16/02/2011
Laureni Santos de Paula; Róbert do Carmo Simoni; Priscila Montenegro Robles Maciel
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Perceber que a música, seja ela religiosa ou secular, está presente nas diversas tradições culturais, podendo também ser usada nas escolas de forma a possibilitar o diálogo, respeito e reverência ao Transcendente.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situação do dia-a-dia da turma, que envolva diálogo e troca de ideias na construção do conhecimento, tais como: a análise de músicas seculares que abordam de forma implícita ou não, as dádivas do criador ao ser humano e a natureza, bem como os diferentes sentimentos que expressamos, ora de alegria, de tristeza, raiva ou amor.
Aula 01- Contextualizando
Promover um diálogo abordando a importância da música em nossas vidas; Abordar os diferentes sentimentos que a música pode nos proporcionar no nosso cotidiano; Instigar os alunos a refletirem sobre este momento, em quais situações de suas vidas a música teve um momento especial; Dividir a sala em pequenos grupos e pedir para cada grupo relatar 5 momentos ou músicas que marcaram as suas vidas.
Aula 02 - Visita ao Laboratório de Informática
Apresentar a turma às letras e o áudio das músicas abaixo. Pedir que façam uma breve reflexão sobre as mesmas, questionando quais os valores ou sentimentos apresentados durante a execução do áudio.
Fonte:
http://www.letras.com.br/aline-barros/aos-olhos-do-pai, acesso em 18/11/10.
http://www.letras.com.br/legiao-urbana/mais-uma-vez, acesso em 18/11/10.
A partir dessa reflexão, o professor deverá conversar com a turma sobre o que compreenderam a respeito das diferentes mensagens sobre otimismo e gratidão.
Aula 03- Execução de Atividades
Após ouvir novamente o áudio das músicas, o professor deverá entregar a cada aluno o questionário que segue abaixo.
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE MÚSICA NA SALA DE AULA.
A) Ficha – Atividade: MAIS UMA VEZ E AOS OLHOS DO PAI.
1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente b) ( ) Ouve atentamente c) ( ) Compra o CD d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome. _________________________________________________
3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome. __________________________________________________
4 - O que você sente ao ouvir essa música? ___________________________________________________________________
5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música? ______________________________________________
6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido? __________________________________
7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música? _________________________________________________________________
8 - Você gosta desse tipo de música? Por quê? _____________________________________________________________
B) Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
a) A música é: ( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é: ( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é: ( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você: ( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar: ( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz
C) Ficha – Atividade: Trilha sonora
1 - Dê dois adjetivos para essa música. ______________________________________________________
2 - Se a música fosse de um filme, qual seria? ________________________________________________
3 - Sobre o que seria o filme? ______________________________________________________________
4 - Onde a história se passaria? ____________________________________________________________
5 - Quais seriam os personagens? __________________________________________________________
6 - Como terminaria o filme? ______________________________________________________________
D) QUESTIONÁRIO
1) Dê que forma as letras apresentam, Deus, o ser humano e a natureza?
2) Que importância tem essas músicas na sua vida?
3) Em sua opinião, a música fala que não devemos desistir nunca? Por quê?
4) Pesquise três instrumentos musicais das seguintes tradições religiosas (Culto Afro-brasileiro e a religião indígena).
5) Faça a ilustração de três instrumentos musicais pesquisados.
Utilizamos os vídeos linkados acima
A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem e deve ocorrer informalmente.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2015
Cinco estrelasExcelente interpretação das atividades, onde as mesmas abordam a música de forma precisa e muito criativa.
06/08/2013
Cinco estrelasadorei o seu método de atividades na sala de aula, gosto de novidades e simplesmente esta é d+ a minha nota é 10.
02/07/2013
Cinco estrelasnossa, adorei muito boa e sintética. tudo q eu estava precisando para meus alunos. parabésn
18/03/2013
Cinco estrelasADOREI A SUGESTÃO! VOU UTILIZAR EM AULA!
30/10/2012
Quatro estrelasamei a proposta da aula. vou aplicá-la só que com outra música. mudarei algumas perguntas.
29/05/2012
Cinco estrelasÓtimas ideias!!! Vou aproveitá-las a partir da minha próxima aula de Ensino Religioso com o 8º ano. Parabéns!!! Adorei!!!
01/05/2012
Cinco estrelasAdorei essas atividades!
13/10/2011
Cinco estrelasGostei bastante da sugestão de aula sobre musica, ela contribuiu bastante para o meu trabalho. Um abraço ;)
20/04/2011
Quatro estrelasEu achei muito interessante,uma aula dessa faz com que o luno fique mais interssado. E juda muito nós professores de arte, que as vezes ficamos perdidos. Parabéns!!!