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Quais os benefícios da água oxigenada?

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Química
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Análises Químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a aplicação da água oxigenada (Peróxido de Hidrogênio) no cotidiano;
  • Reconhecer os benefícios do Peróxido de Hidrogênio (H2O2);
  • Entender a influência da concentração na velocidade de reação;
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer elementos químicos, equilíbrio e reações químicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor questione os alunos: Por que a água oxigenada em contato com o machucado borbulha? Água oxigenada tira manchas? Nos pés, evita problemas de frieiras e fungos que causam o mau cheiro (chulé)?

Proponha aos alunos que realizem o experimento "Decomposição da água oxigenada" que está disponível em: 

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=26 Acesso em: 22.nov.2010.

Ao realizar o experimento os alunos devem observar as reações e anotar no caderno.

Material necessário: Água oxigenada 10 volumes, pilha (nova e não alcalina), tubo de ensaio ou pré-forma (transparente), palha de aço, bateria, palito de churrasco, espátula, alicate, chave de fenda (para abrir a pilha), isqueiro ou palito de fósforo.

Em seguida discuta com os alunos: Água oxigenada pode ajudar no tratamento do câncer? O peróxido de hidrogênio pode ser utilizado para fazer clareamento dental? 

Por que a água oxigenada em contato com o machucado borbulha? Nos pés, evita problemas de frieiras e fungos que causam o mau cheiro (chulé)?

Água oxigenada tira manchas? Explore com os alunos possíveis respostas para essas questões.

A partir do que foi apresentado na prática social inicial lance as seguintes questões: 

De onde vem a cor do cabelo?  Em quantas partes é formado o fio de cabelo? O que é uma tintura permanente? 

Após o estudo, explique aos alunos que certos produtos que contêm amônia, substância que abre as escamas do cabelo para a tintura penetrar este processo é denominado "tintura permanente". A água oxigenada ali presente remove parte dos pigmentos naturais. Isso se dá graças à reação de oxidação, que ocorre no contato do pigmento com o ar ou a água oxigenada.   Explique aos alunos como a água oxigenada atua sobre os microorganismos. A molécula de oxigênio liberada pela água oxigenada ataca a bactéria, organismo protegido por uma membrana lipoprotéica. O oxigênio rouba ou arranca os elétrons da membrana. Sem eles, a bactéria morre e o oxigênio torna-se íon e se transforma em óxido. Essa reação só é possível se a quantidade de oxigênio for suficiente.

Na sequência equacione a reação de decomposição da água oxigenada.

2H2O2(aq) -> 2H2O(l) + O2(g) 

Primeira atividade

Nesta atividade, os alunos devem identificar a aplicação da água oxigenada no cotidiano. Primeiro organize-os em dois grupos. Oriente para que acessem os sites indicados e efetuem a pesquisa e façam anotações em seus cadernos.

Grupo 1: Conceituando água oxigenada, usos, aplicação no cotidiano, composição química e fabricação.

Disponível em: http://quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=60 Acesso em: 22.nov.2010. 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%B3xido_de_hidrog%C3%AAnio Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000300015 Acesso em: 22.nov.2010. 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Per%C3%B3xido_de_hidrog%C3%AAnio Acesso em: 22.nov.2010. 

Grupo 2: Fórmulas da água oxigenada (Conceito e representação de fórmula eletrônica, estrutural e molecular).

Fórmula molecular: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_molecular Acesso em: 22.nov.2010.   

Fórmula eletrônica: Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/quimica/formula-eletronica-ou-de-lewis.html  Acesso em: 22.nov.2010. 

Fórmula estrutural: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm  Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_estrutural Acesso em: 22.nov.2010.  

Para socializar os resultados das pesquisas, os alunos podem criar slides, inserir imagens. Podem utilizar o software de apresentação Impress que está disponível em:

http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 22.nov.2010. 

Professor, neste momento, utilize a imagem abaixo para fazer uma explicação sobre os elementos que compõem a molécula do peróxido de hidrogenio. Pode-se utilizar também palitos de sorvete como suporte para representar a molécula.

