Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A importância do bom relacionamento com as pessoas e com os vizinhos!

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a existência de que há no calendário nacional o dia do vizinho e discutir o porquê disso, ou seja, qual é a importância;
  • Conhecer os aspectos que geram uma boa convivência com os vizinhos;
  • Discutir a importância do bom relacionamento com as pessoas que estão a nossa volta;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens;
  • Desenvolver atividades de ortografia com as palavras grafadas com a letra Z;
  • Produzir uma carta que poderá ser entregue a um vizinho.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática.       

Motivação  

Para dar início à aula, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é comemorado no dia 23 de dezembro. Depois de ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que nesse dia comemora-se o “dia do vizinho”!   

Em seguida, o professor poderá fazer algumas perguntas aos alunos para que o tema da aula possa ser discutido.       

- Vocês têm vizinhos?

- Há alunos dessa sala de aula que são vizinhos?

- Gostam de ter vizinhos? Por quê?

- Você ou alguém de sua casa já precisou da ajuda de um vizinho, ou algum vizinho precisou de sua ajuda ou de alguém de sua casa? Se sim, qual foi a ajuda?

- Por que acham que é importante ter vizinhos?

- Existe algum vizinho que você não conversa? Por quê?

- Na sua vizinhança há algum vizinho que não conversa com outro? Sabe o porquê?   

Feito isso, o professor deverá dizer aos alunos que eles conhecerão a importância de ter um bom relacionamento entre as pessoas, e, inclusive com os vizinhos. Para tanto, sugerimos que o professor organize os alunos em duplas ou trios.     

Observação: Os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena poderão expor a forma em que eles se relacionam com as pessoas que moram perto e o que é um “vizinho” para os índios.  

Atividade 1

Dando continuidade à aula, estando os alunos em duplas, o professor deverá nomear duplas com as letras A, B, C, D, E e F. Após isso, cada dupla deverá fazer a leitura e discussão do texto, conforme os respectivos textos sugeridos abaixo:   

Sugestão de texto para as duplas nomeadas pela letra “A”:

Texto: “Dia do vizinho”

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-do-vizinho.php (Fig.1) 

Figura 1 – Imagem do site “Portal São Francisco”

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-do-vizinho.php  

Acesso em: 24. Nov. 2010.

Sugestão de texto para as duplas nomeadas pela letra “B”:   

Texto: “Segredo do bom relacionamento entre as pessoas”  

http://pt.shvoong.com/humanities/1652226-segredo-bom-relacionamento-entre-pessoas/        

Sugestão de texto para as duplas nomeadas pela letra “C”:   

Texto: “Porque manter um bom relacionamento entre as pessoas”

http://www.guiadicas.com/porque-manter-um-bom-relacionamentos-com-as-pessoas/      

Sugestão de texto para as duplas nomeadas pela letra “D”:   

Texto: “Bom relacionamento com seus vizinhos”

http://www.blogdalazinha.com/2010/05/bom-relacionamento-com-seus-vizinhos.html          

Sugestão de texto para as duplas nomeadas pela letra “E”:   

Texto: “Briga entre vizinhos”    

http://vejacomoquiser.blogspot.com/2010/11/briga-entre-vizinhos-o-problema-dos-cs.html      

Sugestão de texto para as duplas nomeadas pela letra “F”:   

Texto: “O bom vizinho”

http://delas.ig.com.br/casa/o+bom+vizinho/n1237508111544.html (Fig.2) 

Figura 2 – Imagem do site “delas.ig.”

Disponível em: http://delas.ig.com.br/casa/o+bom+vizinho/n1237508111544.html  

Acesso em: 24. Nov. 2010.

Juntamente com a cópia do texto, o professor poderá entregar um roteiro de leitura e discussão, para subsidiar esse momento, como o do exemplo abaixo:

- Qual é o título do texto e de qual (is) site (s) foi retirado (s)?    

- Qual é o tema central apresentado no texto?

- Qual parte te chamou mais a atenção?      

- Há alguma ilustração/imagem no texto lido? Se sim, como é a imagem?   

Ao término da leitura, uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B, uma dupla C com a dupla D, uma dupla E com uma dupla F, de modo que haja interação entre as duplas que tenham lido textos diferentes e, após discutirem sobre suas pesquisas, deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer possíveis dúvidas.

Feito isso, os alunos poderão se organizar em um grande círculo para que possa haver uma discussão entre todos.  

