16/12/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Química |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Análises Químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Conhecer elementos químicos, equilíbrio e reações químicas.
Professor questione os alunos: Por que a água oxigenada em contato com o machucado borbulha? Água oxigenada tira manchas? Nos pés, evita problemas de frieiras e fungos que causam o mau cheiro (chulé)?
Proponha aos alunos que realizem o experimento "Decomposição da água oxigenada" que está disponível em:
http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=26 Acesso em: 22.nov.2010.
Ao realizar o experimento os alunos devem observar as reações e anotar no caderno.
Material necessário: Água oxigenada 10 volumes, pilha (nova e não alcalina), tubo de ensaio ou pré-forma (transparente), palha de aço, bateria, palito de churrasco, espátula, alicate, chave de fenda (para abrir a pilha), isqueiro ou palito de fósforo.
Em seguida discuta com os alunos: Água oxigenada pode ajudar no tratamento do câncer? O peróxido de hidrogênio pode ser utilizado para fazer clareamento dental?
Por que a água oxigenada em contato com o machucado borbulha? Nos pés, evita problemas de frieiras e fungos que causam o mau cheiro (chulé)?
Água oxigenada tira manchas? Explore com os alunos possíveis respostas para essas questões.
A partir do que foi apresentado na prática social inicial lance as seguintes questões:
De onde vem a cor do cabelo? Em quantas partes é formado o fio de cabelo? O que é uma tintura permanente?
Após o estudo, explique aos alunos que certos produtos que contêm amônia, substância que abre as escamas do cabelo para a tintura penetrar este processo é denominado "tintura permanente". A água oxigenada ali presente remove parte dos pigmentos naturais. Isso se dá graças à reação de oxidação, que ocorre no contato do pigmento com o ar ou a água oxigenada. Explique aos alunos como a água oxigenada atua sobre os microorganismos. A molécula de oxigênio liberada pela água oxigenada ataca a bactéria, organismo protegido por uma membrana lipoprotéica. O oxigênio rouba ou arranca os elétrons da membrana. Sem eles, a bactéria morre e o oxigênio torna-se íon e se transforma em óxido. Essa reação só é possível se a quantidade de oxigênio for suficiente.
Na sequência equacione a reação de decomposição da água oxigenada.
2H2O2(aq) -> 2H2O(l) + O2(g)
Nesta atividade, os alunos devem identificar a aplicação da água oxigenada no cotidiano. Primeiro organize-os em dois grupos. Oriente para que acessem os sites indicados e efetuem a pesquisa e façam anotações em seus cadernos.
Grupo 1: Conceituando água oxigenada, usos, aplicação no cotidiano, composição química e fabricação.
Disponível em: http://quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=60 Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%B3xido_de_hidrog%C3%AAnio Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000300015 Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%B3xido_de_hidrog%C3%AAnio Acesso em: 22.nov.2010.
Grupo 2: Fórmulas da água oxigenada (Conceito e representação de fórmula eletrônica, estrutural e molecular).
Fórmula molecular: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_molecular Acesso em: 22.nov.2010.
Fórmula eletrônica: Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/quimica/formula-eletronica-ou-de-lewis.html Acesso em: 22.nov.2010.
Fórmula estrutural: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_estrutural Acesso em: 22.nov.2010.
Para socializar os resultados das pesquisas, os alunos podem criar slides, inserir imagens. Podem utilizar o software de apresentação Impress que está disponível em:
http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010.
Professor, neste momento, utilize a imagem abaixo para fazer uma explicação sobre os elementos que compõem a molécula do peróxido de hidrogenio. Pode-se utilizar também palitos de sorvete como suporte para representar a molécula.
Fórmula molecular: aponta apenas o número de átomos dos elementos constituintes de um composto e a sua proporção (ou seja, em uma molécula). Exemplo: H2O2
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hydrogen-peroxide-3D-balls.png Acesso em: 22.nov.2010.
Professor, os alunos devem assistir ao vídeo “Decompondo em espuma: parte 2” para que possam entender a influência da concentração na velocidade de reação. Para tanto, acomode-os na sala de aula, sala de vídeo ou no laboratório de informática. À medida que assistem ao vídeo, devem observar porque a concentração da água oxigenada comercializada nas farmácias é expressa em "volumes" e também, qual a influência da concentração na velocidade de reação e fazer anotações no caderno.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26897 Acesso em: 22. nov. 2010.
Decompondo em espuma: parte 2: vídeo
Os alunos devem utilizar os computadores do laboratório de informática, acessar o link do editor de texto http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer , relatar o que observaram no vídeo e comparar com as reações do experimento prático. Para socializar os resultados, o professor pode organizar um debate na sala de aula.
Professor organize os alunos em quatro equipes. Solicite que leiam os textos indicados e reconheçam os benefícios do Peróxido de Hidrogênio (H2O2).
Grupo A:
Disponível em: http://holococos.sjdr.com.br/casa/benefcios-da-gua-oxigenada/ Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://socionatural.blogspot.com/2006/09/os-benefcios-da-gua-oxigenada.html Acesso em: 22.nov.2010
Grupo B:
No site http://www.paty.posto7.com.br/agua_oxigenada.htm Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/1,6993,ECT527332-1940,00.html Acesso em: 22.nov.2010.
Solicite que os alunos, em equipes acessem o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ elaborem um mapa conceitual a partir da palavra “Peróxido de Hidrogênio”, utilizando os conceitos básicos desenvolvidos na aula.
O objetivo do mapa é fazer com que o aluno possa expressar toda a aprendizagem obtida durante o desenvolvimento da aula.
Promova a construção de um painel que explore a palavra a água oxigenada. Além do aspecto de reagir quimicamente, devem explicitar em que pode ser utilizada, como pode ser obtida.
Ciências: funcionamento dos agentes descolorantes e as tinturas de cabelo.
Biologia: o professor pode explorar a estrutura do cabelo especificamente sobre o estudo do revestimento corporal. A questão dos genes recessivos dos loiros pode dar margem a uma abordagem genética.
História: estudo sobre as loiras realizado por Joanna Pitman atribui significado social à cor dos cabelos. Revista Veja disponível em: http://veja.abril.com.br/260303/p_098.html
Governo proíbe comercialização de leite longa vida de quatro empresas por suspeitas de misturar substâncias como água oxigenada e soda cáustica ao leite para disfarçar as más condições do produto. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u342230.shtml Acesso em: 03.12.2010.
Disponível em: http://bloged1958.blog.digi.com.br/category/charges/ Acesso em: 22.nov.2010.
Nome | Tipo |
---|---|
Decompondo em espuma: parte 2: vídeo | Vídeo |
Para saber sobre as estruturas das fórmulas os alunos podem acessar os link´s abaixo:
No site há informações osbre Reação de oxirredução: Disponível em: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/nox.html Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.clareamentodental.com.br/agentes.htm Acesso em: 22.nov.2010.
Disponível em: http://www.hoshi.com.br/content/view/128/85/lang,brazilian_portuguese/ Acesso em: 22.nov.2010.
Entendemos que a avaliação é sempre diagnóstica, processual e formativa. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar neste processo. Assim o professor pode verificar se o aluno:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/03/2014
Cinco estrelasMuito boa..Obrigado professor pela aula,vou tentar adaptá-la na minha escola.