Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escher e os Mosaicos do Plano

 

18/02/2011

Autor y Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: leitura de imagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Teatro: dimensões artística, estética, histórica e sociológica
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • articular saberes geométricos e artísticos;
  • Criar Mosaicos do Plano.
Duração das atividades
2 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Polígonos

Soma dos ângulos internos de um polígono.

Ângulo interno de um polígono regular.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Escher

Dois cavaleiros

Fonte: http://artperceptions.blogspot.com/2010/02/m-c-escher.html

Interdisciplinaridade

 
Maurits Cornelis  Escher (1898-1972) foi um artista holandês, autor de várias obras de estilo bem peculiar, representou o impossível, o infinito e metamorfoses através de efeitos de ilusão de ótica, sem burlar as regras geométricas do desenho e da pespectiva. Suas obras são na maioria xilogravuras, litografias e meios-tons. Foram estas técnicas que permitiram que suas obras atingissem a estética impecável que podemos observar. Ele também foi o artista que melhor utilizou conceitos avançados de matemática e geometria para embasar suas obras. Ele mesmo uma vez declarou sua proximidade com a matemática:

“Embora não tenha qualquer formação e conhecimento das ciências exatas, sinto-me freqüentemente mais ligado aos matemáticos do que aos meus próprios colegas de profissão.”

Atividade 1

 Conhecendo a obra de Escher e Mosaicos do Plano

 

 

1º) Com auxílio de um projetor, exiba o website oficial de Escher

http://www.mcescher.com

 

Mostre sua galeria de mosaicos disponível em http://www.mcescher.com/Gallery/gallery-symmetry.htm

 

2º) Apresente os vídeos a seguir aos seus alunos. Em alguns o áudio em inglês poderá confundir os alunos. Por isso vamos indicar quais devem ser assistidos com o som original e quais devem ser exibidos sem som. 

As palavras escritas em inglês não devem atrapalhar porque acompanham demonstrações visuais.

Vídeos

Belos Mosaicos do Plano

Professor, este vídeo tem uma linda música! (som ligado)

Vídeo Mosaico 1

http://www.youtube.com/watch?v=h2AWKgU0cN4&feature=related

 

 

Trabalhos escolares

Música empolgante! (som ligado)

Vídeo Mosaico 2

http://www.youtube.com/watch?v=5-3tOa9CPb0&feature=related

 

Criando Mosaico em uma malha quadriculada

 

Atividade 2

Criando um mosaico a partir de um modelo em cartolina

Peça aos alunos, com bastante antecedência, os seguintes materiais:

  • Caixas de papelão fino, daquelas que servem para armazenar cereais em flocos por exemplo 
  • Tesoura
  • Cola
  • Cartolina
  • Lápis de cor

1º) Exiba o vídeo abaixo

 

 

Criando um mosaico a partir de um modelo em Cartolina

Narração em Inglês. (som desligado)

 

Vídeo Mosaico 3

http://www.youtube.com/watch?v=_Lg19NvW_sU&feature=related

 

2º) Cada aluno deverá recortar o papelão para formar dois quadrados idênticos, com lados de medida 5 cm.

3º) Um dos quadrados deverá ser mantido como referência o outro será recortado para criar o modelo.

4º) Cada aluno deverá recortar pedaços do quadrado, mantendo sempre os vértices do quadrado original na mesma posição. Cada parte recortada deverá ser colada de forma análoga a ilustrada no vídeo acima.

Se julgar necessário apresente também o vídeo a seguir.

Vídeo

Modelo de Mosaico

http://www.youtube.com/watch?v=iVXLU3SYCBw&feature=related

 

5º) A partir do modelo, cada aluno deverá preencher a cartolina com o seu mosaico.

6º) Em seguida os alunos devem colorir livremente seus trabalhos.

7º) Ao final coloque os mosaicos em exposição na escola!

 

Atividade 3

Anatomia das obras Cavalos Voadores e Lagartos de Escher

 

http://www.youtube.com/watch?v=i9_blsXCZDY&feature=related

 

1º) Apresente as técnicas utilizadas na criação das obras Lagartos e Cavalos Voadores.

Vídeos

 

Cavalos Voadores

Cavalos Voadores

http://www.youtube.com/watch?v=NYGIhZ_HWfg&feature=fvw

 

 

Lagartos

Lagartos

http://www.youtube.com/watch?v=T6L6bE_bTMo&feature=related

 

 

 

2º ) Agora que os alunos já sabem a técnica, proponha, como desafio, que reproduzam alguma das obras do artista Escher. 

3º) Utilize as produções dos alunos nesta atividade para avaliar a  entendimento da técnica.

Recursos Complementares
Avaliação

Na atividade 3 os alunos irão criar mosaicos similares aos feitos por Escher. Aproveite para avaliar se os alunos compreenderam o processo de criação e se foram capazes de reproduzir os mosaicos.

Obs: A ideia é que os mosaicos produzidos sejam parecidos, mas não precisam ser identicos aos feitos por Escher. Afinal, nem todos são artistas, mas todos podem fazer arte!

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.