Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo a cuidar do Meio Ambiente com os Dinossauros.

 

27/01/2011

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender de onde vem o petróleo e a sua utilização;
  • Construir um mural com as descobertas acerca do tema;
  • Compreender a importância de se proteger e cuidar do meio ambiente.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Problematização

Inicie a aula com as crianças sentadas em Roda.

Coloque no centro da Roda uma casinha de fantoches, um fantoche de Dinossauro, e se possível, três fantoches com características masculinas.

Leia o conto de Ruth Rocha, verso a verso. Ou seja, leia o verso, interagindo com fantoches e ao final da leitura de cada verso, converse com as crianças sobre o tema.

Meu Amigo Dinossauro

Meu Amigo Dinossauro

Um pequeno dinossauro

Apareceu no jardim

Educado, inteligente,

 

O seu nome era Joaquim.

Nunca consegui saber

 De onde foi que ele saiu

Quando a gente perguntou

Disfarçou e até sorriu...

 

Ficou muito nosso amigo

Fez tudo que é brincadeira.

Levou o Miguel pra escola

Levou a mamãe pra feira.

 

As pessoas espiavam

Estranhavam um pouquinho

Onde será que arranjaram

Este dinossaurosinho?

 

Nessa tarde o papai trouxe

Um amigo bem distinto

Que se espantou e exclamou:

— Mas este bicho está extinto!

 

Há muitos milhões de anos

Ele já virou petróleo!

Ou já virou gasolina,

Ou algum tipo de óleo.

 

Meu dinossauro sorriu

— Estou vivo, "podes crer"!

Eu não virei querosene

Como o senhor pode ver!

 

Antigamente diziam

Que o petróleo era formado

Por montes de dinossauros

Um sobre o outro empilhados.

 

Mas isso não é verdade!

Foram plantas e outros bichos

Que ficaram bem fechados

Entre buracos e nichos.

 

Sofreram muita pressão

Por muitos milhões de anos

Sofreram muito calor

No fundo dos oceanos.

 

Sofreram muita pressão

Por muitos milhões de anos

Sofreram muito calor

No fundo dos oceanos.

 

É porque o planeta Terra

Esteve sempre a mudar

Depois de milhões de anos

Tudo mudou de lugar.

 

Todos ficaram espantados

De tanta sabedoria

E perguntavam:

— Que mais Sabe Vossa Senhoria?

 

Sei ainda muitas coisas

Disse o amigo Joaquim

Para que serve o petróleo

E outras coisas assim.

 

Petróleo move automóvel,

Navio, trem, avião,

Ônibus e motocicleta,

Helicóptero e caminhão.

 

Com petróleo se faz pano,

Brinquedo, bolsas e mala,

Pele pra fazer salsicha,

Copos, pratos, nem se fala.

 

Se faz tinta, faz garrafa,

Material de construção,

Se fazem peças de automóvel

E se faz tubulação.

 

Tenho mais uma coisinha

Pra dizer. — Pois então diga!

E o dinossauro puxou

O fecho em sua barriga.

 

E saíram lá de dentro

O Pedro mais o Raimundo

— Nós não somos dinossauro,

Enganamos todo mundo!

 

Conto de Ruth Rocha

 

In: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/meu-amigo-dinossauro-423588.shtml

 

Terminada a leitura do conto, converse com a turma fazendo os seguintes questionamentos:

  • "O que é petróleo?"
  • "De onde vem o petróleo?"
  • "Para que serve o petróleo?"
  • "Dê exemplos de objetos que são produzidos a partir do petróleo?"

Liste as hipóteses das crianças.

Envie as mesmas perguntas para casa, e solicite que as crianças façam uma pesquisa sobre o petróleo e, além disso, tragam para escola objetos produzidos a partir do petróleo.

Sugestão

Construção de um mural da pesquisa 

Convide as crianças para construírem um mural sobre o petróleo, a partir da pesquisa realizada em casa. Converse com as crianças, e explique que mural é mais um portador de textos que circula socialmente. Compare-o com portadores semelhantes como cartazes e outdoors. Proponha um passeio pela escola para observarem se o que está afixado nos murais e/ou paredes pode oferecer algumas idéias para a produção do mural da classe. As crianças podem sair em pequenos grupos para diferentes locais da escola, levando lápis e caderno para anotarem o que viram nos murais e/ou paredes. Você pode designar diferentes funções para grupos (um grupo vai observar o conteúdo dos textos escritos, outro observará as imagens, um terceiro centrará a atenção na disposição dos textos escritos, outro observará as imagens no espaço do mural, bem como nos tipos de letras utilizados, etc).

Após a observação, converse novamente com as crianças, para decidirem a composição do mural da turma. Para decidir o que irá compor o mural da turma, você poderá fazer, junto com as crianças, um levantamento dos materiais de que dispõem sobre o tema petróleo: informações, materiais concretos (objetos produzidos a partir do petróleo), até listas de outros materiais que poderão ser novamente pesquisados na biblioteca e em casa.

Mãos à Obra! Inicie, junto com a turma, a construção do mural. Não se esqueça que o mural é um instrumento que poderá ser sempre enriquecido. Portanto, motive as crianças a diariamente, recorrerem ao mural: seja para acrescentar algo, ou para confrontar ideias e hipóteses.

