Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social

 

31/01/2011

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a função social da escrita;
  • Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica;
  • Compreender comandos seguindo pistas secretas;
  • Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b              i.  
Duração das atividades
3 horas aulas, porém serão necessários vários momentos de organização do material da aula e instigação com as crianças.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a você deve compreender e trabalhar os diferentes portadores de texto com as crianças: poesias, jornais, cartas, bilhetes, livros etc. Para exercitar algumas idéias acesse a aula “PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS no Portal do Professor no endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7864

Estratégias e recursos da aula

Atividade Número 1: 60 minutos

Professor/a estabeleça sempre o hábito de fazer uma “Roda de Conversa” no início do horário de aula. Assim as crianças vão exercitar a prática de ouvir e serem ouvidas, pois esse espaço garante a participação de todos/as,  vendo uns aos outros. Leve para a sala jornais, revistas, gibis, poesias, cartas, bilhetes, receitas de bolo, livros e organize esse material de forma que as crianças possam explorá-los. Como se trata de uma aula para a educação infantil, tome o cuidado na escolha dos materiais. Todos devem ter ilustrações atraentes, os textos devem ser curtos e adequados à faixa etária. Lembre-se de que essa aula é destinada a crianças de 5 anos e o material não pode ser cansativo. Dê um tempo para que folheiem, explorem as imagens, conversem um pouco depois os convide para uma conversa na rodinha sobre os materiais. Esse trabalho inicial não visa esgotar todas as possibilidades de exploração, apenas iniciar o contato e a percepção das diferenças entre os portadores de texto.

Algumas questões que você poderá utilizar nesse diálogo:

1.O que vocês encontraram nos materiais?

2.Qual a diferença entre o gibi e o livro de histórias?

3.Quem já recebeu uma carta?

4.Como as cartas chegam até as pessoas?

5.Alguém já escreveu um bilhete para o colega?

6.Onde os jornais são encontrados?

7.Vocês gostam de livros de histórias?

8.O que é uma poesia?

9.Quem sabe fazer uma receita de bolo?

10.Vocês conhecem alguém que já teve a foto publicada numa revista?

Professor/a dê tempo para que as crianças se expressem. Instigue as crianças a falar e garanta espaço para todas. Para isso é necessário estabelecer algumas regrinhas como levantar a mão quando quiser falar, aguardar a sua vez, ouvir o colega etc.

 

Atividade Número 2: Momentos diferenciados de sua rotina.

Agora, já com o trabalho iniciado, e com o objetivo de aprofundar um dos portadores de texto e ainda atrelar tal atividade com a questão lúdica e divertida, organize uma Caça ao Tesouro com pistas adequadas ao seu espaço escolar. Escreva uma carta para as crianças colocando pistas diferentes para cada duas.

Abaixo há uma sugestão de texto para as cartas, porém você pode escrevê-la de acordo com sua criatividade:

 

Organize pistas que possibilitem o movimento e o reconhecimento do espaço da escola, por exemplo, a primeira pista está perto dos brinquedos da sala; a próxima pista está escondida perto do bebedouro; a pista seguinte poderá ser encontrada perto das escadas; agora siga em frente vocês deverão encontrar a próxima pista perto do pé de pitanga. Faça quantas pistas achar necessário, mas não exagere para não tornar a atividade cansativa. No caso dessa aula fizemos apenas oito pistas distribuídas entre as 16 crianças.

Enviando Cartas pelo Correio  

 Professor aproveite a oportunidade para realizar um trabalho diferenciado. Envie as cartas com as pistas pelo correio. As crianças ficam muito empolgadas em receber uma carta em sua casa. Esse trabalho deve ser feito sem que as crianças saibam. As cartas levam em torno de uma a duas semanas para chegar para toda a turma, levando em conta que muitos moram em apartamentos. Na medida em que as crianças forem trazendo as cartas vá instigando o grupo a pensar sobre o que está acontecendo. E vá ajudando as crianças a juntar as pistas seguindo a ordem, montando todo o percurso. Quando todas as pistas já tiverem chegado organize então o grande dia da Caça ao tesouro.

Atividade número 3: uma aula de 60 minutos   

 O TESOURO SECRETO, SÓ AS PISTAS AJUDARÃO A ENCONTRÁ-LO. QUEM VAI LER?

Professor/a para encontrar o tesouro você terá que preparar as pistas previamente colocando-as nos locais indicando as pistas seguintes. Por exemplo, peça a criança que está com a pista número um para lê-la. Nessa idade nem todas as crianças dominam a leitura e a escrita, porém como as crianças já tiveram o contato com essa escrita anteriormente, elas se lembrarão qual pista é a sua e farão pseudo-leitura, caso isso não aconteça, ajude-a nesse processo.  Assim que a pista for lida, todas irão até o local referido na pista e encontrarão o próximo passo. Com essa atividade, pretende-se tornar a escrita necessária para as crianças estimulando-as a entrar em contato cada vez mais de perto com a linguagem escrita: Veja alguns momentos da caça ao tesouro:

Depois de encontrado o tesouro da turma transforme esse elemento como integrante da rotina da turma. O tesouro pode ser o que você professor/a escolher: uma caixa surpresa que trará as novidades para o grupo, presentes como balas, pirulitos, um livro de histórias para ouvirem juntos ou outro elemento de sua escolha.

Professor/a registre todos os momentos com fotos, vídeos e faça relatórios sobre todas as etapas da atividade. Os outros portadores de texto poderão ser contemplados de forma mais aprofundada em outros momentos da rotina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

Professor/a para saber mais sobre a “Roda de Conversa” acesse o endereço:   http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/roda-conversa-511550.shtml.  

Em nossa prática pedagógica é importante sempre discutirmos as questões conceituais que envolvem nosso trabalho. No caso dessa aula, é importante retomar as reflexões sobre alfabetização e letramento e assim fortalecer nossos argumentos para um trabalho que valoriza o cotidiano das crianças e traz a leitura e a escrita com sentido para os alunos. Assim, sugiro a leitura do artigo "Letramento e Alfabetização: as muitas facetas" de Magda Soares. O texto pode ser encontrado no endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf 

Avaliação

Professor/a observe o envolvimento de suas crianças? Elas se envolveram com todo o processo desde o recebimento da carta até a caça ao tesouro? As crianças conseguiram expressar-se durante as atividades e experimentar a leitura escrita? Professor/a componha um registro individual de todo o processo, desde o contato com os diferentes portadores de texto até a caça ao tesouro contemplando a participação e envolvimento de cada criança.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ane Caroline, E. M. Robinson Azevedo , Rio de Janeiro - dijo:
    elanesl@hotmail.com

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula está maravilhosa, Também vou utiliz-la na sala de leitura da minha escola. beijos...


  • cristiane, Colégio Aprov Coc , Goiás - dijo:
    cristianedasilvarosa@hotmail.com

    06/10/2011

    Cinco estrelas

    Bastante criativa esta atividade, saiba que usarei como recurso em um evento em minha escola...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.