.

Nesse vídeo, há importantes questões a serem discutidas com os alunos, como: 

  1. cadeia produtiva;
  2. degradação ambiental;
  3. sociedade de consumo;
  4. estratégias de mercado;
  5. comprometimento da saúde humana e da qualidade de vida;
  6. declínio da felicidade com base no consumismo, entre outros.

Onde encontrar o vídeo recomendado:

- versão legendada: http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755#, acessado em 19-11-2010.  

- versão dublada: http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303#, acessado em 19-11-2010. 

Google Vídeos

Fonte: http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303# , 19-11-2010

Caso haja tempo disponível, ao final da exibição, busque a participação da turma em conversa sobre o vídeo escolhido. A oralidade pode ser trabalhada dessa forma, levando os jovens a desenvolvê-la, a expressarem suas opiniões de forma clara e objetiva.

Aula 02   

1º passo: 

Professor, dê continuidade ao espírito crítico da aula. Procure definir para os alunos o que é a sociedade de consumo, e como estamos nela inseridos, somos parte dela.

Apresente, também, alguns aspectos ligados às desigualdades entre padrões de consumo de países ricos e pobres.

Para isso, pode-se utilizar o material abaixo sugerido (textos, charge e figuras).

Texto 1 

“Sociedade de consumo é toda aquela que baseia sua economia na produção e consumo crescentes de produtos e serviços. Em toda a história humana, é no sistema capitalismo que a sociedade de consumo atingiu seu ponto mais alto. Como quase toda intervenção antrópica na natureza, isso tem um lado bom, e outro ruim! Se o consumo é colocado como condição determinante para a acumulação de capital, torna-se parte fundamental do processo de expansão do capitalismo. Obviamente, as demandas da economia mundial contemporânea são crescentes, e também mais intensos tornam-se os processos de extração de matérias-primas, de seu processamento, de transporte e comercialização dos bens de consumo, de descarte daquilo que não se quer mais e do uso acentuado do que não é necessário. Florestas são desmatadas nos países tropicais para suprir demandas do mercado internacional de madeira, papel e celulose. Solos são exaustivamente explorados para produzir e exportar alimentos em países onde a população passa fome. É a miséria de uns que sustenta o conforto de outros. Na sociedade atual, o consumismo está, para alguns, como padrão de vida, para outros, como sonho a ser alcançado. Para a maioria, como algo inatingível.”

(Fonte: texto elaborado pelo autor da aula)

Texto 2

“Hoje há um enorme questionamento sobre a indústria automobilística, em razão do peso que o setor de transporte individual traz para as emissões de gases de efeito estufa. Esta situação é extremamente preocupante, em função do aumento da taxa de motorização do planeta. A maior preocupação diz respeito à China, cuja entrada na Organização Mundial do Comércio tem como principal objetivo a abertura do gigantesco mercado chinês ao consumo nos padrões ocidentais, sendo emblemática a discussão sobre o desenvolvimento entre os chineses de uma cultura do automóvel. Calcula-se que, se os chineses possuírem um ou dois carros em sua garagem, a exemplo dos norte-americanos, e consumirem o equivalente a eles em termos de petróleo, haverá necessidade de uma produção de 74 milhões de barris acima da produção mundial de hoje; para implantação das rodovias haverá necessidade de utilização de enormes áreas, hoje utilizadas para produção de arroz, principal alimento dos chineses. Se de um lado é inegável que os impactos globais de futuras emissões de efeito estufa serão catastróficos, caso se reproduza a proporção norte-americana de habitantes por automóvel, que argumentos podem ser utilizados para se negar aos chineses "o mesmo uso" dos norte-americanos ou dos cidadãos paulistanos?”   

(Fonte: Fábio Feldmann. "A parte que nos cabe: consumo sustentável?". In: André Trigueiro (coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro, Sextante, 2003.)  

Texto 3

Greenpeace diz que sudeste asiático virou depósito de lixo tóxico

Por Juan Antonio de la Cruz, 10 de julho de 2004.   

