Edilson trancoso, Patrick Santiago, Pollyanna Batista, Kátia Vezula
Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza
Disciplina
Tema
Ensino Médio
História
Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Analisar o comportamento do ser humano a partir da Revolução Industrial e como o mesmo vem agredindo o meio ambiente em busca do lucro.
Compreender que o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações.
Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Conceito de desenvolvimento sustentável
• Revolução Industrial
• Leitura e Interpretação de Texto e desenvolvimento da escrita
• Fauna, flora e sua composição, extinção de espécies animais e vegetais
• Leitura e Interpretação de texto
• Leitura e interpretação de gráficos – Estatística
Estratégias e recursos da aula
1ª aula
Conversa com os alunos sobre o que sabem a respeito das noções e princípios do desenvolvimento sustentável. O que significa esse conceito? Que práticas e medidas prevêem?
Pedir aos alunos para observarem como a mídia vem informando ao telespectador a respeito do desenvolvimento sustentável.
Realizar pesquisas na sala de informática: empresas do Brasil que hoje trabalham com a proteção do meio ambiente e como essas empresas trabalham esses conceitos.
Aula expositiva sobre o tema: Revolução Industrial e a Era tecnológica ( Explicar a matéria mostrando aos alunos que a partir deste período a degradação do meio ambiente aumentou consideravelmente fazendo com que o homem destrua a natureza em beneficio a ele próprio e a busca desesperada pelo lucro, surgindo então a algumas décadas atrás a preocupação de se proteger o meio ambiente trazendo a tona o tema aquecimento global e o desenvolvimento sustentável).
Para esta aula o professor poderá utilizar mídias como: data show, computador e caixa amplificadora,o professor poderá salvara aula também para usá-la no pen-drive para a TV multimídia. segue abaixo exemplo de aula do professor Prof° Davi Ruschel retirada do site abaixo:
Visita Técnica a cidade de Linhares (ES) – a Reserva de Comboios ( Projeto Tamar) – que hoje trabalha com a consciência da população a respeito do ambiente marinho, mostrando a população local a diferença entre pesca predatória e pesca sustentável ao mesmo tempo salvando espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção devido a cultura local da pesca de tartarugas).
Os alunos irão observar o trato da população com o meio ambiente e a implementação do Projeto Desenvolvimento sustentável em Linhares (ES) - Reserva de comboios.
4ª aula
Visita Técnica a Cidade de Anchieta (ES) – passeio pelo rio benevente e rio salinas – onde hoje a vila de pesca em parceria com a SAMARCO trabalha unindo forças para salvar esses rios, e não mais agredindo ao meio ambiente.
Durante todo o percurso da aula os alunos observarão e registrarão:
como a comunidade local adotou o movimento sustentável
Como o movimento sustentável foi implantado naquela comunidade;
Que recursos foram necessários para implementação do Projeto
Que parcerias foram necessárias?
E como a comunidade utiliza a sustentabilidade para atrair o turismo e assim alavancar a economia local;
O material utilizado para a aula de campo foram: Filmadoras; Máquinas fotográficas; MP4 para gravar entrevistas com moradores da comunidade questionando a prática da sustentabilidade entrevistada Cadernos e canetas.
como a sustentabilidade melhorou a qualidade de vida da comunidade?
quais são as empresas parceiras dos projetos?
como a Prefeitura ajudou na implementação do Projeto sustentabiliade na comunidade?
5ª aula
Acessar: Jogo da Casa eficiente ( neste jogo o aluno aprenderá a montar uma casa que não agride ao meio ambiente) http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/
Assistir ao documentário: Ilha das Flores (Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo, uma vez que a sociedade vigente capitalista é extremamente consumista. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. ) que poderá ser encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28
Pedir aos alunos descrevam o documentário, analisando: o desperdício de alimentos e a divisão de classes sociais.
Questionar os alunos quais são os atos que eles cometem em casa para chegar nessas coondições desumanas descrita no documentário.
6ª aula
Trabalhar com o documentário: Uma verdade inconveniente Informações: · duração:01 hs 40 min · site oficial: http://www.climatecrisis.net/ · sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. ( fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/verdade-inconveniente/) .
trabalhar com os alunos o conceito de aquecimento global, levando os mesmos para sala de informática para pesquisa de vídeos sobre catástrofes causados por desequilíbrios ambientais, pedindo aos alunos que coletem esses vídeos para mostra cultural, que será realizada ao final de todas as atividades.
Trabalhar com o filme AVATAR (“O filme tem o grande mérito de focar com competência na questão ecológica e o faz em duas frentes: no visual exuberante do mundo de Pandora e na conexão mística de seu povo, os Na´vi, com a Natureza”, afirma.Segundo Kelmer, uma das mensagens do filme é que somente nos entendendo como um povo só, o Povo da Terra, que poderemos cuidar devidamente da Terra e de nós mesmos. Enquanto formos vários povos, vários países e várias religiões, não alcançaremos a visão do todo”.) fonte: http://www.iparaiba.com.br/noticias,173916,33,filme+avatar+e+tema+de+palestra+em+encontro+de+cinema.html
Pedir aos alunos que descrevam as características das duas sociedades que se apresentam no filme, qual era o objetivo de cada uma e como elas tratam o meio ambiente, o que é comum e o que é divergente entre as duas.
8ª aula
Trabalhar charges em sala de aula que tratam do meio ambiente, questionar aos alunos sobre como as charges questionam a questão ambiental.
Levar os alunos para sala de informática e de posse dos conceitos mostrados aos alunos, pedir aos mesmos que construam blogs a respeito do tema: Sustentabilidade
Mostra cultural com os trabalhos realizados pelos alunos, onde os mesmos montarão grupos em sala de aula e estarão montando vídeos de apresentações, que serão mostrados no pátio da escola para os alunos do ensino fundamental.