Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


11 de dezembro – dia do arquiteto!

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os aspectos relacionados à formação profissional de um arquiteto;
  • Conhecer os aspectos relacionados à importância e o papel do arquiteto na sociedade;
  • Conhecer as obras de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais conhecidos no Brasil e no mundo;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir um panfleto que contenha as principais informações adquiridas nas aulas.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Uso da Sala de Vídeo.       

Motivação

Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “Niemeyer 100 anos de uma bela vida bela” (Fig.1), o qual versa sobre o tema da aula - Arquitetos. O vídeo tem a duração aproximada de sete minutos e mostra algumas das principais obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o qual é  reconhecido nos cenários nacional e internacional como um dos maiores arquitetos do mundo.

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=TG_oSxb7i6o&feature=related 

Figura 1 – Imagem do vídeo “Niemeyer 100 anos de uma bela vida bela”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TG_oSxb7i6o&feature=related  

Acesso em: 20. Nov. 2010.

Após a apresentação do vídeo, sugerimos que o professor promova uma conversa sobre este. Abaixo seguem algumas perguntas para nortear esse momento.      

- Vocês gostaram do vídeo?

- Alguém já conhecia o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer?

- Viram como ele é conhecido e admirado em todo mundo?

- Alguém sabe o que é um arquiteto e o que um arquiteto faz?

- Vocês conhecem algum arquiteto? Sabe o que faz e qual a importância de um arquiteto para a sociedade e para seu desenvolvimento?    

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para tanto, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos de quatro integrantes, de modo que conheçam de maneira mais aprofundada os aspectos importantes da formação e mercado de trabalho dos arquitetos.  

Atividade 1

Estando organizados em grupos de quatro integrantes, o professor deverá entregar a cada um dos grupos um texto dos que estão sugeridos abaixo.

Importante: Observamos que cada texto poderá ser trabalhado por mais de um grupo. Contudo, todos os textos deverão ser trabalhados por, pelo menos, um grupo, de modo que as informações que cada um traz são importantes para o conhecimento dos alunos sobre o tema da aula.    

  

- Texto: “Arquitetura: formação multidisciplinar”

http://www.universia.com.br/preuniversitario/materia.jsp?materia=4935      

- Texto: “Carta da Unesco/UIA sobre a formação do arquiteto”

http://www.fabbrica.arq.br/site/publicacoes.php?id=14    

- Texto: “Arquiteto” (Fig.2)

http://www.suapesquisa.com/profissoes/arquiteto.htm   

Figura 2 – Imagem do texto “Arquiteto”

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/profissoes/arquiteto.htm  

Acesso em: 20. Nov. 2010.   

- Texto: “Oscar Niemeyer”

http://www.escritoriodearte.com/listarQuadros.asp?artista=66    

- Texto: “Arquitetos famosos”

http://www.etoxtr.com/pt/6876.html      

- Texto: “A importância do arquiteto”

http://www.sombini.arq.br/blog/?p=3      

- Texto “Dia do Arquiteto”

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-do-arquiteto.php    

- Texto “Barreiras Arquitetônicas”

http://pt.shvoong.com/exact-sciences/engineering/1771865-barreiras-arquitet%C3%B4nicas/    

- Texto “Guia das profissões” (Fig.3)

http://www.guiadasprofissoes.com.br/ver_profissoes.php?cod_prof=56   

Figura 3 – Imagem do texto “Guia das profissões”

Disponível em: http://www.guiadasprofissoes.com.br/ver_profissoes.php?cod_prof=56  

Acesso em: 20. Nov. 2010.

Juntamente com a cópia do texto, o professor deverá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o que segue abaixo.  

- Qual é o título do texto?

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção? Por quê?      

Observação: Os alunos não precisam responder essas perguntas no caderno, elas foram preparadas para que eles discutam o texto em grupo.

Atividade 2

Sugerimos nesse momento que os alunos estejam organizados em grupos de oito integrantes (junção de dois grupos) para que possam fazer as discussões sobre os textos que leram. Dessa maneira, poderá haver uma troca de conhecimento entre os alunos, bem como o desenvolvimento da oralidade e do trabalho coletivo.

O professor poderá supervisionar os novos grupos formados para perceber se estão fazendo as discussões corretamente e se precisam de algum auxílio e direcionamento. Para nortear essas discussões, o professor poderá apresentar algumas perguntas que estão elencadas abaixo para que os grupos possam iniciar as discussões.

Contudo, os grupos podem e devem ter a liberdade de se aprofundar ainda mais nas discussões ou fazer outras perguntas que não estão sugeridas nesse roteiro:

- Vocês se surpreenderam ao fazerem a leitura do texto?

- Por que os arquitetos são importantes?

- Qual é a importância dos arquitetos na vida das Pessoas com Deficiência?

- Em que dia se comemora o dia do arquiteto?

- Quais outros arquitetos famosos vocês conheceram por meio das leituras feitas?

- Vocês gostariam de ser um arquiteto? Por quê?

- Por que há  informação de que o arquiteto precisa ter uma formação multidisciplinar?

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida, ainda em grupos de oito integrantes!

Atividade 3

Com o objetivo de finalizar a aula, sugerimos que o professor peça para que os alunos construam, em grupos, um panfleto que contenha os principais conhecimentos construídos na aula, por meio das leituras, discussões e trocas de experiências. O panfleto deverá ser do tipo informativo, que verse sobre a profissão dos arquitetos. 

No panfleto deverão conter informações sobre a importância da profissão, os requisitos necessários para o processo de formação de um arquiteto, os arquitetos mais conhecidos no Brasil e no mundo, entre outras informações que os alunos considerarem importantes. Segue abaixo, um modelo de estrutura de panfleto.       

Roteiro da Produção dos Panfletos:

- O que faz um arquiteto?

- Qual é a formação de um arquiteto?

- Qual é a importância do arquiteto na sociedade?

- Quem é Oscar Niemeyer?

-Qual dia é comemorado o dia do arquiteto?   

A estrutura do panfleto poderá ser como mostra a figura 4:

Figura 4 – Modelo de estrutura do panfleto

Fonte: Do autor   

Sugerimos que após a confecção dos panfletos, cada grupo possa apresentar aos demais alunos seus panfletos e que digam o que sentiram ao fazer os trabalhos em grupo.   

Importante: A referência (endereço eletrônico) de onde as informações foram extraídas deverá constar nos panfletos! Os panfletos poderão ser confeccionados no computador e depois impressos e entregues aos outros alunos da escola, se possível.  

Recursos Complementares
  • Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com os alunos a aula publicada no site de Portal do Professor “Conhecendo o Memorial da América Latina”, que é um espaço do arquitetado por Oscar Niemeyer.

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25097 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam o que faz um arquiteto e sua importância. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:  

  • Conhecimento dos aspectos relacionados à formação profissional de um arquiteto;
  • Conhecimento dos aspectos relacionados à importância e o papel do arquiteto na sociedade;
  • Conhecimento das obras de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos mais conhecidos no Brasil e no mundo;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produção de um panfleto que contenha as principais informações adquiridas nas aulas.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.