13/01/2011
Raimunda Porfirio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
conceito de diversidade e de povo.
Atividade 1 Fazer uma pesquisa sobre os costumes e tradições brasileiras
1º momento –
Professor inicie a aula solicitando que os alunos procurem fotos que representem os costumes e tradições brasileiras como parte da sua própria rotina e comparem a similaridade, destacando as diferenças. Oriente-os para levar em consideração a influencia na formação do povo brasileiro. Mas antes façam a diferenciando entre costume e tradição (por exemplo, no dicionário mini Aurélio 7ª edição da editora positivo do ano 2009, existe esses dois conceitos). Os alunos trazem para sala diversas imagens que representam diferentes costumes e tradições e cada um aponta algumas semelhanças dessas manifestações culturais na sua vivência.
Exemplos de fotos de tradições e populares e costumes
http://www.tradicoespopulares.com/cms/view/id/11046/
http://minhacoisa.zip.net/images/Natal.gif
http://2010carnaval.net/wp-content/uploads/2009/12/carnaval-rio.jpg
http://www.mundodanet.com/wp-content/uploads/2010/07/comidas-tipicas-folclore-brasileiro.jpg
http://sorayapianco.files.wordpress.com/2009/08/061228pacoca.jpg
http://www.osacarolha.info/wp-content/uploads/2009/04/tapioca.jpg
http://massoterapiabelohorizonte.files.wordpress.com/2010/04/feijoada.jpg
Dando continuidade ao estudo, você pode fazer as seguintes questões: porque a cultura brasileira apresenta uma diversidade cultural? Porque alguns costumes apresentam variações? Como você caracterizaria os costumes e as tradições? Dê exemplos de costumes e tradições seguidos pela sua família. Tais questões podem ser respondidas inicialmente.
Em seguida os alunos (em dupla) fazem a leitura do texto de Jussara de Barros, para compreender melhor o motivo da diversidade cultural.
O povo brasileiro - de Jussara Barros.
http://www.escolakids.com/o-povo-brasileiro.htm
2º momento – Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles identifiquem a origem (européia, africana ou indígena) dos costumes e tradições das suas famílias, dessa forma eles precisam ler o texto: Costumes Brasileiros, da Universidade Metodista de São Paulo site:
http://www.metodista.br/cmrc_noticias/informacoes/costumes-brasileiros/
O procedimento é o seguinte: uma dupla lê os primeiro primeiros parágrafos do texto, param e relacionam com costumes cotidianos, caso haja essa relação; a segunda dupla o parágrafo posterior e a terceira, o terceiro, e assim sucessivamente, sempre relacionando com os costumes e tradições conhecidas. As crianças que ouvem podem ajudar dando os seus exemplos quando for necessário. De modo que, o grupo reconstitua os costumes e tradições e as suas respectivas origens. Nesse momento, o professor observa se os grupos estão conseguindo desenvolver a tarefa proposta.
3º momento
Professor divida os grupos em duplas e cada dupla irá escolher um costumes ou tradição e montar uma estória, nesse momento o professor irá distribuir recortes de costumes e tradições e os alunos escolhem os mais comuns e semelhantes da sua vivencia para ilustrar o texto que irá ser formado.
Atividade 2 Criar e representar cenas
1º momento
Fazer uma pequena peça de teatro interpretando costumes e hábitos brasileiros. Nesse momento a sala será dividida em grupos com 4 alunos. Cada grupo irá apresentar um costume ou tradição para que os outros grupos possam descobrir. Se possível, o grupo se caracterizar usando roupas típicas, ou com montagens caso se refira a alimentação. Os grupos, cada um com 4 componentes, se formam para interpretar um costume ou tradição, que tem que ser identificado pelo restante da turma. Dessa forma os alunos exploram as diversidades de culturas brasileiras.
2º momento
A leitura do texto “Cultura do Brasil“ acessível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil É uma atividade que os alunos podem fazer para destacar os costumes e tradições e suas respectivas origens. Após esse momento haverá uma pequena discussão sempre mostrando o motivo da diversidade cultural brasileira. Nesse sentido, o professor e os alunos verificam a formação do povo brasileiro, que é miscigenado e analisa a contribuição de cada povo para a formação do Brasil.
3º momento Neste momento os alunos observam os costumes e tradições que foram explorados ao longo das atividades realizadas e montam um quadro identificando os costumes e tradições e suas respectivas origens, relatando se é presente ou não na sua realidade.
Costumes/Tradições |
Origem |
Presente no cotidiano |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Durante a aula o professor avalia o envolvimento dos alunos com o tema, o interesse de buscar informações no seu cotidiano e verifica o nivel de aprendizagem dos alunos relacionado a identificação dos costumes ou tradições e a compreenção da nossa formação cultural.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!