16/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Conhecer reações químicas.
Professor, sugerimos que salve a imagem abaixo no pendrive, utilize a TV Pendrive (TV Multimídia) e mostre-a para os alunos. Neste site há informações sobre TVPenDrive. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/tutoriais/utilizando_pendrive.pdf Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf Acesso em: 22.nov.2010
Em seguida questione: Você saberia dizer que tipo de energia se converte em luz nas diversas fontes de luz? Deixe que os alunos interajam entre si. Para prosseguir, discorra sobre o assunto se detendo, especificamente na fotoquímica. Sugerimos que explique que a fotoquímica é o processo químico da fotossíntese. Ela utiliza a luz do Sol para as reações, por esse motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fotoquimica.htm Acesso em: 22.nov.2010
Explique também, como é representa a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio através da reação:
6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)
gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio.
Porque alguns tipos de óculos escurecem quando há muita luz e clareiam quando fica mais escuro?
Professor, nesta atividade os alunos devem construir sínteses que tratem da temática fotossíntese. Para tanto, sugerimos que os alunos sejam organizados no laboratório de informática para que assistam ao vídeo disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28065 Acesso em: 22.nov.2010
Após assistirem o vídeo, o professor organiza os alunos em dois grupos. Para agilizar a pesquisa e utilizar os computadores, os alunos devem ser reorganizados em equipes constituídas por três pessoas. Desta maneira (por exemplo) pode-se ter no Grupo A, três equipes pesquisando os mesmos temas. Na sequência, devem acessar os sites indicados e realizar a pesquisa sobre o conceito, as leis, o processo, as reações da fotoquímica, fotoquímica no Brasil e na sociedade.
Por fim, o professor organiza os alunos em dois grandes grupos (Grupo A e B) para realizarem um debate em sala de aula sobre os assuntos pesquisados e realizar o debate na sala de aula.
Grupo A – A favor da aplicação da fotoquímica na sociedade
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoqu%C3%ADmica Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://dicionario.sensagent.com/fotoquimica/pt-pt/ Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://www.brasilescola.com/quimica/fotoquimica.htm Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/fotoquimica.htm Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto76.asp Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fotossintese/descobert-da-fotossintese.php Acesso em: 22.nov.2010
Grupo B – Contra a aplicação da fotoquímica na sociedade
Disponível em: http://pt.wikilingue.com/es/Fotoqu%C3%ADmica Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://www.nupeg.ufrn.br/downloads/fotoquimica/aula_1.pdf Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422002000800007&script=sci_arttext Acesso em: 22.nov.2010
Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_reacoes_fotoquimicas.pdf Acesso em: 22.nov.2010
Texto que trata da Fotoquímica. Deve ser acessado por todos os grupos. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v25s1/9411.pdf Acesso em: 22.nov.2010
Professor, nesta atividade os alunos devem identificar as áreas de aplicação da fotoquímica. Sugerimos que sejam organizados em cinco equipes. Para realizar a tarefa, devem acessar os sites indicados e efetuar a pesquisa. Para cada tópico devem explicitar: o conceito, o histórico, as aplicações, as reações (incluindo os exemplos), os usos e as relações homem/ natureza. Solicite que pesquisem os tópicos de acordo com a estratégia indicada.
Equipe 1 = Fotossíntese clorofiliana ou função clorofiliana - Disponível em: http://www.cvdee.org.br/est_nltexto.asp?id=08&cap=008 Acesso em: 22.nov.2010
Equipe 2 = Vidros e Lentes Fotocromáticas - Disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao412.htm Acesso em: 22.nov.2010
Equipe 3 = Combustão - fonte de luz e calor - Disponível em: http://www.if.usp.br/gref/optica/optica2.pdf Acesso em: 22.nov.2010
Equipe 4 = Luz Fria - Reações Bioluminescentes - Disponível em: http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto76.asp Acesso em: 22.nov.2010
Equipe 5 = Quimioluminescência - Luminol - Disponível em: http://cienciatube.blogspot.com/2009/08/quimiluminescencia-quimica-do-vaga-lume.html Acesso em: 22.nov.2010
Este site deve ser acessado por todas as equipes. Disponível em: http://blogdaprofsandracavaller.blogspot.com/2010/07/fotoquimica.html Acesso em: 22.nov.2010
Para socializar os resultados os alunos devem acessar o software de apresentação Impress disponível em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010 e, criar os slides.
