Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Origem dos Correios

 

11/02/2011

Autor y Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Levantar hipóteses sobre formas antigas/futuras de enviar mensagens.

-Conhecer alguns personagens da mitologia que eram mensageiros dos deuses .

-Conhecer um pouco da história dos correios.

Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal

O professor inicia a aula conversando com os alunos sobre as origens do Correio. Ele conta que em todas as culturas havia deuses mensageiros. Só na Grécia, havia dois : o deus Hermes e a deusa Íris.

 Na mitologia grega, a deusa Íris descia do céu em um facho de luz de sete cores, e por isso deu origem à palavra arco-íris...   As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Íris era uma deusa mensageira, que tinha como função manter a ligação entre o céu e a terra, transmitindo ordens, pedidos e conselhos. .Frequentemente ela usava sandálias com asas, semelhante com as do também  deus mensageiro Hermes. Ela é uma figura feminina com asas e muito bonita e na maioria das vezes ela aparece vestida com uma longa túnica e suas asas são douradas..

 

http://4.bp.blogspot.com/_uqRLzBLiAF0/TEugX69zbtI/AAAAAAAAAl8/7VyXL-CSzjE/s1600/iris.jpg

 

O outro deus mensageiro era Hermes , filho de Zeus e da ninfa Maia Entre suas várias funções,era mensageiro dos deuses, protetor das estradas e dos viajantes.Era representado como um jovem atlético, com capacete alado, asas nos pés e, nas mãos, o caduceu - bastão mágico com que distribui fortuna. Em Roma, ficou conhecido pelo nome de  Mercúrio.

 http://3.bp.blogspot.com/_FrUnBS-tTfY/TBKLbv_wPHI/AAAAAAAABrg/Mhx5yRC8dTY/s1600/hermes2.jpg

Pequena História do Correio -texto para os alunos e dinâmica de leitura

O professor distribui o texto abaixo.

A história do correio  têm origem na Grécia antiga, em 190 a.C., quando um general da cidade de Atenas enviou um mensageiro para comunicar aos atenienses a vitória de seu exército sobre os Persas. É justamente daí que se origina a palavra "correio" do original: correr. Diz a história que o mensageiro de Atenas correio, correu aproximadamente 39 quilômetros para levar a mensagem, mas morreu de exaustão e apenas balbuciou "Vitória" antes de cair morto.

Há registros de redes postais entre egípcios e babilônios transmitidas por meio de placas de argila. 

Muitos povos também utilizaram pombos correios ou andorinhas para trocar mensagens. Estes pássaros eram pintados com  cores de determinados significados e  depois soltos ou tinham uma mensagem amarrada aos seus pés e seguiam uma rota pré-estabelecida.

Dinâmica de Leitura da Pequena Historia do Correio : Atenção à pergunta e à resposta

a- O professor indica um aluno parra elaborar uma pergunta sobre o texto e indicar um colega para responder a esta pergunta.

b-O colega indicado pelo aluno responde à pergunta.

c-O professor solicita a um terceiro aluno que repita a pergunta e a resposta dos colegas anteriores, fazendo, ao final, um comentário, uma apreciação pessoal sobre pessoal sobre a formulação da pergunta e a clareza da resposta.

c-A Dinâmica poderá ter continuidade, com a elaboração de uma nova pergunta.

 

Laboratório de Informática

O professor pergunta a seus alunos quais os principais meios de comunicação utilizados por eles e os convida a assistir uma animação sobre a evolução dos meios de comunicação.

http://www.youtube.com/watch?v=rtkqmFjFv28.

Depois de assistirem ao filme, os alunos devem listar os meios de comunicação que lembrarem.

 

Carta Misteriosa

O professor pergunta aos alunos quem já recebeu ou mandou uma carta ou cartão postal.

Depois de conversarem , o professor fala de uma carta muito antiga e que ninguém mais sabe o autor e diz que gostaria que eles escrevessem o que fariam se recebessem aquela misteriosa e anônima carta.

Entrega aos alunos, dentro de um envelope, a seguinte carta:

"Se jogares fora esta carta, me amas;

Se rasgares, me adoras,

Se guardares, por mim choras,

Se queimares queres casar comigo.

 

Se deres a alguém, me desejas,

Se rabiscares, gostas de mim,

Se devolveres, queres um beijo meu

Se quiseres namorar comigo, dobra-a."

http://1.bp.blogspot.com/errw-C2pAEo/TJwBUPXy151/AAAAAAAAAEc/HJLZCcgQe3c/s1600/carta.jpg

 

 

 

Recursos Complementares

1-História do selo para o professor:   http://www.filatelista-tematico.net/historia.pdf  

 

2-Meios de comunicação em geral e  a sua evolução : http://www.youtube.com/watch?v=MYgmScG3gEM&feature=related  

 

3-Uso profissional do pombo correio na África:  :http://www.youtube.com/watch?v=o-fZMpVst6U&feature=related  

4-    Música e letra Pombo Correio – Moraes Moreira :  http://letras.terra.com.br/moraes-moreira/47522/  

 

5-Pica Pau - Correio à Jato : http://www.youtube.com/watch?v=AWDDZn797Wk

 

6-Como fazer uma carta com mensagem secreta:   http://www.youtube.com/watch?v=5EAnddvwlxM  

 

7-História de Carteiros, abordando a questão do ingresso das mulheres na profissão : - http://www.youtube.com/watch?v=zVSYmK6Z5ys

 

8-Entrevista de Jô Soares com um carteiro-parte 1 : http://www.youtube.com/watch?v=JUWyEOup1n4

                                                            

  parte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=AQx4HpeSpAk

 

                                                                parte 3 :http://www.youtube.com/watch?v=JJuw-3MzqQU

Avaliação

A aula será avaliada em todas as etapas, sendo observado se os alunos concluem as suas tarefas a tempo de compartilhar com os colegas o seu dever.

Deverá ser avaliado também se o aluno respeitou as regras da turma e do laboratório de informática.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.