Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A EXPERIÊNCIA DA AMIZADE NA SALA DE AULA: UMA QUESTÃO ÉTICA?

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Compreender a relação existente entre ética e amizade.

2.Investigar o que alunos e professores pensam sobre o que é amizade nos dias de hoje.

3.Verificar se há distinção entre “ser amigo” e “ser colega” no contexto escolar.

4. Avaliar se os vínculos de amizade estabelecidos entre aluno-aluno e professor-aluno são benéficos para o processo ensino-aprendizagem em sala de aula.

5. Destacar e discutir aspectos que fortalecem e os que prejudicam os vínculos de amizade no âmbito escolar.  

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, que tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Amizade nos dias de hoje e sua relação com a ética!

Inicie a aula apresentando uma ficha de cada vez com as palavras abaixo, afixando-as na lousa. Pergunte aos alunos se eles sabem ou imaginam o que elas significam, de acordo com os diferentes idiomas.

Professor, o trabalho com textos e palavras em outros idiomas possibilita desenvolver com os alunos a capacidade de fazer predições e inferências. Assim, é importante incentivá-los a desvendarem o significado das palavras, observando os indícios/pistas, os conhecimentos prévios considerados por eles em suas tentativas para descobrir o que elas significam. Acompanhando o raciocínio da turma, você também poderá dar “dicas” que favoreçam a descoberta: é uma mesma palavra em vários idiomas - AMIZADE.   

Em seguida, para o conhecimento dos alunos, exiba o quadro com as palavras “amigo” e “amizade” em seus respectivos idiomas:  

Fonte: http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/lingua-da-amizade-em-varios-idiomas.php       

Após este momento, peça aos alunos que digam o que é amizade para eles, registrando estas definições na lousa e agrupando as que forem semelhantes, de acordo com as opiniões de cada um. A seguir, anotá-las no caderno.   

Na sequência, apresente aos alunos o vídeo “A amizade como questão para a ética”, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=xOwnMq70UBs&feature=related    

Após a apresentação do vídeo, instigue os alunos a discutir sobre o conceito de amizade e a sua relação com a ética. Para enriquecer esta discussão, poderão contar com a colaboração do Professor de Filosofia.   

Professor, você poderá ler mais sobre o conceito de amizade e sua relação com a ética, acessando os links abaixo:

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/concepcoes-de-amizade-longo-do-tempo.php    As concepções de amizade ao longo do tempo  

http://web.me.com/onenesscook/ocook/blog/Entries/2009/12/4_Viva_a_Amizade,_Viva-se_a_Amizade.html    Viva a Amizade, Viva-se a Amizade   

http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r32/revista32_1.pdf    A amizade e a ética: um contraponto à cordialidade          

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/ciencia-pesquisadores-explicam-amizade.php    Pesquisadores tentam explicar a amizade e os amigos

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/grandes-amigos-se-conhecem-no-prezinho-ou-maturidade.php   Como nasce uma amizade

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/amizades-fundamentais-para-saude-fisica-e-mental.php    Amizades são fundamentais para a saúde mental e física   

Dando continuidade, proponha à turma realizar uma investigação acerca do que alunos e professores pensam sobre o que é amizade nos dias de hoje. Para isto, poderão colocar urnas no pátio e na portaria da escola, para que eles depositem a ficha a ser respondida sobre o tema.

Sugestão de ficha:   

Dados de identificação:

(  ) aluno/a          (  ) professor/a

Sexo: (  ) Feminino   (  ) Masculino

Idade: _______________________   

Questão:

Para você, o que é amizade nos dias de hoje?

Com as respostas em mãos, inclusive as definições dadas anteriormente pela própria turma, alunos e professores deverão analisá-las, podendo considerar variáveis tais como: idade, sexo/gênero, pontos em comum, dentre outros. Para esta análise poderão contar com a colaboração dos professores de Matemática, Língua Portuguesa e Filosofia.  