“Grandes volumes de resíduos tóxicos vindos de países industrializados encontraram caminho aberto nos últimos anos para países do sudeste asiático, segundo o Greenpeace, que pediu medidas urgentes às nações da região. Ácido de chumbo de baterias usadas, pneus velhos, componentes eletrônicos, resíduos hospitalares e cinzas de usinas incineradoras, disfarçados como material de reciclagem chegam a Camboja, Filipinas, Tailândia e Malásia para evitar o alto custo de armazenamento nos seus países de origem. [...] Francis de la Cruz, da delegação do Greenpeace na Asean, assegurou que “a existência de uma legislação fraca nesses países é o que motiva os comerciantes internacionais de lixo tóxico a utilizar o sudeste asiático como lixeira do mundo industrializado. [...]"

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI340938-EI294,00.html,   acessado em 19-11-2010.

Charge

Fonte: Angeli (cartunista). In: BOLIGIAN, Levon. TURCATEL, Andressa. Geografia: espaço e vivência: volujme único: ensino médio. São Paulo: Atual, 2004. p. 318.

Figura 1. Sociedade de Consumo

Fonte: http://blogdaaris.blogspot.com/2010/06/se-pa-consumismo.html, acessado em 19-11-2010. 

Figura 2. Apelos e Ilusões do Consumismo

 

Fonte: Humortadela

Figura 3. Oportunidades imperdíveis

Fonte: BOLIGIAN, Levon. TURCATEL, Andressa. Geografia: espaço e vivência: volujme único: ensino médio. São Paulo: Atual, 2004. p. 296.

Figura 4. Terra doente

Fonte: http://jujumss.blog.uol.com.br/arch2008-01-01_2008-01-31.html, acessado em 19-11-2010. 

2º passo:

Professor, elabore atividades a partir do material acima apresentado, conforme sugestões abaixo.   

ATIVIDADES

Com base no texto, na charge e nas figuras apresentados, desenvolva as seguintes atividades:   

1. Escreva um pequeno texto relacionando os seguintes itens:  

Capitalismo – Sociedade de Consumo – Meio Ambiente

2. Apresente um lado bom e um lado ruim da sociedade de consumo.

3. De que forma as ideias do texto 1 podem ser relacionadas à mensagem transmitida pela charge?

4. Leia este fragmento, retirado do texto 2:

“Se de um lado é inegável que os impactos globais de futuras emissões de efeito estufa serão catastróficos, caso se reproduza a proporção norte-americana de habitantes por automóvel, que argumentos podem ser utilizados para se negar aos chineses ‘o mesmo uso’ dos norte-americanos ou dos cidadãos paulistanos?”

a) Por que o autor alerta que serão catastróficos os impactos globais de futuras emissões de gases do efeito estufa?                 b) Há hoje algum indício que justifique a preocupação do autor? Explique.                                                                             c) Que resposta você daria à pergunta lançada pelo autor do texto: “que argumentos podem ser utilizados para se negar aos chineses ‘o mesmo uso’ dos norte-americanos ou dos cidadãos paulistanos?” ?

5. No texto 3, alerta-se para o problema do envio de lixo tóxico dos países industrializados para países do sudeste asiático. Dê sua opinião sobre o fato de os “comerciantes internacionais de lixo tóxico” utilizarem o sudeste asiático como “lixeira do mundo industrializado”.

6. Como você interpreta a figura 1?

7. Qual o impacto das campanhas publicitárias, veiculadas através das mais variadas mídias, junto aos consumidores? Você já se viu tentado por apelos ao consumo, como aqueles apresentados nas figuras 2 e 3?

8. Na figura 4, faz-se referência a algum problema ambiental em especial? Justifique sua resposta e apresente os principais fatores responsáveis pelo problema em questão.

Recursos Complementares

Onde encontrar os vídeos recomendados:

ILHA DAS FLORES:

http://video.yahoo.com/watch/153790/862635, acessado em 19-11-2010.

http://lumeear.blogspot.com/2010/11/ilha-das-flores.html, acessado em 19-11-2010. 

HISTÓRIA DAS COISAS:

versão legendada: http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755#, acessado em 19-11-2010.      

versão dublada: http://video.google.com/videoplay?docid=-7568664880564855303#, acessado em 19-11-2010.  

