13/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Meios de Comunicação
1ª ATIVIDADE:
Inicie a aula conversando com os alunos sobre os meios de comunicação. Proponha perguntas do tipo:
a) O que são meios de comunicação?
b) Para quê eles servem?
c) Qual você conhece?
d) Você já viu os telefones para pessoas com deficiência visual ou auditiva?
Após os questionamentos, encaminhe uma pesquisa imagética dos meios de comunicação citados pelas crianças. Em seguida, construam juntos um álbum ou cartaz coletivo com as imagens recortadas, de revistas e jornais disponíveis na sala de aula
Fonte: http://blogartemania.blogspot.com/
2ª ATIVIDADE:
Proponha que os alunos pesquisem sobre as mudanças e permanências nos meios de comunicação. Para isso, poderão utilizar livros, revistas, jornais ou a Internet. Em seguida, construam uma linha do tempo, utilizando imagens, datas e pequenos textos explicativos das mudanças e permanências ocorridas. Caso desejem, poderão utilizar, neste processo, o programa Power Point, construindo uma linha do tempo com animação gráfica, se o professor dominar tal tecnologia.
3ª ATIVIDADE:
Em jornais, revistas ou na Internet, pesquisem informações sobre os meios de comunicação adaptados às pessoas com deficiência visual ou auditiva. Ao final, numa roda de conversa, serão discutidas as informações encontradas, que servirão de base para a elaboração de um roteiro de entrevista para o momento seguinte.
Fonte: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=814&sid=9&tpl=printerview
4ª ATIVIDADE:
Convidem duas pessoas, uma com deficiência visual e outra com auditiva, para uma entrevista com os alunos. Utilizem as questões elaboradas no momento anterior para guiar a conversa, destacando aspectos como:
a) dificuldades encontradas no uso dos meios de comunicação;
b) adaptações já disponíveis;
c) perspectivas tecnológicas.
Ao final da conversa, após se despedir dos convidados, deverá ser construído um texto coletivo, sintetizando as informações da entrevista.
Textos para a consulta do professor:
http://www.inpi.gov.br/noticias/estudo-revela-tecnologias-para-deficientes-auditivos-e-visuais
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI230420-EI300,00.html
Verificar se o aluno:
- Identifica as permanências e as mudanças nos meios de comunicação;
- conhece as adaptações dos meios de comunicação já disponíveis
- lê e interpreta a linha de tempo.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/01/2014
Quatro estrelasGostei muito do desenvolvimento da aula, trabalho com EJA e para mim se tornou importante o trabalho com a tecnologia, pois, a maioria não sabe como ligar o computador e como eles estão no nível de alfabetização e primeiro ciclo, foi´´otimo acessar essa página, mesmo que seja para fundamental I (crianças), mas que posso adaptar para a minha turma da EJA.