Logo a seguir, os alunos deverão divulgar a análise dos dados nos murais da escola, podendo destacar as definições mais frequentes relacionadas à amizade, tanto por parte de alunos como de professores, observando semelhanças e diferenças entre elas.   

Atividade 2

Amigo ou colega?   

Para dar início à atividade, solicite aos alunos que se organizem em círculo. Um aluno de cada vez  deverá retirar de uma caixa uma ficha contendo a definição de um tipo de amigo, lendo-a em voz alta e tentando identificá-la com alguém da sala de aula ou de fora dela, incluindo os professores e justificando suas escolhas. As fichas serão confeccionadas de acordo com o texto abaixo (Professor, dependendo do número de alunos, você poderá fazer fichas repetidas em relação aos tipos de amigos ou criar novas denominações):

AMIGOS DE TODOS OS TIPOS

AMIGO ÍMÃ

Carrega você para todos os passeios...

AMIGO IRMÃO

Muitas vezes você acha que ele é até melhor que seu próprio irmão...

AMIGO PARCEIRO Sempre pronto para o que der e vier.

AMIGO "VIAGEM NA MAIONESE"

Embarca junto com você em seus sonhos mais mirabolantes.

AMIGO BARULHO

Quando sai, deixa um silêncio incrível...

AMIGO BANQUEIRO

Sempre ajuda você na$ hora$ mai$ difícei$

AMIGO POPULAR

Você tem que entrar na lista de espera para falar com ele

AMIGO PROTETOR

Defende você em situações difíceis.

AMIGO ESOTÉRICO

Acredita que existe 'uma razão' para tudo.

AMIGO OTIMISTA

Esse tem a solução para tudo.

AMIGO CONSELHEIRO

Vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça.

AMIGO ANTIGO

Para ser preservado.

AMIGO NOVO

Para ser conquistado.

AMIGO SÁBIO

Sabe quando falar e quando calar.

AMIGO EXPERIENTE

Sempre sabe como fazer as coisas.

AMIGO ANUAL

Você encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não acabou com o sentimento de amizade...

AMIGO MÃE

Sempre pronto a dar um colinho.

Reconheceu seu amigo em algum tipo?

O texto acima é de autoria desconhecida e foi retirado de: http://www.sotextos.com/amigos_de_todos_os_tipos.htm 

Dando prosseguimento, convide os alunos para assistir ao vídeo “As Estrelas e os Cometas”, disponível no link

http://www.youtube.com/watch?v=oCUmS0YhYeU    

(Professor, se necessário, você poderá distribuir a cada aluno uma cópia do texto “Estrelas e cometas”, de Reinilson Câmara, para que seja relido e discutido pela turma, acessando o link http://pensador.uol.com.br/frase/NTM1ODU0/ ).    

Ao término da exibição, peça aos alunos que digam o que entenderam em relação aos termos “pessoas estrelas” e “pessoas cometas” e que estabeleçam relações entre os vários tipos de amigos discutidos anteriormente e o texto “Estrelas e cometas” apresentado no vídeo.  

Em seguida, pergunte aos alunos: Vocês concordam com a ideia do autor de que há “amigos estrelas” e “amigos cometas”? Que tipo de amigo vocês acham que predomina no dia a dia? Por quê? E você, se relaciona mais com qual tipo de pessoas? Nas relações com os outros, você se percebe mais como “estrela” ou como “cometa”?   

Agora, voltando à atenção para o contexto escolar, o professor poderá ainda problematizar com as seguintes questões: Na escola, vocês têm amigos ou colegas? Há diferenças entre “ser amigo” e “ser colega”? Quais são elas? Registrar na lousa as diferenças citadas pela turma.   

