14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Tipos textuais.
Gênero jornalísticos em geral, especificamente a notícia.
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
COMPREENSÃO DO TEXTO
O professor distribuirá cópia para os alunos da crônica de Luiz Fernando Veríssimo, A Aliança.
Texto disponível em: http://www.releituras.com/lfverissimo_alianca.asp
Solicitará que façam uma leitura silenciosa e depois entregará em xerocópias os questionamentos:
CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA
Depois de respondidas as questões pelos alunos, o professor as corrigirá oralmente e formalizará com os alunos as características de uma crônica. Para tanto, distribuirá o texto xerocopiado "Características da crônica", disponível no link:
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/caracteristicas.htm
Importante: professor, não deixe de destacar a seguinte passagem:
"Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se alimenta dos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro. Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio, incluindo em seu texto elementos como ficção, fantasia e criticismo, elementos que o texto essencialmente informativo não contém." |
O professor deverá chamar a atenção dos estudantes para:
Uma das grandes características da crônica é a literariedade que lhe é impregnada pelo autor. Assim, ao invés de ler um texto notadamente "seco" e "objetivo", a crônica demanda sensibilidade ficcional e imaginação criativa para contar uma situação óbvia ou cotidiana. Alimenta-se, por isso, da estética literária.
Atividade 2
PRODUÇÃO DE TEXTO
Ainda, buscando mostrar aos alunos a especificidade da crônica, o professor pedirá que o tema do texto de Veríssimo (perda de uma aliança e o temor de se terminar uma relação) seja alvo para a criação de uma notícia jornalística. Assim, os alunos terão de elaborar uma notícia com o mesmo mote que Veríssimo utilizou para construir o texto literário. Essa atividade de produção de texto permite que os alunos reflitam sobre o estilo literário que recobre a crônica comparando-a com um texto de caráter informativo apenas.
Aula 2
Atividade 1
No laboratório de Informática, para elucidar sobre a origem da crônica, o professor fará as seguintes perguntas aos alunos:
Para responder a essas perguntas, o professor pedirá que os alunos acessem o link: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/origem.htm para terem acesso ao texto transcrito abaixo.
A palavra crônica deriva do Latim chronica, que significava, no início da era cristã, o relato de acontecimentos em ordem cronológica (a narração de histórias segundo a ordem em que se sucedem no tempo). Era, portanto, um breve registro de eventos. No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais. Ela apareceu pela primeira vez em 1799, no Journal de Débats, publicado em Paris. Esses textos comentavam, de forma crítica, acontecimentos que haviam ocorrido durante a semana. Tinham, portanto, um sentido histórico e serviam, assim como outros textos do jornal, para informar o leitor. Nesse período as crônicas eram publicados no rodapé dos jornais, os "folhetins". Essa prática foi trazida para o Brasil na segunda metade do século XIX e era muito parecida com os textos publicados nos jornais franceses. Alencar foi um dos escritores brasileiros a produzir esse tipo de texto nesse período. Com o passar do tempo, a crônica brasileira foi, gradualmente, distanciando-se daquela crônica com sentido documentário originada na França. Ela passou a ter um caráter mais literário, fazendo uso de linguagem mais leve e envolvendo poesia, lirismo e fantasia. Diversos escritores brasileiros de renome escreveram crônicas: Machado de Assis, João do Rio, Rubem Braga, Rachel de Queiroz, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Henrique Pongetti, Paulo Mendes Campos, Alcântara Machado, etc. Ainda hoje há diversos escritores que desenvolvem esse gênero, publicando textos em jornais, revistas e sites. |
Nesse momento, para tornar a atividade lúdica, o professor pode premiar com guloseimas (bombons, por exemplo) os 5 primeiros alunos que encontrarem as respostas às perguntas anteriores.
Atividade 2
PESQUISA/LEITURA
Depois de conhecer as origens da crônica, os alunos terão a incumbência de pesquisar sobre grandes cronistas brasileiros e, de preferência, ler pelo menos uma crônica de alguns deles.
Essa atividade objetiva apenas o confornto dos alunos com grandes nomes de cronistas e textos encantadores. A busca é livre e pode ser feito EM qualquer site de busca:
etc.
RELATOS ORAIS
Para finalizar a atividade, o professor pedirá que cada aluno escolha um autor que tenha pesquisado para contar resumidamente aos colegas uma de suas crônicas. Os relatos são breves e orais.
Aula 3
Atividade
PRODUÇÃO DE TEXTO - RECONTAGEM DE CRÔNICAS
O professor pedirá que cada aluno escolha um momento de seu cotidiano e exercite sua capacidade literária em recontar um fato. Serão, então, produzidas crônicas que depois de corrigidas e reescritas deverão ser expostas no mural da escola ou ainda reunidas em um livro da turma.
Para leitura do professor:
Mais aitividades sobre crônica: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/desvendando.htm
Dicas para fazer a crôncia: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/facasuacronica.htm
Galeria de cronistas: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/cronicas/galeria.htm
http://bocc.unisinos.br/pag/tuzino-yolanda-uma-interseccao.pdf
Os alunos serão avaliados em função de sua compreensão quanto ao gênero "crônica". A escrita de uma crônica e de uma notícia fará com que os aprendizes consigam de modo mais significativo perceber as especificidades da crônica.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2013
Cinco estrelaslegal
24/03/2011
Cinco estrelasObrigada por referenciarem esse texto que construi com tanto carinho. Parabéns pela proposta apresentada. Cordialmente Yolanda Tuzino
20/03/2011
Cinco estrelasÓtima ideia de aula!