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Cronicando

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem da crônica.
  • Listar características da crônica.
  • Estudar crônicas e cronistas consagrados.
  • Produzir crônica.
Duração das atividades
3 aulas - 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tipos textuais.

Gênero jornalísticos em geral, especificamente a notícia.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • questionários;
  • produção de texto;
  • pesquisa.

Recursos:

  • laboratório com recurso multimídia;
  • folhas xerocopiadas.

Aula 1

Atividade 1

COMPREENSÃO DO TEXTO

O professor distribuirá cópia para os alunos da crônica de Luiz Fernando Veríssimo, A Aliança.

Texto disponível em: http://www.releituras.com/lfverissimo_alianca.asp 

Solicitará que façam uma leitura silenciosa e depois entregará em xerocópias os questionamentos:

  1. Do que trata o texto?
  2. O tema é cotidiano?
  3. A trama narrada poderia por exemplo acontecer com você como personagem protagonista?
  4. O tema poderia ser encontrado sob forma de notícia ou reportagem?
  5. A forma de tratamento do texto é o mesmo de uma notícia, por exemplo? Se não, o que muda?
  6. Qual a predominância do tipo de texto (narrativo, descritivo, dissertativo, injuntivo ou dialogal)?
  7. É um texto longo ou curto?
  8. A trama se desenvolve em torno de um único conflito? Explique.
  9. Existem muitos personagens?
  10. O narrador narra em primeira ou terceira pessoa?
  11. Que tom é dado à narração:melódico, romântico, humorístico, violento etc?
  12. O mesmo tema poderia ter sido narrado sob outro tom? Explique.

CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA

Depois de respondidas as questões pelos alunos, o professor as corrigirá oralmente e formalizará com os alunos as características de uma crônica. Para tanto, distribuirá o texto xerocopiado "Características da crônica", disponível no link:

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/caracteristicas.htm 

Importante: professor, não deixe de destacar a seguinte passagem:

"Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se alimenta dos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro. Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio, incluindo em seu texto elementos como ficção, fantasia e criticismo, elementos que o texto essencialmente informativo não contém."

O professor deverá chamar a atenção dos estudantes para:

Uma das grandes características da crônica é a literariedade que lhe é impregnada pelo autor. Assim, ao invés de ler um texto notadamente "seco" e "objetivo", a crônica demanda sensibilidade ficcional e imaginação criativa para contar uma situação óbvia ou cotidiana. Alimenta-se, por isso, da estética literária.

Atividade 2

PRODUÇÃO DE TEXTO

Ainda, buscando mostrar aos alunos a especificidade da crônica, o professor pedirá que o tema do texto de Veríssimo (perda de uma aliança e o temor de se terminar uma relação) seja alvo para a criação de uma notícia jornalística. Assim, os alunos terão de elaborar uma notícia com o mesmo mote que Veríssimo utilizou para construir o texto literário. Essa atividade de produção de texto permite que os alunos reflitam sobre o estilo literário que recobre a crônica comparando-a com um texto de caráter informativo apenas.

Aula 2

Atividade 1

No laboratório de Informática, para elucidar sobre a origem da crônica, o professor fará as seguintes perguntas aos alunos:

  1. De qual língua deriva a palavra crônica?
  2. Onde apareceu a primeira vez a palavra crônica?
  3. Quando a crônica surgiu no Brasil?
  4. Como ela foi sendo modificada no nosso país?

Para responder a essas perguntas, o professor pedirá que os alunos acessem o link: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/origem.htm para terem acesso ao texto transcrito abaixo.

A palavra crônica deriva do Latim chronica, que significava, no início da era cristã, o relato de acontecimentos em ordem cronológica (a narração de histórias segundo a ordem em que se sucedem no tempo). Era, portanto, um breve registro de eventos.

No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais. Ela apareceu pela primeira vez em 1799, no Journal de Débats, publicado em Paris.

Esses textos comentavam, de forma crítica, acontecimentos que haviam ocorrido durante a semana. Tinham, portanto, um sentido histórico e serviam, assim como outros textos do jornal, para informar o leitor. Nesse período as crônicas eram publicados no rodapé dos jornais, os "folhetins". Essa prática foi trazida para o Brasil na segunda metade do século XIX e era muito parecida com os textos publicados nos jornais franceses. Alencar foi um dos escritores brasileiros a produzir esse tipo de texto nesse período. Com o passar do tempo, a crônica brasileira foi, gradualmente, distanciando-se daquela crônica com sentido documentário originada na França. Ela passou a ter um caráter mais literário, fazendo uso de linguagem mais leve e envolvendo poesia, lirismo e fantasia.

Diversos escritores brasileiros de renome escreveram crônicas: Machado de Assis, João do Rio, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Henrique Pongetti, Paulo Mendes Campos, Alcântara Machado, etc.

Ainda hoje há diversos escritores que desenvolvem esse gênero, publicando textos em jornais, revistas e sites.

Nesse momento, para tornar a atividade lúdica, o professor pode premiar com guloseimas  (bombons, por exemplo) os 5 primeiros alunos que encontrarem as respostas às perguntas anteriores.

Atividade 2

PESQUISA/LEITURA

Depois de conhecer as origens da crônica, os alunos terão a incumbência de pesquisar sobre grandes cronistas brasileiros e, de preferência, ler pelo menos uma crônica de alguns deles.

Essa atividade objetiva apenas o confornto dos alunos com grandes nomes de cronistas e textos encantadores. A busca é livre e pode ser feito EM qualquer site de busca:

www.google.com.br

www.altavista.com.br  

www.yahoo.com.br 

etc.

RELATOS ORAIS

Para finalizar a atividade, o professor pedirá que cada aluno escolha um autor que tenha pesquisado para contar resumidamente aos colegas uma de suas crônicas. Os relatos são breves e orais.

Aula 3

Atividade

PRODUÇÃO DE TEXTO - RECONTAGEM DE CRÔNICAS

O professor pedirá que cada aluno escolha um momento de seu cotidiano e exercite sua capacidade literária em recontar um fato. Serão, então, produzidas crônicas que depois de corrigidas e reescritas deverão ser expostas no mural da escola ou ainda reunidas em um livro da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados em função de sua compreensão quanto ao gênero "crônica". A escrita de uma crônica e de uma notícia fará com que os aprendizes consigam de modo mais significativo perceber as especificidades da crônica.

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