Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Será que o jogo do meu avô é igual ao meu jogo?

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar os jogos que estiveram presentes na infância dos pais/avós, suas características e regras, e vivenciá-los na escola;

Pesquisar os jogos que fazem parte do seu cotidiano e vivenciá-los na escola;

Identificar as regras e as características dos jogos que fazem parte do seu cotidiano;

Avaliar quais são as aproximações e distanciamentos entre os jogos de seu cotidiano e os jogos vivenciados pelos pais/avós.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário nenhum conhecimento prévio para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Reservar uma TV e DVD ou computador e Data Show para apresentar um vídeo de curta duração aos alunos.

Aula 1

Reunir os alunos na sala de vídeo ou em outra sala que tenha uma TV com DVD ou computador com data show.

Informar aos alunos que nas próximas aulas estaremos estudando sobre Jogos.

Apresentar aos alunos um vídeo que fale sobre jogos antigos, e solicitar que identifiquem o nome dos jogos que não são da sua época.   

Sugestões de vídeo:

JORNAL DA GAZETA. Crianças descobrem brincadeiras da época dos pais. 31 out. 2007. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CO_BctkwTek&feature=related. Acesso em: 15/11/10.   

TVENDO E APRENDENDO. REDE APARECIDA. Brincadeiras infantis. 14 out. 2009. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HVwMkrBnJAA&feature=related. Acesso em: 15/11/10.

Após assistir o vídeo, solicitar aos alunos que falem os nomes dos jogos que julgam ser antigos. Durante a fala dos alunos, o professor escreverá os nomes no quadro negro e confirmará se os demais colegas concordam ou não, com a indicação do jogo pelo aluno.

Tendo os nomes dos jogos, solicitar aos alunos que escolham um, para ser vivenciado nesta primeira aula.

Antes da vivência deste jogo, perguntar quem conhece as regras do jogo que vai ser vivenciado.Se algum aluno souber, solicitar que explique para os demais colegas. Se nenhum aluno manifestar ter o conhecimento das regras desse jogo, o professor deverá explicar como é que se joga.

Antes de terminar a aula, conversar com os alunos sobre sua participação no jogo escolhido. Nesse sentido, sugerimos que questione se:

  1. Gostaram do jogo?
  2. É um jogo interessante? Por quê?
  3. Por que será que as pessoas jogavam esse jogo?
  4. Vocês conhecem alguém que já tinha jogado esse jogo? Quem?

Termine a aula propondo aos alunos que perguntem a seus pais ou avós, sobre que tipo de jogos eles jogavam na sua infância.

Para isso, entregue aos alunos uma ficha de perguntas, a serem respondidas pelos pais ou avós.

Esta ficha sobre os jogos deve ser entregue preenchida ao professor na próxima aula. Sugestão de ficha de perguntas:

Informar aos alunos que a próxima aula será iniciada na sala de aula, mas que, terminada a apresentação das fichas de perguntas, todos irão realizar alguns jogos.   

Aula 2 e 3

Encontrar com os alunos na sala de aula e solicitar que apresentem para todos os colegas, as respostas da ficha de perguntas sobre os jogos que seus pais e avós gostavam de brincar.

Durante a apresentação dos alunos sobre os jogos que seus pais ou avós brincavam quando eram crianças, o professor registrará as respostas deles em quatro painéis fixados no quadro negro. Para isso, escrever em cada painel:

  • Primeiro painel: “Nome de quem respondeu as perguntas”.
  • Segundo painel: “Nome dos jogos realizados pelos pais ou avós”.
  • Terceiro painel: “Como se joga esse jogo”.
  • Quarto painel: “Por que se joga esse jogo?”

Terminada a apresentação, solicitar aos alunos que por meio de votação, elejam dois destes jogos para vivenciar nas aulas de educação física.   

Escolhidos os jogos, o professor deverá:

  1. Encaminhar os alunos para o espaço apropriado para vivenciar o primeiro jogo escolhido;
  2. Separar e organizar os materiais necessários para realização do jogo;
  3. Relembrar as regras com os alunos: o que pode e o que não pode ser feito durante o jogo;
  4. Iniciar o jogo escolhido.

Durante a realização do primeiro jogo escolhido, deve-se observar atentamente se os alunos estão obedecendo as regras dos jogos.

Terminado o jogo, reunir os alunos e conversar sobre a sua realização, procurando identificar se foi bom jogar, o que foi mais difícil e se esse jogo foi interessante.

Repetir o mesmo procedimento para o 2º jogo escolhido pelos alunos.

Antes de encerrar a aula, entregar aos alunos a ficha abaixo, para que respondam em casa, qual é o jogo de seu cotidiano que mais gostam de praticar.

Informar que essa ficha deverá ser devolvida na próxima aula e que serão escolhidos novos jogos para serem vivenciados na escola. Sugestão de ficha de perguntas:

Aula 4 e 5

Organizar os alunos em uma rodinha na sala de aula e solicitar que entreguem as fichas de perguntas, devidamente respondidas.

O professor deve ler os nomes dos jogos escolhidos pelos alunos e ir entregando as fichas de um mesmo jogo para um aluno que o auxiliará na quantificação da incidência desse jogo.

Ao final, verificar qual aluno está com mais fichas de um mesmo jogo. Informar aos alunos que jogaremos o jogo que obteve o maior número de indicações. Se houver empate, sugerir uma votação entre todos os alunos.

Definido o jogo do cotidiano dos alunos, solicitar que os que trouxeram as fichas com suas informações, que venham para o centro da rodinha e expliquem como é que ele será realizado.

Terminada as explicações, seguir com os alunos para o espaço definido para a realização do jogo com maior quantidade de indicações por parte dos alunos.

Após a realização do jogo, fazer uma rodinha com os alunos e conversar sobre os jogos que foram realizados nas aulas anteriores. Procurar identificar:

  1. Se existe diferença entre o jogo vivenciado pelos pais ou avós, do jogo do cotidiano do aluno?
  2. O motivo pelos quais seus pais e avós jogavam e se é o mesmo de vocês? Por quê?
  3. Existe alguma característica em comum entre o jogo antigo e o jogo do cotidiano?
  4. Vocês tiveram alguma dificuldade em participar dos jogos escolhidos? Por quê?
  5. Se você tivesse que escolher um dos jogos vivenciados nas aulas, qual você escolheria? Por quê?

Disponível em: http://www.overmundo.com.br/uploads/banco/multiplas/1220241416_brincadeiras1.jpg. Acesso em 15/11/2010. 

Recursos Complementares

Sugestões de sites sobre jogos antigos:

ALVARENGA, M. C. M. Jogos Antigos. Disponível em: http://www.jogos.antigos.nom.br/jrua.asp. Acesso em 17/11/2010.

LOPESA, C. A. Brincadeiras Antigas: porque não brincar? Disponível em:  http://www.dad.puc-rio.br/dad07/arquivos_downloads/40.pdf. Acesso em: 17/11/10.     

Avaliação

Observar se os alunos conseguiram identificar as características e regras dos jogos que fizeram parte da vida de seus pais/avós e que fazem parte do seu cotidiano.

Observar se os alunos conseguiram identificar se existem ou não diferenças dos jogos antigos com os jogos do seu tempo, bem como, a importância, o sentido e o significado do jogo nas diferentes épocas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.