Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Computador e Internet - UCA

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Compreender a história da evolução dos computadores e da Internet;

-Analisar dados estatísticos referentes ao acesso ao computador e Internet em diferentes regiões do Brasil e sua evolução no decorrer dos alunos;

-Propor uma estratégia para orientação a respeito dos primeiros passos referentes ao uso do computador e da Internet a membros da comunidade que não conheçam ainda estas possibilidades.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-----------------------------

Estratégias e recursos da aula

Certamente os alunos que atuam no projeto UCA devem ter muita curiosidade sobre como surgiram estes laptops menores e porque sua escola foi contemplada com esta iniciativa. Procure levantar com eles suas hipóteses para que seja possível partir do conhecimento que já possuem a respeito do tema.

 Nesta aula os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a evolução da Informática até os dias atuais e também explorar melhor os recursos dos laptops do Programa UCA, compartilhando suas descobertas com a comunidade.

Certamente o desafio de compartilhar os conhecimentos motivará ainda mais os alunos em suas descobertas.

Atividade 1 – Evolução da Informática

Pergunte aos alunos se eles sabem quando surgiu o laptop.

Certamente alguns deles arriscarão uma resposta, porém é importante que percebam que o laptop é um computador e que não surgiu de repente, pois fez parte da evolução da informática.

Acesse com os alunos o site www.museudocomputador.com.br para que conheçam algumas  máquinas antigas.  

Compartilhe também com os alunos os vídeos sobre o tema:

História da informática - http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg&feature=related 

Viagem dentro do computador - http://www.youtube.com/watch?v=0A4CxxJ9h24&feature=related 

Discuta com os alunos as principais descobertas.

Certamente eles notarão o quanto os computadores modificaram de tamanho e melhoraram sua capacidade de trabalho. Defina com os alunos, desde o ábaco até os computadores de mão (inclusive os celulares mais avançados) para que cada dupla ou aluno pesquise com maior profundidade sobre um deles.

Descrevendo o modelo, funcionalidades e época em que surgiu. Cada aluno deverá criar um slide contendo a descrição e imagens e o professor  ou um aluno da turma deverá juntar todos os slides para uma apresentação compartilhada.

Atividade  2 – O Programa Um Computador por Aluno

Fonte: http://miguelgustavoescola.blogspot.com/2010/11/projeto-uca-um-computador-por-aluno.html  

Mostre aos alunos este vídeo que fala sobre o Programa e discuta de que forma surgiram e a finalidade para a educação.

No site www.uca.gov.br os alunos poderão obter maiores informações e também conhecer todas as escolas que estão participando do Programa Piloto. 

Acesse com os alunos os Blogs de escolas que participam do programa UCA e peça aos alunos que comentem as publicações. Ao perceber que os alunos compreenderam o que é o programa e quais benefícios podem trazer para a escola, defina tópicos para a elaboração de um vídeo que será apresentado a comunidade escolar.

Cada aluno deverá comentar em 30s um aspecto que fará parte do vídeo. Assim, se a turma tiver 30 alunos, o vídeo terá cerca de 15 minutos. Se os alunos trabalharem em pequenos grupos ou duplas, será possível otimizar o tempo de produção ou ainda elaborar mais de um vídeo, o que deverá ficar a critério do professor.

Dentre os aspectos que devem ser abordados no vídeo, sugerimos:

  • O que é o Programa Um Computador por Aluno (UCA)?
  • Como surgiu?
  • Por que a escola foi selecionada?
  • Que equipamentos e infra-estrutura a escola recebeu?
  • Que recursos estão disponíveis no laptop?
  • O que outras escolas estão fazendo com os laptops?
  • O que os alunos acreditam que é possível realizar com os laptops?
  • Quais os cuidados necessários com os equipamentos?

Atividade 3 – Apresentação do projeto UCA a comunidade escolar

Organize com os alunos um evento de apresentação do projeto UCA a comunidade escolar, combinando a pauta do evento e as atividades que serão realizadas.

Neste evento poderá ser apresentado o vídeo produzido pelos alunos e inauguração também do blog da escola, que poderá ser a forma de acesso e acompanhamento dos projetos que serão realizados. O blog pode ser colaborativo, de forma que todos os professores e mesmo os alunos possam atuar.

Para maiores informações consulte os vídeos e sites que possibilitam a criação de blogs colaborativos.

O que é um blog - http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  

Como criar um blog no Blogger - http://www.youtube.com/watch?v=aDSvdOt1a-g  

Como criar blog no Wordpress.com  - http://www.youtube.com/watch?v=09UYtWRKu6U  

www.blogger.com  

www.wordpress.com 

Outra sugestão é que os alunos realizem oficinas apresentando a comunidade algumas possibilidades de uso dos laptops. Nas escolas em que há um laptop para cada aluno, as atividades podem ser realizadas em cada sala de aula.

Cada sala poderá escolher um recurso ou mesmo mais de um, e uma dupla de alunos fica encarregada de apresentá-lo a um membro da comunidade, em horários diferenciados.

Ao término da oficina, os convidados deixam um comentário no blog e preenchem uma ficha de avaliação a ser construída utilizando o recurso de formulários disponibilizado pelo Google Docs.

Veja neste link como criar formulários no Google:

http://www.youtube.com/watch?v=isABH6PyIsQ 

Avaliação do evento

Compreendi o que é o Programa Um Computador por Aluno (UCA)?   (  ) sim   (  ) não

O vídeo produzido pelos alunos apresentou de forma clara o Projeto e suas possibilidades? (  ) sim   (  ) não

A pauta do evento foi adequada? (  ) sim   (  ) não

Consigo compreender melhor a importância da tecnologia para a educação dos alunos? (  ) sim   (  ) não

A oficina realizada pelos alunos contribuiu para que eu compreendesse as possibilidades de uso dos laptops? (  ) sim   (  ) não   

Observações (registre aqui suas críticas, elogios e/ou sugestões)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Recursos Complementares

--------------------------------

Avaliação

Na produção da apresentação a ser compartilhada, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes discutidos na aula e se houve preocupação com o design e layout da apresentação. Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria José Barbosa, Escola Estadual Antonio Cordeiro Pontes , Amapá - dijo:
    alexandriabarbosa@gmail.com

    26/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente para trabalhar com qualquer disciplina,para que o aluno possa conhecer novas maneiras de aprender.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.