Para finalizar, o educador pode apresentar suas considerações para assegurar que os conceitos estejam corretos.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27788 Acesso em: 22.nov.2010
Fotoquímica: parte 1: experimento prático
Materiais necessários
Para realizar o experimento que demonstra e explica uma reação fotoquímica (reação química que ocorre somente na presença de luz), os alunos devem ser organizados em três equipes. À medida que desenvolvem o experimento devem observar como ocorre a reação de decomposição fotoquímica. Devem utilizar um editor de textos o qual sugerimos seja o editor de textos do BROffice que está disponível em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer para produzir um relatório no qual devem explicitar o que ocorre com os compostos após as soluções serem transferidas para o balão volumétrico. quando o revelador é preparado para que a reação se processe através da decomposição fotoquímica do trioxalato de ferro (III) produzindo ferro (II) e dióxido de carbono.
Os alunos devem socializar os resultados apresentando os relatórios para a turma na sala de aula.
Os alunos devem ser organizados em equipes constituídas por cinco pessoas. Acessar o link indicado, realizar simulação "Fotoquímica na vida" de modo a reconhecer as leis da fotoquímica. Devem observar como ocorrem as reações fotoquímicas e fazer apontamentos no caderno.
Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/software/objetos/T3-08/T3-08-sw-a2/Condigital.html Acesso em: 22.nov.2010
Para socializar os registros os alunos devem acessar o tutorial disponível em:
http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (Acesso em: 22.nov.2010) e criar páginas PBWorks. Desta maneira podem construir o livro de química da turma (registros efetuados no decorrer do ano letivo).
Oriente os alunos para que se organizem em equipes compostas por seis pessoas. Na sequência solicite que acessem blog de química da turma e insiram os conceitos básicos desenvolvidos nas aulas. Para criar o blog podem acessar o site disponível em: www.blogger.com/start Acesso em: 22.nov.2010
Os alunos podem realizar uma exposição fotográfica na escola para explicar como ocorre a fotoquímica. Após revelarem diferentes tipos de fotos (em preto e branco, coloridas, fotos em que as pessoas apareçam com os olhos vermelhos, etc.) poderão colar em cartolinas e inserirem breve resumo explicando as reações químicas.
Os alunos podem acessar o Impress que está disponível em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010 e, criar os slides.para criar as molduras onde serão afixadas as fotos.
Física: Os alunos podem ser orientados a pesquisarem sobre a combustão, fonte de luz e calor.
Ciências: o professor pode trabalhar a fabricação de vidros e lentes fotocromáticas.
Biologia: esta disciplina pode explorar e integrar os estudos da fotossíntese clorofiliana.
Nome | Tipo |
---|---|
Fotoquímica: parte 2: vídeo | Vídeo |
Fotoquímica: parte 1: experimento prático | Experimento prático |
Tutorial da simulação Fotoquímica. Disponível em: http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/software/objetos/T3-08/T3-08-sw-a2/guiaDidatico.pdf Acesso em: 22.nov.2010
LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.
Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.
Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf Acesso em: 22.nov. 2010.
A avaliação é um processo que deve ocorrer de modo que seja diagnóstico, processual, formativo e continuo, portanto, se viabiliza ao longo de todas as aulas.
Sugerimos alguns critérios para auxiliar na avaliação desta aula. Desta maneira o professor pode verificar se o aluno:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!