17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
É necessário que a criança já tenha certo domínio da escrita alfabética, sendo importante ainda desenvoltura para dispor e adequar pequenos textos.
1 – Contato com material de trabalho
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Apresente às crianças o livro que mediará o desenvolvimento do trabalho. Nesta atividade, explore as diversas informações do material como: título, autora organizadora e demais autores, editora, índice etc.
Ainda neste encontro, faça um levantamento das expectativas das crianças com relação ao livro que será lido. Conversem também sobre a representação que o medo tem em nossa sociedade.
Apenas a partir da apresentação do livro, intitulada “Medo e Coragem”, deve ocorrer a primeira produção escrita que, futuramente, comporá um livro. Nesta produção, a criança deverá estruturar uma hipótese sobre o conteúdo do livro e ilustrar o texto.
Como uma das finalidades é a de que as crianças desenvolvam a capacidade de explorar ideias na produção escrita e assim avancem no entendimento da estruturação necessária para um texto, busque delimitar um número mínimo de linhas. Sugiro que trabalhe com meia folha A4. No caso de sua turma já estar mais desenvolvida neste aspecto, não há mal algum em oferecer uma folha inteira. Contudo, é bom lembrar que é bastante comum que escrevam muito, mas deixem de lado a preocupação necessária em desenvolver princípio, meio e fim. Portanto, retome estas orientações.
2 – Estrutura e desenvolvimento do trabalho
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- A sugestão é a de que todos os contos sejam lidos, mas não há necessidade que todos eles resultem em uma produção escrita. Será realizada uma leitura de um dos contos e, em seguida, o professor deverá conversar com as crianças a respeito da problemática que o mesmo aborda. Ele deve mostrar a elas como os problemas apresentados no conto articulam-se com as suas próprias experiências. Por fim, deve ser realizada uma produção escrita sobre um tema suscitado pelo conto trabalhado no dia.
Compreenda mais claramente os tema suscitados ao verificar, a seguir, os títulos sugeridos para trabalhar na obra, bem como a sua abordagem na produção de texto:
Observação: O primeiro texto a constar no material deve ser o que foi produzido no exercício 1.
TEXTO A – Quando eu não consigo dormir.
PRODUÇÃO: Descrever alguma situação/episódio pessoal em que sentiu medo no momento de dormir (pesadelos, medo de escuro etc.)
TEXTO B – Nas asas do Condor.
PRODUÇÃO: Relatar algo que despertou muito medo, mas que depois acabou gostando e “encarando” como algo natural.
TEXTO C – A tenebrosa separação dos pais de Audrá.
PRODUÇÃO: Contar algum conflito/desentendimento já ocorrido na família, entre irmãos, algum castigo, (não há necessidade que seja relacionado a desentendimento entre os pais, como sugere o conto).
TEXTO D – Medo de espelhos.
PRODUÇÃO: Registrar uma história ou um filme que o fez sentir muito medo.
TEXTO E - Medo animal.
PRODUÇÃO: Entrevistar um funcionário de algum setor da escola a fim de conhecer qual o medo que este adulto tem “hoje”, e qual ou quais teve quando criança. Na produção deste texto, a criança deverá apresentar seu entrevistado com as seguintes informações: nome, setor onde trabalha e idade.
TEXTO F - Medo? Todo mundo tem medo!!!
PRODUÇÃO: Apresentar algum medo que conhecem e uma solução/ antídoto para este medo.
TEXTO G – Medo do que não se vê.
PRODUÇÃO – Elaborar uma lista de pelo menos três medos comuns em crianças e outros três que imaginam que terão quando forem adultos.
ATENÇÃO: Como cada texto a ser produzido refere-se a uma autoria própria, é necessário que cada criança crie seu título. Assim, é relevante lembrar os alunos da necessidade deste em um trabalho.
Para o andamento adequado deste projeto, é importante que se estabeleça um dia e horário da semana que seja fixo para esta atividade. É necessário, ainda, que os alunos incorporem algumas atitudes, sendo algumas delas sugeridas a seguir:
*Organizar-se para estar atento ao conto que será lido, na roda de história, pelo professor;
*Participar de modo coerente dos debates, sendo também respeitoso com a opinião dos demais, saber esperar o momento adequado para falar;
*Ficar atento à orientação para produção de texto;
*Envolver-se no trabalho empenhando para que fique adequado quanto à organização das ideias, a disposição do texto no papel e a letra.
Ainda nesta rotina, é importante deixar definido o dia e o horário da semana em que haverá a revisão desta primeira versão. Isto é, no dia em que as crianças escutam o conto, na sequência, produzem um texto que deve ser recolhido pelo professor. Fica a cargo do professor fazer as correções. Estas devem corresponder ao nível de alfabetização que sua turma encontra-se. Priorize sinalizar, orientar correções de ortografia, sobretudo as já trabalhadas, e a pontuação básica (. ! ?). Assim, neste segundo encontro, de preferência na mesma semana, as crianças devem passar o texto a limpo com as devidas correções, de modo que esta passa ser uma versão original/final.
Dica: Quando os alunos estão passando o texto a limpo, fazendo a revisão, é fundamental que a presença e intervenção do professor ocorram de maneira sistemática. É importante que o professor se organize para, nestas situações, dedicar uma atenção maior e estar mais próximo à criança. Sabendo que são muitos alunos, promova um rodízio e procure priorizar os que apresentam maiores demandas.
É importante lembrar que, na versão final, a criança deverá ilustrar o texto produzido. Além disso, consideramos pertinente que coloque a data, o que contribui no momento da organização do material. É fundamental que o professor e também a criança possam acompanhar o seu processo de evolução.
3 – Demais produções
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Programe a organização do material, para que se estruture um livrinho. Trata-se de uma produção pessoal, ou seja, cada um terá a versão única do seu livro, já que este traz as suas histórias e experiências.
É o momento de trabalhar os seguintes itens:
- Reúna o material e o organize para que seja encadernado, grampeado ou trabalhado com alguma técnica de costura artesanal. Confira nas fotos a seguir um pouco do resultado:
Sempre que iniciamos algum trabalho com um autor, é pertinente apresentar um pouco da trajetória deste aos alunos. Assim, para conversar sobre a organizadora da obra indicada nesta aula, sugerimos que consulte o seguinte endereço: <http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=00401>. (Acesso em: 10 nov. 2010). Nesta página há, ainda, a relação de obras dessa autora.
Confira também uma entrevista com Heloisa Pietro, na página <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/escritora-heloisa-prieto-leitura-programa-livre-580358.shtml>. (Acesso em: 10 nov. 2010).
Diante do desenvolvimento das competências desta aula, sugerimos que solicite a produção de um texto que expresse o que a criança pensa sobre o medo a partir do que foi trabalhado, vivenciado.
Dica: Após a revisão, exponha este material no mural da sala.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!