Prosseguindo, solicite aos alunos que comparem e discutam as diferenças entre “ser colega” e “ser amigo” citadas por eles com as diferenciações estabelecidas pela psicóloga Ana Claudia Ferreira de Oliveira na entrevista “Você tem amigos ou apenas colegas?”, expostas abaixo:  

“A diferença básica entre amigo e colega está na qualidade do vínculo. Os amigos são mais próximos e mais presentes em nossas vidas. Essa proximidade tem a ver com intimidade. Amigos se importam de verdade com nossos sentimentos e em como vai nossa vida. Amigos se conhecem profundamente e respeitam mais o nosso jeito de ser, nosso modo de nos relacionarmos com os outros, nossa forma de pensar e interpretar os fatos, nossas escolhas”.   

“Os colegas podem até saber muita coisa sobre nossas vidas porque convivem conosco, mas não são essas pessoas que tenderemos a procurar num momento de dor e alegria intensos. Queremos dividir nossas alegrias, tristezas e intimidade com quem sentimos confiança, com quem sabemos que nos quer muito bem, que vai nos ouvir com carinho, e que vai tentar nos ajudar”.   

“Atualmente, as pessoas passam a temer o compromisso e, assim, vão mantendo vínculos menores, frágeis, como o “coleguismo” e acabam por se esconderem dentro de si mesmas, se tornando solitárias. Daí, temos aquelas pessoas que têm vários colegas a quem chamam de “amigos”, mas, na verdade, o vínculo estabelecido é extremamente frágil e se rompe facilmente, sendo a pessoa logo substituída por outra”.   

Conforme citado anteriormente, os trechos da entrevista apresentada acima são de autoria de Ana Cláudia Ferreira de Oliveira. O texto na íntegra encontra-se disponível em: http://www.anaclaudia.psc.br/artigos_ler.asp?Uid=28 

Professor, você poderá ler mais sobre o assunto, acessando o sítio http://pt.wikipediaorg/wiki/Amizade#Tipos_de_amizade   TIPOS DE AMIZADE  

Atividade 3:

Vínculos de amizade entre aluno-aluno e professor-aluno: benéficos para o aprendizado?   

A fim de ampliar a discussão sobre o tema no contexto escolar, o professor e a turma deverão propor e realizar um encontro com alunos e professores de outras turmas do mesmo ano de ensino, em local e horário previamente combinados por eles.   

Neste encontro, inicialmente, os alunos deverão socializar o trabalho desenvolvido em sala de aula, ressaltando a pesquisa realizada acerca da amizade nos dias de hoje.   

Em seguida, apresente e leia para os participantes do encontro o “quadrinho” abaixo:  

Fonte: http://wwwb.click21.mypage.com.br/myblog/visualiza_blog.asp?site=adorovc.myblog.com.br      

Em seguida, abra espaço aos participantes para que expressem o que sentiram e pensaram a partir do quadrinho apresentado. Destaque, também, algumas frases para serem debatidas por eles, tais como: “Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito!”; “Amizade é abrir mão...de vez em quando!”, podendo exemplificar com situações ocorridas no contexto escolar.   

Na sequência, os participantes organizados em grupos, deverão avaliar e se posicionar, por escrito, em relação às seguintes questões: Os vínculos de amizade estabelecidos entre aluno-aluno e professor-aluno são benéficos para o aprendizado em sala de aula? É possível construir uma relação de amizade verdadeira entre professor e aluno, mesmo com faixas etárias diferentes? A fim de enriquecer as discussões, é interessante que cada grupo seja composto por alunos e professores.   

Após o debate, cada grupo deverá socializar a sua posição quanto às questões apresentadas, para os demais participantes.   

Ao término desta etapa, é importante destacar e discutir aspectos que fortalecem e os que prejudicam os vínculos de amizade no âmbito escolar, registrando-os, para posterior divulgação a toda comunidade escolar.   

