16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer elementos que permitam representar graus; Identificar situações sobre giro e graus;
Resolver questões que provam a soma dos ângulos internos de um triângulo;
Reconhecer a medida do terceiro ângulo de um triângulo, dados os outros dois ângulos;
Resolver questões do cálculo do terceiro ângulo de um triângulo;
Representar triângulos com medidas; Identificar medidas que permitam representar triângulos;
Identificar medidas que não permitam representar triângulos;
Resolver questões de triângulos impossíveis.
Transferidor, uso do compasso, forma geométrica triângulo.
Professor, apresente um transferidor e oriente os alunos quanto seus elementos e que é possível traçarmos ângulos.
Fonte:http://www.tuttifesta.com.br/index1.asp?qm=p&ed=1&c=31
Oriente os alunos que há 360º em uma circunferência completa e na semicircunferência há 180º. Se observarmos um cone, é uma figura de revolução.
Fonte: http://www.brasilescola.com/matematica/cone.htm
Significa que resulta do giro de um eixo central completo de 360º. Professor, distribua papel para os alunos, e peça que representem um triângulo grande e o recorte-o. Oriente-os a rasgar os cantos do triângulo e encaixá-los, como peças de um quebra-cabeça.
Fonte: Criação da autora
Pergunte aos alunos o que notaram e qual a soma dos ângulos internos de um triângulo. Professor, oriente os alunos quando se remove os cantos dos triângulos e os encaixam, as três peças sempre formam uma linha reta, isto sugere que os três ângulos somam 180º.
Fonte: Criação da autora
Sugere-se orientar os alunos como calcular o terceiro ângulo de um triângulo. Se a soma dos três ângulos internos de um triângulo é 180º, você pode usar este fato para calcular a medida do terceiro ângulo de um triângulo, quando se conhece a dos outros dois.
Fonte: Criação da autora
Complemente o estudo de ângulos em triângulos, propondo os alunos conhecerem triângulos impossíveis. Solicite que tentem desenhar um triângulo com lados conhecidos usando o compasso: 3 cm, 4 cm e 8 cm
Fonte: Criação da autora e http://rose-filmes.blogspot.com/2009/12/os-impossiveis-download_3440.html
Os alunos deverão observar que os arcos não se interceptam. Então não é possível formar um triângulo.
Se tentarmos representar um triângulo com as seguintes medidas: 7 cm, 9cm e 11 cm
Fonte: Criação da autora
Os alunos deverão observar que é possível traçar o triângulo.
Pergunte se pelos comprimentos dos lados é possível construir triângulos, se não experimente somar o lado menor ao intermediário.
Proponha dimensões determinadas pelos alunos para a construção de triângulos, conforme suas orientações.
Atividade 1:
Proponha aos alunos a construção de um triângulo, que prova que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180º.
Fonte: Criação da autora
Atividade 2:
Solicite que os alunos calculem o terceiro ângulo de alguns triângulos, onde serão confeccionados em EVA e aplicados em uma superfície.
Fonte: Criação da autora
Professor, pergunte para os alunos qual é a medida dos ângulos de um triângulo eqüilátero e quantos ângulos precisamos conhecer para poder calcular todos os ângulos de um triângulo isósceles.
Atividade 3:
Apresente comprimentos dos lados de triângulos:
Oriente-os para que observem a soma das medidas dos lados menores e a do lado maior,concluam e respondam: Sem desenhá-los, digam quais dessas medidas de lados podem formar triângulos.
a) 8 cm, 10 cm ,12 cm
b) 8 cm, 10 cm, 20 cm
c) 2 cm, 2 cm, 10 cm
d) 12 cm, 1,5 cm, 11 cm
e) 10 cm, 20 cm, 10 cm
Desafio! Como podem representar este triângulo.
Fonte: www.picasaweb.google.com
Este é um triângulo de Penrose, a primeira pessoa a estudá-lo.
Fonte: Criação da autora
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam reconhecer elementos que permitam representar graus?
Os alunos identificaram situações sobre giro e graus, medidas que permitam representar triângulos e medidas que não permitam representar triângulos?
Os alunos souberam reconhecer a medida do terceiro ângulo de um triângulo, dados os outros dois ângulos?
Os alunos souberam representar triângulos com medidas?
Os alunos resolveram questões de triângulos impossíveis, do cálculo do terceiro ângulo de um triângulo e que provam a soma dos ângulos internos de um triângulo?
Quatro estrelas 2 calificaciones
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03/08/2011
Quatro estrelasGostei muito! vou aplicar nas minhas turmas do fundamental. Obrigada!
24/02/2011
Cinco estrelasPriscila, arrasou na aula. Parabéns!