Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gordura Trans: Mitos e Verdades.

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia R. M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Definir “ gordura trans”.

2) Identificar alimentos que contêm gordura trans.  

3) Explicar as consequências do excesso de gordura no organismo.

4) Avaliar os efeitos de gordura no  metabolismo.

5) Repensar hábitos alimentares.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não exige conhecimento prévios

Estratégias e recursos da aula

Professor: Investigue por meio destas questões o que os alunos sabem sobre o tema.

1) Você sabe o que é gordura trnas?

2) Quais alimentos contêm gordura trans?

Criada pela indústria para deixar a comida mais saborosa, crocante e atraente, ela se tornou um dos maiores vilões da alimentação moderna. O mundo quer se livrar de seus efeitos nocivos. Também  foi criada pela indústria para aumentar o prazo de validade dos alimentos.

3) Liste todos os alimentos que contêm gordura trans.

4) Você sabe quais são os danos desse tipo de gordura no organismo do homem?

5) Você sabe identificar um produto que tenha gordura trans de outro que não têm?

 

Mas afinal de contas, o que faz da gordura trans esse vilão dos tempos modernos?

TRABALHANDO COM O TEXTO

O grande problema está em sua composição, uma reação química na qual se utiliza o hidrogênio para transformar óleos vegetais saudáveis, como os de soja, girassol, milho e canola, em um tipo de gordura sólida. Este composto artificial, induzido, não é reconhecido nem metabolizado pelo organismo. Por isso, circula praticamente incólume em toda a corrente sangüínea, entupindo veias e artérias com eficiência e rapidez bem maiores do que as saturadas e vegetais clássicas. A trans, a exemplo das outras duas gorduras, também mexe com o colesterol – mas, novamente, de forma bem mais nociva. Embora as gorduras animais, ou saturadas, aumentem a fração ruim do colesterol, o LDL, elas não interferem na parte boa, o HDL, que circula pelo corpo varrendo os restos de gordura. A trans não só aumenta o colesterol ruim como diminui de maneira importante o bom colesterol. A trans aumenta também a dose de triglicérides, uma outra fração de gordura que circula no sangue e está associada ao desenvolvimento da diabete.

 E qual o melhor caminho para fugir deste inimigo aparentemente onipresente?

 CONTROLE O SEU CONSUMO A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o consumo total diário de trans não pode passar de dois gramas, o equivalente a 1% do total de uma dieta de duas mil calorias. Na verdade, uma criança ou adolescente que abre um pacote de biscoito recheado e come três deles já estourou a cota.  . Vale lembrar que os alimentos que mais contêm gordura trans são bolachas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos e todos os alimentos que tem margarina na composição.  

  

  

Fonte de consulta:  http://www.mundovestibular.com.br/articles/4980/1/Alimentacao-guerra-a-gordura-trans/Paacutegina1.html   

Exibição de vídeo: Gordura Trans é um perigo (3:23)

Fonte de consulta: http://www.youtube.com/watch?v=i7Xw1T9UwKM&feature=related 

1) Liste as informações que você considerou interessantes em relação a gordura trans e seus efeitos maléficos no corpo humano.

2) Por que a gordura trans é considerada um perigo para a saúde humana?

  

ATIVIDADE 2

Você sabe o que você come?

TRABALHANDO COM RÓTULOS

O professor deverá pedir aos alunos que tragam de embalagens de produtos alimentícios que contenham ou não a informação "Livre de Gordura Trans". Cada aluno deverá ler as informações contidas nelas.

1) Qual a importância de se ler as informações contidas nos rótulos?

2) Quais as informações que devem constar nos rótulos dos produtos?

3) Nos rótulos encontramos as principais informações sobre a utilização segura e eficaz de um determinado produto e contém informações do fabricante, informações nutricionais do produto e a data de validade.

Professor: proponha que os alunos façam grupos com quatro ou cinco alunos, sendo que cada grupo deverá analisar atentamente os rótulos e responder as perguntas listadas abaixo.

Ao final desta atividade, as respostas serão socializadas com os outros grupos.

1) Observe na embalagem de cada produto a data de fabricação e validade.

2) Em muitos produtos, encontramos o seguinte dado: " livre de gordura trans", 0% gordura trans. O que significa esta informação? Qual a importância desta informação?

3) As embalagens do seu grupo contém esta informação? Caso seja sim, o que significa esta informação?

4) Você consegue estabelecer alguma relação entre esta informação e a saúde das pessoas?

5) Pense no seu dia a dia e diga quais são as possíveis medidas que podem ser tomadas para se evitar o consumo de produtos que contenham gordura trans?

Professor: propor a construção de um painel para que os alunos afixem as embalagens estudadas. Divida-o em duas partes: de um lado alimentos livres de gordura trans e o outro, alimentos que contêm gordura trans.

Esta informação é importante...

A Anvisa determinou que, quando uma porção do alimento possuir até 0,2% da gordura, o rótulo pode dizer que o produto não tem gordura trans, o que não é verdade", explica Samantha Andrade. Ou seja, se a embalagem traz os valores referentes à porção de dois biscoitos e esses contiverem 0,2g de gordura trans, o fabricante pode afirmar que o produto é livre dela. Mas, na verdade, se uma pessoa comer 20 biscoitos terá consumido os 2g da gordura.

Fonte de consulta: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/comemos-isto-426208.shtml 

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE 

1) Profissionais da saúde: convide um nutricionista ou especialista da área de nutrição para fazer uma palestra a respeito dos prejuízos da gordura trans para o organismo humano, vantagens de se evitar o consumo da mesma, ressaltando importância de se alimentar bem.

2) Artes: Montar um cartaz alertando sobre os prejuízos de se consumir alimentos que contêm gordura trans. Estes cartazes deverão ser expostos nas dependências físicas da escola. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as será processual e poderá ser feita em todos os momentos da aula. Todos os recursos utilizados poderão servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno/a na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Rita Dalpiaz Breunig, E.E.E.F.Osório Duque Estrada , Rio Grande do Sul - dijo:
    mariaritabreunig@gmail.com

    17/10/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Sua aula é do estilo do meu trabalho com os alunos. Precisamos instigá-los, sempre. O prefessor tem que ser o mediador do conhecimento. Abraço. Maria Rita


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.