Professor, para obter outras informações e enriquecer o debate sobre a questão apresentada, acesse os seguintes sítios:

http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_36098880832.pdf    ÉTICA E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA AMIZADE NA SALA DE AULA.  

http://amizadeprofessor.spaceblog.com.br/527175/Amizade-de-Professor-com-Aluno-a/  Amizade de professor com aluno

http://www.educacional.com.br/articulistas/joseph_bd.asp?codtexto=681  Aprendizagem com amizade

Para finalizar o encontro e valorizar a experiência da amizade no contexto escolar, alunos da turma deverão criar e apresentar mensagens de amizade para os participantes, como por exemplo:     

Fonte: http://www.minirecados.com/i/45/9a/1292.gif    

Fonte: http://www.minirecados.com/i/e0/74/778.gif    

Ainda poderão exibir o texto “Ser amigo é...”, disponível no link http://www.sotextos.com/ser_amigo_eh.htm    

Outro recurso interessante que aborda o assunto é o vídeo "Amizade é...", disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=zFtRSy9D5-w  

Após este momento, informe que o dia 20 de julho é o Dia Internacional da Amizade, é o Dia do Amigo, mas que 18 de abril é o Dia do Amigo aqui no Brasil. Por convenção, determinou-se um dia para festejar a amizade, mas podemos considerar que todo dia é Dia dos Amigos, Dia da Amizade.   

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo              

          http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/dia-do-amigo.php    

Assim, proponha a cada participante a elaboração de uma mensagem de amizade, de forma bem criativa, para ser lida e dedicada às pessoas presentes. Disponibilize materiais variados para a confecção das mensagens. Posteriormente, estas mensagens poderão ser expostas em murais da escola.   

(Para dar continuidade ao tema no dia a dia da escola, o professor de sala e o docente de língua Portuguesa, poderão propor a atividade “Correio da amizade”, a fim de incentivar a troca de correspondências entre alunos e professores, por meio de mensagens, cartas, bilhetes, convites, dentre outros. Poderão se corresponder também através de correio eletrônico (email). Esta atividade possibilita aos alunos fazer uso social de diferentes gêneros discursivos, perceber que a linguagem escrita também amplia a comunicação e aproxima as pessoas). A fim de conhecer uma proposta referente ao “Correio da Amizade”, desenvolvida em uma escola, acessem o sítio http://maryabreuabreu.blogspot.com/2010/10/correio-da-amizade-sucesso-total.html ).    

Para encerrar o encontro, todos os participantes em círculo, deverão acompanhar e cantar a música “Amigo é coisa pra se guardar”, de Milton Nascimento, disponível no link http://www.sotextos.com/amigo_e_coisa_pra_se_guardar.htm    

Amigo é coisa pra se guardar

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:  

http://proinfocrtetoledo2009.wikispaces.com/file/view/ativ4jgjoaodist.pdf   ÉTICA E CIDADANIA: a amizade começa em casa entre pais e filhos.  

http://www.espacoacademico.com.br/058/58lima.htm    O declínio da amizade em tempos sombrios: da ética dual à ética coletiva

http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-amizade-no-ambiente-escolar-e-social-1412104.html    Projeto:AMIZADE NO AMBIENTE ESCOLAR E SOCIAL  

http://www.sotextos.com/alfabeto_do_amigo.htm    Alfabeto do amigo    

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/se-nao-fossem-os-amigos.php    Se não fossem os amigos o que seria de nós? - Curiosidades  

http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/videos-mensagens-de-amizade-motivacao-lideranca.php    Vídeos sobre amizade  

http://www.youtube.com/watch?v=Tx0mrsEXECY&p=AA5B4FD18FE95BFE&index=24&feature=BF    Amigos - Fernando Pessoa

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de compreender a relação existente entre ética e amizade; investigar o que alunos e professores pensam sobre o que é amizade nos dias de hoje; analisar as respostas coletadas e divulgar os resultados; reconhecer e analisar as distinções entre “ser amigo” e “ser colega”; avaliar se os vínculos de amizade estabelecidos entre aluno-aluno e professor-aluno são benéficos para o processo ensino-aprendizagem; destacar e discutir aspectos que fortalecem e os que prejudicam os vínculos de amizade no âmbito escolar; elaborar mensagens de amizade de forma criativa.    

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.