Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A MÚSICA NA SALA DE AULA

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
EVERTON DA SILVA OLIVEIRA
imagem do usuário

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES EEEFM - AGOSTINHO SIMONATO

Laureni Santos de Paula; Róbert do Carmo Simoni; Priscila Montenegro Robles Maciel

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber que a música, seja ela religiosa ou secular, está presente nas diversas tradições culturais,  podendo também ser usada nas escolas de forma a possibilitar o diálogo, respeito e reverência ao Transcendente.

Duração das atividades
03 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situação do dia-a-dia da turma, que envolva diálogo e troca de ideias na construção do conhecimento, tais como: a análise de músicas seculares que abordam de forma implícita ou não, as dádivas do criador ao ser humano e a natureza, bem como os diferentes sentimentos que expressamos, ora de alegria, de tristeza, raiva ou amor.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01- Contextualizando

Promover um diálogo abordando a importância da música em nossas vidas; Abordar os diferentes sentimentos que a música pode nos proporcionar no nosso cotidiano; Instigar os alunos a refletirem sobre este momento, em quais situações de suas vidas a música teve um momento especial; Dividir a sala em pequenos grupos e pedir para cada grupo relatar 5 momentos ou músicas que marcaram as suas vidas.  

 Aula 02 - Visita ao Laboratório de Informática   

Apresentar a turma às letras e o áudio das músicas abaixo. Pedir que façam uma breve reflexão sobre as mesmas, questionando quais os valores ou sentimentos apresentados durante a execução do áudio.

Fonte:

http://www.letras.com.br/aline-barros/aos-olhos-do-pai, acesso em 18/11/10.

http://www.letras.com.br/legiao-urbana/mais-uma-vez, acesso em 18/11/10.   

A partir dessa reflexão, o professor deverá conversar com a turma sobre o que compreenderam a respeito das diferentes  mensagens sobre otimismo e gratidão.   

 Aula 03-  Execução de Atividades   

Após ouvir novamente o áudio das músicas, o professor deverá entregar a cada aluno o questionário que segue abaixo.   

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE MÚSICA NA SALA DE AULA.

A) Ficha – Atividade: MAIS UMA VEZ E AOS OLHOS DO PAI.

1 - Ao escutar essa música, você:

 a) ( ) Desliga imediatamente b) ( ) Ouve atentamente c) ( ) Compra o CD d) ( ) Deixa tocando como música de fundo

2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome. _________________________________________________

3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome. __________________________________________________

4 - O que você sente ao ouvir essa música? ___________________________________________________________________

5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música? ______________________________________________

6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido? __________________________________

7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música? _________________________________________________________________

8 - Você gosta desse tipo de música? Por quê? _____________________________________________________________     

B) Ficha – Atividade: Curtindo o clipe 

a) A música é: ( ) Divertida     ( ) Suave             ( ) Chata     ( ) Melancólica   

b) A letra da música é: ( ) Repetitiva   ( ) Muito longa     ( ) Bonita    ( ) Romântica

c) O clipe é: ( ) Alegre        ( ) Bem instrumentalizado     ( ) Triste     ( ) Agradável   

d) Quando ouve a música, você: ( ) Quer dançar      ( ) Quer chorar      ( ) Quer namorar      ( ) Sente saudades

e) O/A cantor/a da música parece estar: ( ) Apaixonado/a    ( ) Nervoso/a      ( ) Agitado/a     ( ) Triste      ( ) Feliz

 C) Ficha – Atividade: Trilha sonora   

1 - Dê dois adjetivos para essa música. ______________________________________________________

 2 - Se a música fosse de um filme, qual seria? ________________________________________________

3 - Sobre o que seria o filme? ______________________________________________________________

 4 - Onde a história se passaria? ____________________________________________________________

 5 - Quais seriam os personagens? __________________________________________________________

 6 - Como terminaria o filme? ______________________________________________________________   

D) QUESTIONÁRIO   

1)  Dê que forma as letras apresentam, Deus, o ser humano e a natureza?

2)  Que importância tem essas músicas na sua vida?

3)  Em sua opinião, a música fala que não devemos desistir nunca? Por quê?

4)  Pesquise três instrumentos musicais das seguintes tradições religiosas (Culto Afro-brasileiro e a religião indígena).

5)  Faça a ilustração de três instrumentos musicais pesquisados.

Recursos Complementares

Utilizamos os vídeos linkados acima

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem e deve ocorrer informalmente.  

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/9 - 77,78%
  • Quatro estrelas 2/9 - 22,22%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.