Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A DIVERSIDADE CULTURAL INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Identificar costumes ou tradições que fazem compreender a nossa formação cultural;
Duração das atividades
2 aulas com 4 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

conceito de diversidade e de povo.

Estratégias e recursos da aula

  Atividade 1   Fazer uma pesquisa sobre os costumes e tradições brasileiras       

1º momento –   

Professor inicie a aula solicitando que os alunos procurem fotos que representem os costumes e tradições brasileiras como parte da sua própria rotina e comparem a similaridade, destacando as diferenças. Oriente-os para levar em consideração a influencia na formação do povo brasileiro. Mas antes façam a diferenciando entre costume e tradição (por exemplo, no dicionário mini Aurélio 7ª edição da editora positivo do ano 2009, existe esses dois conceitos). Os alunos trazem para sala diversas imagens que representam diferentes costumes e tradições e cada um aponta algumas semelhanças dessas manifestações culturais na sua vivência.

Exemplos de fotos de tradições e populares e costumes

http://www.tradicoespopulares.com/cms/view/id/11046/  

http://minhacoisa.zip.net/images/Natal.gif  

http://2010carnaval.net/wp-content/uploads/2009/12/carnaval-rio.jpg   

http://www.mundodanet.com/wp-content/uploads/2010/07/comidas-tipicas-folclore-brasileiro.jpg   

                                                            

http://sorayapianco.files.wordpress.com/2009/08/061228pacoca.jpg

http://www.osacarolha.info/wp-content/uploads/2009/04/tapioca.jpg 

   

http://massoterapiabelohorizonte.files.wordpress.com/2010/04/feijoada.jpg 

Dando continuidade ao estudo, você pode fazer as seguintes questões: porque a cultura  brasileira apresenta uma  diversidade cultural? Porque alguns costumes apresentam variações? Como você caracterizaria os costumes e as tradições? Dê exemplos de costumes e tradições seguidos pela sua família. Tais questões podem ser respondidas inicialmente.

Em seguida os alunos (em dupla) fazem a leitura do texto de Jussara de Barros, para compreender melhor o motivo da diversidade cultural.   

  O povo brasileiro - de Jussara Barros.  

http://www.escolakids.com/o-povo-brasileiro.htm   

2º momento –   Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles identifiquem a origem (européia, africana ou indígena) dos costumes e tradições das suas famílias, dessa forma eles precisam ler o texto: Costumes Brasileiros, da Universidade Metodista de São Paulo site:

http://www.metodista.br/cmrc_noticias/informacoes/costumes-brasileiros/

O procedimento é o seguinte: uma dupla lê os primeiro primeiros parágrafos do texto, param e relacionam com costumes cotidianos, caso haja essa relação; a segunda dupla o parágrafo posterior e a terceira, o terceiro, e assim sucessivamente, sempre relacionando com os costumes e tradições conhecidas. As crianças que ouvem podem ajudar dando os seus exemplos quando for necessário. De modo que, o grupo reconstitua os costumes e tradições e as suas respectivas origens.  Nesse momento, o professor observa se os grupos estão conseguindo desenvolver a tarefa proposta. 

  3º momento   

Professor divida os grupos em duplas e cada dupla irá escolher um costumes ou tradição e montar uma estória, nesse momento o professor irá distribuir recortes de costumes e tradições e os alunos escolhem os mais comuns e semelhantes da sua vivencia para ilustrar o texto que irá ser formado.

Atividade 2    Criar e representar cenas        

1º momento   

Fazer uma pequena peça de teatro interpretando costumes e hábitos brasileiros. Nesse momento a sala será dividida em grupos com 4 alunos. Cada grupo irá apresentar um costume ou tradição para que os outros grupos possam descobrir. Se possível, o grupo se caracterizar usando roupas típicas, ou com montagens caso se refira a alimentação.   Os grupos, cada um com 4 componentes, se formam para interpretar um costume ou tradição, que tem que ser identificado pelo restante da turma. Dessa forma os alunos exploram as diversidades de culturas brasileiras.

2º momento   

A leitura do texto “Cultura do Brasil“ acessível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil   É uma atividade que os alunos podem fazer para destacar os costumes e tradições e suas respectivas origens.  Após esse momento haverá uma pequena discussão sempre mostrando o motivo da diversidade cultural brasileira. Nesse sentido, o professor e os alunos verificam a formação do povo brasileiro, que é miscigenado e analisa a contribuição de cada povo para a formação do Brasil.

3º momento   Neste momento os alunos observam os costumes e tradições que foram explorados ao longo das atividades realizadas e montam um quadro identificando os costumes e tradições e suas respectivas origens, relatando se é presente ou não na sua realidade.

Costumes/Tradições

Origem

Presente no cotidiano

Recursos Complementares

Leitura de formação para o professor  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil     

Avaliação

 Durante a aula o professor avalia o envolvimento dos alunos com o tema, o interesse de buscar informações no seu cotidiano e verifica o nivel de aprendizagem dos alunos relacionado a identificação dos costumes ou tradições e a compreenção da nossa formação cultural.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.