 

Avaliação

Professor, avalie o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades orais ao longo da aula. Verifique o compromisso dos jovens com as questões escritas, se foram feitas com dedicação e seriedade. Mas, sobretudo, avalie o quanto o tema "Sociedade de Consumo, Meio Ambiente e Desigualdades Sociais" sensibilizou seus alunos, o que pode transparecer pelas reações verbais e não verbais destes durante a aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/13 - 84,62%
  • Quatro estrelas 2/13 - 15,38%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

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Opiniones

  • Emerson ferreira da Silva, colégio estadual fazenda velha , Paraná - dijo:
    emesonferreira@gmail.com

    20/07/2015

    Cinco estrelas

    Material muito bom. Eu acrescentaria nas atividades questões sobre os vídeos. Também vale a pena explorar o documentário "Comprar, jogar fora, comprar A história da obsolêscncia planejada "(2011)


  • Marly Santana de Jesus, Escola Estadual Visconde de Itaparica , Bahia - dijo:
    liojsm@gmail.com

    13/04/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões de trabalho em sala de aula com os devidos conteúdos acho que também poderia ser utilizado alguma música em lugar dos textos.


  • LINDINALVA RIBEIRO SILVA, ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ROMILDA COSTA CARNEIRO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    lindi150@hotmail.com

    20/10/2014

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão de aula, muito criativa e os estudantes participaram bem.


  • neuza beltrame, col. estadual humberto de campos , Paraná - dijo:
    nnbeltrame@hotmail.com

    23/07/2014

    Cinco estrelas

    muito boa a aula, vou usar as sugestões para trabalhar com a minha turma.


  • aparecida nardielle de castro, colégio estadual napoleão batista sobrinho , Paraná - dijo:
    cidanardielle@hotmail.com

    11/06/2013

    Quatro estrelas

    as aulas são ótimas mas os videos não foi possível acessar


  • Silvana Batista Godoi, Colégio Estadual Rubens Lucas Filgueiras , Paraná - dijo:
    silvanabgodoi@gmail.com

    11/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem preparada as aulas referente ao meio ambiente. Gostei muito e será um excelente recurso para apresentar aos professores como sugestão ou exemplo em suas aulas sobre a temática em questão. Parabéns


  • JUCIENE DE SOUZA MENEZES, COLÉGIO PIO XII , Bahia - dijo:
    projucy@hotmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    EXCELENTE AULA PARA CONCIENTIZAÇÃO DO ALUNADO TANTO NO MERCADO DE TARBALHO QUANTO NA VIDA COTIDIANA.


  • Michele Sena, universidade , São Paulo - dijo:
    mychellesenna@hotmail.com

    23/03/2013

    Quatro estrelas

    Muito boa! Foi ótimo ter visto esse 'plano de aula", tenho um blog em forma de aula para montar e o tema é justamente o abordado. Vou usar o texto de vocês para a reflexão da classe.


  • Bianca Ghiggino, CPII TIJUCA , Rio de Janeiro - dijo:
    ghibianca@yahoo.com.br

    05/10/2012

    Cinco estrelas

    Aula baseada em material vasto e muito rico!


  • Dorcilio Francisco Alves, escola estadual de ensino fundamental e medio Pastor Antonio Nunes de Carvalho , Espírito Santo - dijo:
    fdorcilio@yahoo.com.br

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito das sugestoes dadas, me auxiluou muito na preparação das aulas e, ainda me deu uma oportunidade simples, porém, bem contextualizada pra trabalhar o assunto.


  • LEA MARIA PARAENSE DE OLIVEIRA SERRA, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO , Pará - dijo:
    sociologia.proflea@yahoo.com.br

    23/08/2011

    Cinco estrelas

    Ola professor Leandro, acatei sua sugestão e sugeri o filme Ilha das Flores para os meus alunos do 3º ano da Escola Vilhena Alves. Também fiz postagem do seu texto sobre Sociedade de consumo. Minha intenção é fazer um trabalho sobre Meio ambiente com um viés sociológico. Voltarei. Parabéns novamente.


  • LEA MARIA PARAENSE DE OLIVEIRA SERRA, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO , Pará - dijo:
    sociologia.proflea@yahoo.com.br

    29/07/2011

    Cinco estrelas

    Interessante. Achei adequada também para os conteúdos de Sociologia. Selecionei para fazer algumas adaptações e tentar aplicar na Escola Vilhena Alves em Belém, cujo tema para o próximo bimestre é o Meio Ambiente. Quem sabe conseguirei orientar uma turma juntamente com um (a) professor (a) de Geografia, aprofundando mais o tema. Parabéns ao professor. Voltarei em breve.


  • Fernando Aparecido, ieel , Paraná - dijo:
    f.aparecido.costa@gmail.com

    03/06/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula........


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