Atividades

Atividade 1: Pesquisa de Campo

Convide as crianças para fazerem uma pesquisa na escola. Solicite que as crianças façam uma lista sobre o lixo produzido na escola com objetos feitos a partir do petróleo. "Alerte a meninada para o fato de que o petróleo não traz só benefícios. Seu uso e seus subprodutos geram poluentes ambientais perigosos". (Revista Nova Escola, edição de abril, ano 2000). In: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/meu-amigo-dinossauro-423588.shtml

Para desenvolver a pesquisa de campo, você poderá pedir ajuda aos funcionários de cada setor da escola. No pátio, por exemplo, o funcionário da limpeza poderá acompanhar a turma, o (a) diretor (a) na sala da diretoria e, assim por diante. Esses funcionários, além de contribuírem na supervisão das crianças na escola, poderão se envolver de alguma forma no processo. Caso não tenha funcionários suficientes para acompanhar os grupos de crianças, faça um percurso com todas juntas.

Terminada a Pesquisa de Campo, envie uma pesquisa para casa com a seguinte pergunta:

"Quanto tempo leva para se decompor uma sacola plástica?"

Atividade 2: Hora do experimento!

Teste de decomposição

O teste de decomposição será uma proposta bastante interessante para as crianças compreenderem a distinção entre o que é lixo orgânico e inorgânico. Ao terminarem de lanchar, peça as crianças para separarem o que elas acham que foi produzido com petróleo e o que não foi produzido. Em um espaço adequado da escola, enterre os objetos e fixe duas placas: "lixo orgânico e lixo inorgânico".

Antes, de iniciar o experimento, converse com as crianças e sugira que elas façam um levantamento das hipóteses sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados.

Faça uma observação sistemática dos objetos enterrados.

Após duas semanas de observações, constate com as crianças o que ocorreu com os objetos enterrados.

Ajude as crianças a recuperarem suas hipóteses e compará-las com suas constatações.

Problematize com as seguintes perguntas:

  • "Lembram-se das idéias e discussões sobre o que poderia ocorrer com os objetos enterrados?"
  • "Depois de constatarem os resultados da experiência, o que vocês aprenderam sobre o lixo?"
  • "O que podemos fazer para poluir menos em casa e na escola?"
  • "Podemos substituir sacolas plásticas por outra sacola menos poluente? De que material ela pode ser produzida?"

 

Atividade 3: Mudança de atitudes!

O objetivo geral desta aula é que as crianças tomem consciência do problema gerado no planeta Terra pelo lixo produzido por nós e invistam em mudanças de atitudes, incorporando hábitos para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, dos seres vivos.

Convide as crianças para refazerem a pesquisa de campo feita anteriormente. Agora, peça para elas compartilharem com os demais funcionários da escola, o que aprenderam sobre o lixo.

Previamente a pesquisa de campo, confeccione com a ajuda das crianças folhetos educativos, com informações contidas no mural da pesquisa. Para a confecção desses folhetos, conte com a participação integral das crianças. Proponha a reutilização de papéis, evitando assim o desperdício. Divida as crianças em grupos e proponha que cada grupo se responsabilize em registrar uma informação diferente sobre a preservação do meio ambiente no folheto educativo. Esse registro poderá acontecer de diversas formas: através de recortes de jornais e revistas, colagens de fotos dos experimentos e descobertas realizados pelas próprias crianças e também através de pintura, modelagem, entre outras formas.

Cole foto destas experiências no mural da pesquisa.

Recursos Complementares
Avaliação

Esta atividade visa permitir a interação das crianças para uma conscientização de proteção ambiental. É papel do professor, portanto, motivar as crianças para cuidarem e protegerem o meio ambiente. Para isso, o professor deverá se atentar para o interesse, curiosidade e reflexão do tema.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ROZANE GARCIA, uniasselvi , Santa Catarina - dijo:
    rozanegarcia4488@hotmail.com

    14/02/2015

    Cinco estrelas

    simplesmente maravilhoso,nao tenho esperiencia alguma em sala de aula,e estou planejando um projeto para educaçao infantil.estou fazendo meu segundo estagio,e sempre achei que meu projeto tinha que ser com meio ambiente e natureza,só precisava de orientaçoes como levar tudo isso aos educandos de uma maneira facil e agradavel para a turminha..obrigada,esse projeto me a judou e muito.


  • Rosemeire Teixeira, Colégio Monteiro Lobato , São Paulo - dijo:
    meireprof2013@gmail.com

    15/07/2013

    Cinco estrelas

    Achei que a aula esta completa e ótima, estou desenvolvendo um projeto em minha escola e vou usar esta aula, parabéns


  • sonia, faculdade , Distrito Federal - dijo:
    soniasamia@bol.com.br

    21/05/2013

    Cinco estrelas

    adorei as sugestões, me ajudaram bastante p a mnha apresentação sobre meio aMBIENTE.


  • Gigi, None , Distrito Federal - dijo:
    lorycorny@hotmail.com

    23/08/2012

    Cinco estrelas

    VAMOS ASSINAR A CAMPANHA DO GREENPEACE PELO FIM DO DESMATAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! http://www.ligadasflorestas.org.br/users/470184#.UDWjKwx9F7s.facebook


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.