Fórmula molecular: aponta apenas o número de átomos dos elementos constituintes de um composto e a sua proporção (ou seja, em uma molécula). Exemplo: H2O2

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Hydrogen-peroxide-3D-balls.png Acesso em: 22.nov.2010.

Segunda atividade

Professor, os alunos devem assistir ao vídeo “Decompondo em espuma: parte 2” para que possam entender a influência da concentração na velocidade de reação. Para tanto, acomode-os na sala de aula, sala de vídeo ou no laboratório de informática. À medida que assistem ao vídeo, devem observar porque a concentração da água oxigenada comercializada nas farmácias é expressa em "volumes" e também, qual a influência da concentração na velocidade de reação e fazer anotações no caderno.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26897 Acesso em: 22. nov. 2010.

Decompondo em espuma: parte 2: vídeo      

Os alunos devem utilizar os computadores do laboratório de informática, acessar o link do editor de texto http://www.broffice.org/broo/?q=produto/writer , relatar o que observaram no vídeo e comparar com as reações do experimento prático. Para socializar os resultados, o professor pode organizar um debate na sala de aula. 

Terceira atividade

Professor organize os alunos em quatro equipes. Solicite que leiam os textos indicados e reconheçam os benefícios do Peróxido de Hidrogênio (H2O2). 

Grupo A:

Disponível em: http://holococos.sjdr.com.br/casa/benefcios-da-gua-oxigenada/ Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://socionatural.blogspot.com/2006/09/os-benefcios-da-gua-oxigenada.html Acesso em: 22.nov.2010

Grupo B:

No site http://www.paty.posto7.com.br/agua_oxigenada.htm Acesso em: 22.nov.2010.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/1,6993,ECT527332-1940,00.html Acesso em: 22.nov.2010.

Solicite que os alunos, em equipes acessem o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ elaborem um mapa conceitual a partir da palavra “Peróxido de Hidrogênio”, utilizando os conceitos básicos desenvolvidos na aula.

O objetivo do mapa é fazer com que o aluno possa expressar toda a aprendizagem obtida durante o desenvolvimento da aula.

Promova a construção de um painel que explore a palavra a água oxigenada. Além do aspecto de reagir quimicamente, devem explicitar em que pode ser utilizada, como pode ser obtida.

Ciências: funcionamento dos agentes descolorantes e as tinturas de cabelo.    

Biologia: o professor pode explorar a estrutura do cabelo especificamente sobre o estudo do revestimento corporal. A questão dos genes recessivos dos loiros pode dar margem a uma abordagem genética.

História: estudo sobre as loiras realizado por Joanna Pitman atribui significado social à cor dos cabelos. Revista Veja disponível em: http://veja.abril.com.br/260303/p_098.html   

Curiosidades

Governo proíbe comercialização de leite longa vida de quatro empresas por suspeitas de misturar substâncias como água oxigenada e soda cáustica ao leite para disfarçar as más condições do produto. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u342230.shtml  Acesso em: 03.12.2010.

Disponível em: http://bloged1958.blog.digi.com.br/category/charges/ Acesso em: 22.nov.2010.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Decompondo em espuma: parte 2: vídeo Vídeo
Recursos Complementares

Para saber sobre as estruturas das fórmulas os alunos podem acessar os link´s abaixo:

No site há informações osbre Reação de oxirredução: Disponível em: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/nox.html Acesso em: 22.nov.2010. 

Disponível em: http://www.clareamentodental.com.br/agentes.htm Acesso em: 22.nov.2010. 

Disponível em: http://www.hoshi.com.br/content/view/128/85/lang,brazilian_portuguese/ Acesso em: 22.nov.2010.  

Avaliação

Entendemos que a avaliação é sempre diagnóstica, processual e formativa. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar neste processo. Assim o professor pode verificar se o aluno:

  • Exercitou os conhecimentos ao desenvolver o experimento;
  • Reconheceu a aplicação do peróxido de hidrogênio no cotidiano;
  • Realizou as atividades colaborativamente;
  • Manuseou adequadamente os recursos tecnológicos.
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