Atividade 2

Nesta etapa, o professor deverá promover uma discussão com todos da sala de aula, para isto, deverá pedir para que cada grupo exponha o que aprendeu sobre os textos lidos, discutidos e compartilhados em grupo (junção de duplas) - o que mais lhes chamou a atenção, entre outras coisas que queira compartilhar com os colegas.   

Algumas perguntas norteadoras estão elencadas abaixo, para que o professor inicie a discussão:

- Vocês se surpreenderam ao fazerem a leitura do texto?

- Viram que é muito importante ter um bom relacionamento entre com as pessoas? Por quê?

- Será que é comum ter problemas de relacionamento entre vizinhos?

- Por que é tão importante respeitar o vizinho?   

- Quais são as regras para uma boa convivência entre as pessoas?   

- Somente pessoas ricas devem ser bem educadas? Por quê?   

- A fofoca é algo positivo ou negativo? Por quê?   

- Para nos darmos bem com outras pessoas precisamos pensar exatamente como elas pensam?   

- O que é viver de maneira democrática?   

- Alguém sabe o que significa a palavra tolerância? Será que é importante ser uma pessoa tolerante?   

- Você se considera uma pessoa tolerante? Gosta quando as pessoas são tolerantes com você?   

- Por que será que existe no calendário um dia para se comemorar o “dia do vizinho”?

- Há algo que queiram compartilhar?        

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.      

Atividade 3

Para finalizar à aula, os alunos, individualmente, deverão produzir uma carta, em que deverão abordar a temática da aula - a importância do bom relacionamento com as pessoas e com os vizinhos -, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados. Os alunos deverão colocar no texto as informações que obtiveram durante toda a aula, por meio da leitura dos textos, das discussões e reflexões.

Com essa atividade, além de trabalhar os conceitos da escrita da Língua Portuguesa (uso de sinais de pontuação, escrita ortográfica, esquematização de um texto), serão trabalhados aspectos da criatividade dos alunos. Sugerimos que as cartas, depois de corrigidas, sejam entregues a um vizinho. Se houver a possibilidade, as cartas poderão ser seladas e enviadas pela Empresa de Correios e Telégrafos.   

Sugestão de atividade:

Nesse momento, os alunos deverão estar organizados em duplas para que possam realizar uma atividade lúdica que tem um cunho ortográfico. A atividade “Exercícios – letra Z” (Fig.3) tem o objetivo de trabalhar a ortografia das palavras que são grafadas com a letra “z”. Como a temática da aula é sobre Vizinhos, consideramos que este seja o momento oportuno para o professor trabalhar com a escrita de palavras que são grafadas com a letra "z".

Link da atividade: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/exercicioz.htm 

Figura 3 – Imagem da tela inicial da atividade “Exercícios – letra Z”

Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/exercicioz.htm  

Acesso em: 24. Nov. 2010.

A atividade consiste em desenvolver exercícios de completar letras (Fig.4) de palavras cujas grafias podem ser escritas com a letra "Z". A atividade foi desenvolvida utilizando o software “Power Point” e trabalha a ortografia das palavras escritas com a letra "Z".

Figura 4 – Imagem da atividade “Exercícios – letra Z”

Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/exercicioz.htm  

Acesso em: 24. Nov. 2010.     

Recursos Complementares
  • Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos a aula “Entendendo como se dá o processo de formação de um bairro”.

Link da aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22022 

  • Em outra oportunidade, o professor poderá sugerir que os alunos confeccionem painéis sobre a temática da aula – o bom relacionamento entre os vizinhos. Dessa maneira, estarão trabalhando a promoção do bom convívio entre as pessoas e, sobretudo entre os vizinhos.  Os cartazes poderão ser expostos em um mural da escola para que outras pessoas possam conhecê-los e  apreciá-los.
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos aprenderam a importância da boa convivência com os vizinhos.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

  • Conhecimento da existência no calendário nacional o dia do vizinho e discutir o porquê disso, ou seja, qual é a importância;
  • Conhecimento dos aspectos que geram uma boa convivência com os vizinhos;
  • Discussão da importância do bom relacionamento com as pessoas que estão a nossa volta;
  • Desenvolvimento de leitura e interpretação de textos e imagens;
  • Desenvolvimento de atividades de ortografia com as palavras grafadas com a letra Z;
  • Produção de uma carta que poderá ser entregue a um vizinho.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.