13/01/2011
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
é interessante que o aluno já tenha noções de desenvolvimento embrionário e fecundação
Inicie a aula apresentando aos alunos o recurso De onde vem o ovo.
De onde vem o ovo? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=808 (acessado em 08/12/2010).
Converse com a turma sobre os animais que são ovíparos e que animais são vivíparos. Quais as características dos animais vivíparos? E dos ovíparos? Dentre todos os mamíferos, são todos vivíparos ou algum representante bota ovos? E com relação às aves, todas botam ovos? Que tipo de desvantagem teria uma ave se fosse vivípara? Que outros animais botam ovos? Todos os ovos são iguais? Discuta estas questões com os alunos e anote as impressões e conhecimentos da turma no quadro. Peça para que alguém faça o registro destas impressões no caderno, e esta discussão será retomada no final da aula.
Como o pintinho se alimenta dentro do ovo? Como ele se desenvolve? O que é e para que serve cada uma das partes do ovo?
Atividade 1:
Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo deverá fazer um relatório desenhando o ovo, identificando cada uma de suas partes.
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/imagens/ovo-das-aves-2.jpg (acessado em 08/12/2010).
1. Casca
2.e 3. Membranas da casca
4. e 13. Chalazas
5. e 6. Albúmen
7. 8. 10. 11. Gema
9. Blastocisto/Disco germinal
12. Membrana vitelínica
14. Câmara de ar
15. Cutícula
Após desenharem as partes do ovo, peça para que pesquisem em livros ou na internet a função de cada uma destas partes.
Como atividade complementar, realize esta atividade prática que ensina a dissolver a casca de um ovo para que possa ser observado sem a necessidade de quebrar sua casca. Como existe uma membrana interna, mesmo com a dissolução da casca o ovo permanece conido no interior da membrana, sendo possível observar seu interior, utilizando uma lâmpada.
Ovo nu http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24678 (acessado em 08/12/2010).
Atividade 2:
No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem o vídeo sobre o desenvolvimento do pintinho até seu nascimento, ou faça o download do vídeo e leve em pendrive (caso tenha TV Multimídia em sua escola) ou grave em CD ou DVD e leve para a sala de aula. Os alunos deverão assistir e tomar notas do que ocorre em cada uma das etapas do desenvolvimento do pintinho.
http://www.youtube.com/watch?v=1Ye-p1RWCrU&feature=related (acessado em 08/12/2010).
Após assistirem o vídeo, peça aos alunos que, em grupos de 3 a 4 alunos, descrevam o processo de desenvolvimento do pintinho e respondam as seguintes questões.
Caso o professor tenha dificuldade de levar vídeo para a sala de aula, disponibilizamos as imagens das fases.
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/11.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/21.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/31.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/41.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/51.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/61.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/71.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/9.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/101.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/12.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/131.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/14.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/151.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/161.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/17.jpg (acessado em 08/12/2010).
Disponível em: http://www.uhull.com.br/wp-content/uploads/2008/06/18.jpg (acessado em 08/12/2010).
Atividade 3:
Professor, construa previamente uma webquest sobre a formação do ovo e o desenvolvimento do pintinho. Divida a turma em grupos de 5 alunos para que, no laboratório de informática, percorram a webquest. Um exemplo de webquest pode ser visto em http://www.anossaescola.com/cr/webquest_id.asp?questID=2002 (Acessado em 13/12/2010).
Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/(Acessado em 07/12/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (Acessado em 07/12/2010). Estes sites apresentam exemplos de webquests que podem ser interessantes http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 07/12/2010),http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 07/12/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 07/12/2010).
Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar o professor com informações sobre o tema específico e que devem ser utilizados na elaboração e adicionados na webquest:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves.php (acessado em 08/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves-2.php (acessado em 08/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves-3.php (acessado em 08/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves-4.php (acessado em 08/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ovos-das-aves-5.php (acessado em 08/12/2010).
Atividade 4:
Ainda em grupos, como forma de concluir esta aula, apresente a imagem de um feto humano m desenvolvimento, e peça para que o grupo descreva as semelhanças e diferenças que podem ser percebidas com relação ao desenvolvimento em aves. Compare os diferentes anexos embrionários que um desenvolvimento externo e um desenvolvimento interno exigem. Além da proteção da casca e da necessidade de alimento durante o desenvolvimento, a questão da respiração ou troca gasosa, como ocorre em ovos e como ocorre em fetos intrauterinos. Outro aspecto interessante é porque aves não apresentam umbigo (cicatriz do cordão umbilical).
Disponível em: http://www.floresti.com.br/site/wp-content/uploads/2008/06/feto-16-semana.gif (acessado em 09/12/2010).
Como forma de socializar, peça para que um grupo leia o relatório sobre as semelhanças e diferenças do desenvolvimento em aves e humano dos outros grupos.
Retome as impressões anotadas no começo desta aula e discuta, após as informações pesquisadas e o conhecimento adquirido, as questões discutidas anteriormente.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o ovo? | Vídeo |
Ovo nu | Experimento prático |
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1212 (acessado em 08/12/2010).
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/ (acessado em 08/12/2010).
http://www.prof2000.pt/users/jdsa03/olho/maio_03/pinto.htm (acessado em 08/12/2010).
http://www.filosofos.com.br/pdf/ovoegalinha.pdf (acessado em 08/12/2010).
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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23/07/2011
Três estrelaseu gostei mas eu gostaria que tivesse escrito com guantos dias está cada fase do pintinho.
13/04/2011
Cinco estrelasadorei me esclareceu muitas duvidas