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O CORPO EM GRAUS

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta aula, poderá:

diferenciar hipotermia e hipertemia;

descrever os efeitos da variação da temperatura do ambiente sobre o organismo humano e

listar algumas medidas preventivas às doenças causadas pela exposição do corpo ao calor e ao frio excessivos.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula assistindo ao vídeo sobre os limites do corpo que pode ser acessado em:

http://www.youtube.com/watch?v=3spyh68-fKc 

1. Após assisti-lo proponha aos alunos a discussão das seguintes questões:

Como ocorre o processo de resfriamento do organismo?

Quais as reações do organismo em situações de extremo calor?

Qual a reação do organismo que favoreceu a sobrevivência dos protagonistas do vídeo por mais de 7 dias no deserto?

2. Distribua este texto aos alunos:

            Os seres humanos mantêm a temperatura corpórea entre 36ºC e 37ºC, adaptando-se com facilidade ao meio ambiente externo desde que não haja condições extremas. Isso ocorre por sermos - como os demais mamíferos - organismos homeotermos.

            Uma das anormalidades da regulação térmica é a hipotermia por permanência em ambientes frios por longo tempo. A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal do organismo cai abaixo do normal (35°C), de modo não intencional, sendo seu metabolismo prejudicado. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal.          

            A hipertermia é a elevação da temperatura do corpo acima da faixa de normalidade. A alteração de temperatura mais comumente observada e descrita é a febre. A reação descrita como um aumento na temperatura corporal nos seres humanos para níveis até 37,5 °C chama-se estado febril; ao passar dessa temperatura, já pode ser caracterizado como febre. A  hipertermia grave ocorre quando a temperatura fica acima de 40ºC.

            A manutenção da temperatura do nosso corpo é decorrência de um balanço direto entre produção de calor pelo metabolismo e pela temperatura e umidade do ambiente. Um dos mecanismos que o corpo utiliza para manter a sua temperatura dentro de uma faixa estreita, tanto em ambientes frios quanto quentes, é a sudorese. Outros mecanismos que também participam do controle da temperatura corporal são a respiração, os tremores e o controle do fluxo sangüíneo que chega à pele e ao restante da circulação. Quando há aumento da temperatura, sinais do cérebro induzem ao aumento do suor e à vasodilatação, a famosa face “vermelha e molhada” após o exercício físico extenuante. A vasodilatação tem como objetivo a perda de calor para o meio ambiente externo. A evaporação é um mecanismo importante de perda de calor, mas insuficiente para ambientes com umidade relativa do ar acima de 70% ou pouco ventilados.

Adaptado: http://saude.hsw.uol.com.br/insolacao-intermacao1.htm  

Proponha as seguintes questões:

1. Escrever um título para o texto.

2. Procurar no dicionário o significado das palavras grifadas e de outras desconhecidas.

3. Redigir explicações para as seguintes situações:

a. Um atleta fica vermelho e suado após realizar uma maratona:

b. Quando estamos com frio sentimos muitos arrepios por todo o corpo.    

c. No verão, usam-se roupas leves e arejadas. No inverno, são usadas roupas grossas, de mangas compridas. 

d. Geralmente, pessoas com excesso de gordura, sentem menos frio que as demais.

Algumas sugestões para conduzir a construção das respostas:

O sangue é importante condutor de calor. Sendo assim, quando o corpo tende a esquentar, promove-se uma dilatação dos vasos periféricos facilitando a irradiação desse calor através da superfície do corpo. Quando o corpo sente frio, ocorre a vasoconstrição dos vasos, o que naturalmente diminui essa perda.

Na pele, existem milhares de glândulas sudoríparas. Elas eliminam suor quando o corpo esquenta. A liberação da água favorece a diminuição da temperatura.

A presença de uma camada de gordura subcutânea auxilia na manutenção da temperatura final do corpo. A gordura age como uma barreira térmica. Os pelos também são importantes para esse isolamento. Quando se arrepia, os pelos mantêm o ar estagnado rente à pele. Essa espécie de "colchão" de ar reduz a troca de calor com o meio).

Fonte: http://www.algosobre.com.br/biologia/homeostase-e-controle-termico.html

4. Observar atentamente a ilustração abaixo e identificar o hipotálamo. Descrever a sua localização e relacionar esta estrutura à temperatura do corpo.

Fonte: www.google.com.br (hipotálamo/imagens) 

Sugestão para o professor:

O hipotálamo localiza-se no encéfalo e é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela homeostase corporal. Ele faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas. É o hipotálamo que controla a temperatura corporal, regula o apetite, regula o balanço de água no corpo, regula o sono e está envolvido na emoção e no comportamento sexual.

5. Proponha aos alunos fazerem uma pesquisa sobre insolação e intermação contendo:

a. conceitos

b. sintomas

c. medidas preventivas

Sites sugeridos:

 http://www.santalucia.com.br/dermatologia/insolacao.htm

 http://saude.hsw.uol.com.br/insolacao-intermacao1.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Insola%C3%A7%C3%A3o 

5. Em parceria com o professor de geografia, solicite ao aluno identificar por meio das cores as regiões que possuem temperaturas médias anuais:

acima de 20oC  

entre 20oC e 25oC  

acima de 25oC

Construa uma legenda para esta informação.

Fonte: http://www.brcactaceae.org/clima.html  

Discuta com os alunos em quais das regiões a população sente mais frio e em quais sente mais calor.

Professor, discuta também com os alunos quais fatores ocasionam estas variações de temperatura. Para a exploração do clima brasileito solicite interação com o conteúdo de geografia.

Recursos Complementares
Avaliação

Proponha aos alunos elaborarem um artigo para jornal, com ilustrações, sobre os cuidados com a exposição do corpo às diferentes temperaturas do ambiente. Por exemplo: a prática de esportes na neve ou em ambientes frios, a exposição do corpo para o bronzeamento, a prática de esportes (em maratonas, em academias, em ralis, etc).  Socialize os artigos em um mural e avalie a participação dos alunos e o conteúdo da notícia.

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