Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos Olímpicos III

 

12/07/2009

Autor y Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Divisão de tarefas
• Controle emocional

Duração das atividades
3 aulas (De 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio precisa ser trabalhado.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Dentro de sala, iniciar a aula com a apresentação do vídeo:

Link: http://www.youtube.com/watch?v=ZHfBLc6NKYs&feature=related

Analisar com os alunos como se deve fazer um trabalho de grupo, pontuando as suas dificuldades e facilidades.

Com base no vídeo, discutir as atitudes de liderança, a positividade nas horas ruins, o como se enfrentar os problemas fazendo uma conexão com as atitudes dos atletas olímpicos.
Pontue com os alunos as dificuldades e facilidades dos jogos. Discutir com os alunos sobre as Olimpíadas, incitando a curiosidade e o conhecimento sobre os esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos.

Fabiana

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Fotos/0,,GF61561-9823,00-FOTOS+A+CONFUSAO+COM+FABIANA+MURER.html#fotogaleria=1

Exemplos de situações que possam ser confrontadas com a realidade:

• Não ser o escolhido quando se tem certeza que se é o melhor;
• Participar quando a decisão tomada é diferente do que se pretendia;
• Fazer parcerias mesmo sem identificação entre os componentes do grupo para alcançar objetivos;
• Gerenciar diferentes comportamentos
• Outras.

Após a discussão, exibir o filme:

Escola e esporte [Esporte na escola]

O professor deverá, após a apresentação do vídeo, permitir a discussão sobre a importância da interação, a organização dos componentes de um grupo em qualquer trabalho, pontuando as abordagens que considerar mais interessantes.
Dica 2O professor deverá estar atento também na participação dos alunos; se elas acontecem num todo, em um grupo dominante e principalmente se existem alunos alheios aos debates. Se isso acontecer, o professor deverá "sutilmente" requerer a opinião e em último caso, delegar-lhe alguma atribuição para permitir o seu entrosamento ou facilitar o processo.

Aula 2

Finalizada a discussão, divida a turma em grupos com as seguintes atribuições:
I. Levantar a história das Olimpíadas (Como tiveram início, a festa de abertura, os esportes que fazem parte, os esportes excluídos e os adicionados com o tempo, vestimentas, bandeiras, o significado da vitória e da perda, sistema de marcação, etc.);
II. Pesquisar sobre os esportes coletivos (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
III. Pesquisar sobre os esportes individuais (de uma maneira mais detalhada demonstrar regras curiosas, curiosidades, recordes, países a se destacarem e o porquê deste destacamento, etc.);
IV. Um grupo seja destinado a dar apoio aos demais, um grupo de auxílio para a otimização do tempo e das apresentações e
V. Um grupo de filmagem que será responsável por filmar a organização ou a falta dela nos grupos, bem como o comportamento dos participantes durantes as próprias apresentações e no momento que forem observadores das outras. Deverão levar em conta a importância de documentar os eventos que levaram à frustração e/ou boa finalização nos objetivos pro postos para cada um dos grupos. Todos os aspectos levantados deverão ser mostrados aos alunos em aula posterior para avaliação e reflexão dos demais alunos da sala. A reflexão do O “documentário”, filmado, escrito e falado deverá ser editado em uma fita ou CD para os próprios alunos. A filmagem poder á ser feita a partir de qualquer dispositivo como câmera de celular, filmadora, etc.

Dica 2Interessante que os alunos desses grupos sejam orientados pelo professor a fim de que o resultado implique numa mudança de consciência disciplinar, principalmente por parte daqueles que apresentam um comportamento mais diferenciado (os mais inquietos, os pouco interessados, aquele que manipula e não permite a participação dos demais, etc.)

Aula 3
Nesta aula o professor deverá organizar o material para a conclusão dos objetivos de levantamento de informações sobre as Olimpíadas, respeitando a divisão dos grupos.
Prováveis lugares de pesquisa para a atividade desta aula:


• Revistas;
• Jornais;
• Livros na biblioteca;
• Páginas na internet em sites especializados;
• Folders ou propaganda de lojas que contenham assuntos relacionados;
• Outros.

ObservaçãoOs Folders ou propagandas, item mencionado como material de busca, podem revelar curiosidades usada para algum comercial.


Dica 2Para que haja otimização do tempo, enquanto alguns componentes trabalham na pesquisa do material tipografados, outros podem ir ao laboratório de informática fazer a busca nos materiais virtuais.


Procure estar sempre em contato e supervisionando os grupos que pesquisam na internet, alertando sobre o foco no objetivo, para não desviarem, para não se deixar ir para outros rumos, a facilidade para se perder em ambiente virtual é enorme.


Discutir com os alunos as situações que aparecerem durantes o trabalho (dispersão, conversas paralelas, etc), como também identificar possíveis erros na estratégia adotada pelo grupo que venha a prejudicar o andamento da aula.

Dica 2Você poderá usar o link http://www.efdeportes.com/efd71/esportes.htm que apresenta um Sistema de Classificação de Esportes, desenvolvido com base nos critérios de cooperação, relação de oposição com o adversário e tipo de ambiente onde se realiza a prática esportiva de todos as modalidades olímpicas.
Recursos Educacionais

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escola e esporte [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será o contínuo interesse no desenvolvimento das pesquisas e no envolvimento dos alunos nas tarefas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.