Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A Solução do Planeta: A Sustentabilidade

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Etyelly Pires Nicoli
imagem do usuário

CARIACICA - ES EEEFM CEL OLIMPIO CUNHA

Edilson trancoso, Patrick Santiago, Pollyanna Batista, Kátia Vezula

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o comportamento do ser humano a partir da Revolução Industrial e como o mesmo vem agredindo o meio ambiente em busca do lucro.
  • Compreender que o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades dos seres humanos da atualidade, sem comprometer a capacidade do planeta para atender as futuras gerações.
Duração das atividades
10 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•         Conceito de desenvolvimento sustentável

•         Revolução Industrial

•         Leitura e Interpretação de Texto e desenvolvimento da escrita

•         Fauna, flora e sua composição, extinção de espécies animais e vegetais

•         Leitura e Interpretação de texto

•         Leitura e interpretação de gráficos – Estatística

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

2ª aula

  • Aula expositiva sobre o tema: Revolução Industrial e a Era tecnológica ( Explicar a matéria mostrando aos alunos que a partir deste período a degradação do meio ambiente aumentou consideravelmente fazendo com que o homem destrua a natureza em beneficio a ele próprio e  a busca desesperada pelo lucro, surgindo então a algumas décadas atrás a preocupação de se proteger o meio ambiente trazendo a tona o tema aquecimento global e o desenvolvimento sustentável).
  • Para esta aula o professor poderá utilizar mídias como: data show, computador e  caixa amplificadora,o professor poderá salvara aula também para usá-la no pen-drive para a TV multimídia. segue abaixo exemplo de aula do professor Prof° Davi Ruschel retirada do site abaixo:
  • http://www.reuvenfaingold.com/artigos/aulas/faap/rev_industrial.pdf  

3ª aula

  • Visita Técnica a cidade de Linhares (ES) – a Reserva de Comboios ( Projeto Tamar) – que hoje trabalha com a consciência da população a respeito do ambiente marinho, mostrando a população local a diferença entre pesca predatória e pesca sustentável ao mesmo tempo salvando espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção devido a cultura local da pesca de tartarugas).
  • Os alunos irão observar o trato da população com o meio ambiente e a implementação do Projeto Desenvolvimento sustentável em Linhares (ES) - Reserva de comboios.

4ª aula

  • Visita Técnica a Cidade de Anchieta (ES) – passeio pelo rio benevente e rio salinas – onde hoje a vila de pesca em parceria com a SAMARCO trabalha unindo forças para salvar esses rios, e não mais agredindo ao meio ambiente.
  • Durante todo o percurso  da aula os alunos observarão e registrarão:      
  •  como a comunidade local adotou o movimento sustentável
  • Como o movimento sustentável foi implantado naquela comunidade;
  • Que recursos foram necessários para implementação do Projeto
  •  Que parcerias foram necessárias?
  •  E como a comunidade utiliza a sustentabilidade para atrair o turismo e assim alavancar a economia local;

O material utilizado para a aula de campo foram: Filmadoras; Máquinas fotográficas; MP4 para gravar entrevistas com moradores da comunidade  questionando a prática da sustentabilidade entrevistada Cadernos e canetas.

  • como a sustentabilidade melhorou a qualidade de vida da comunidade?
  • quais são as empresas parceiras dos projetos?
  • como a Prefeitura ajudou na implementação do Projeto sustentabiliade na comunidade?

5ª aula

  • Acessar: Jogo da Casa eficiente ( neste jogo o aluno aprenderá a montar uma casa que não agride ao meio ambiente) http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/ 
  • Assistir ao documentário: Ilha das Flores (Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo, uma vez que a sociedade vigente capitalista é extremamente consumista. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. ) que poderá ser encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28 
  • Pedir aos alunos descrevam o documentário, analisando: o desperdício de alimentos e a  divisão de classes sociais.
  • Questionar os alunos  quais são os atos que eles cometem em casa  para chegar nessas coondições desumanas descrita no documentário.

6ª aula

  • Trabalhar com o documentário: Uma verdade inconveniente Informações: ·        duração:01 hs 40 min ·        site oficial: http://www.climatecrisis.net/ ·        sinopse: O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. ( fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/verdade-inconveniente/) . 
  • trabalhar com os alunos o conceito de aquecimento global, levando os mesmos para sala de informática para pesquisa de vídeos sobre catástrofes causados por desequilíbrios ambientais, pedindo aos alunos que coletem esses vídeos para mostra cultural, que será realizada ao final de todas as atividades.

7ª aula 

  •  Trabalhar com o filme AVATAR (“O filme tem o grande mérito de focar com competência na questão ecológica e o faz em duas frentes: no visual exuberante do mundo de Pandora e na conexão mística de seu povo, os Na´vi, com a Natureza”, afirma.Segundo Kelmer, uma das mensagens do filme é que somente nos entendendo como um povo só, o Povo da Terra, que poderemos cuidar devidamente da Terra e de nós mesmos. Enquanto formos vários povos, vários países e várias religiões, não alcançaremos a visão do todo”.) fonte: http://www.iparaiba.com.br/noticias,173916,33,filme+avatar+e+tema+de+palestra+em+encontro+de+cinema.html 
  • Pedir aos alunos que descrevam as características das duas sociedades que se apresentam no filme, qual era o objetivo de cada uma e como elas tratam o meio ambiente, o que é comum e o que é divergente entre as duas.

8ª aula

  • Trabalhar charges em sala de aula que tratam do meio ambiente, questionar aos alunos sobre como as charges questionam a questão ambiental.

Fonte: http://simposioeducom.blogspot.com/2008/11/concluses-sobre-o-vi-simpsio-nacional.html   

9ª aula

10ª aula

  • Mostra cultural com os trabalhos realizados pelos alunos, onde os mesmos  montarão grupos em sala de aula e estarão montando vídeos de apresentações, que serão mostrados no pátio da escola para os alunos do ensino fundamental.
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos foram avaliados ao longo do período com os tópicos abaixo;

  • Produção de textos;
  • entrevistas realizadas durante a aula de campo
  • Pesquisas realizadas na internet.
  • Apresentação de seminários
  • Avaliação da feira cultural sobre os pontos: criatividade, explicação, domínio do conteúdo e material apresentado nos estandes.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Raimunda dos anjos, Escola Muniipal São Judastadeu , Bahia - dijo:
    raimundaanjoss@gmail.om

    29/09/2012

    Cinco estrelas

    muito bom o plano de aula, contribuiu bastante para o desenvolvimento da minha sequencia didática nas aulas de geografia na EJA, obrigada. Parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.