27/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Inicie a aula lançando grandes questões para a turma. Vá a biblioteca com o grupo e selecione livros para ler na sala. Divida as perguntas para cada grupo responder por escrito - do jeito que sabe. Depois socialize esse momento na roda. Escreva as respostas dos grupos em um painel. Essa atividade também poderá ser feita em casa na forma de uma pesquisa na internet, em livros, revistas.
Por que não vemos o sol durante a noite?
Por que o sol parece tão grande em relação às outras estrelas que vemos no céu?
O que é o sol?
Como é o sol?
Como seria a vida no planeta Terra sem o sol?
Vejamos alguns exemplos de questionamentos de crianças acerca do tema:
Conversas na roda
Arquivo NEI/CAp/UFRN.2000
Observe a resposta de uma criança de 5 e 6 anos quando foi indagada para responder uma das questões acima.
Fonte. Arquivo do NEI/CAp/UFRN. 2000.
Desafie a turma a continuar pensando para descobrir mais coisas sobre o sol. Compare uma estrela como se fosse um bolo que precisa de um forno e ingredientes. Os ingredientes das estrelas são os gases.
Converse na roda sobre as questões lançadas para o grupo. Complemente na roda com a leitura do texto abaixo.Organize as informações procurando responder as questões do estudo. Depois proponha uma atividade de registro individual ou em duplas em que as crianças possam responder as perguntas abaixo. Organize um painel com as respostas e os desenhos da turma.
O SOL é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante.
O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.
Sua luz demora cerca de oito minutos para chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada diretamente.
O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra.
A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve), estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).
Sem o sol não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais.
Ao redor do Sol giram nove planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos.
Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio.
O Sol é formado pelos seguintes elementos: 73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm
http://www.suapesquisa.com/sol/
Exiba um vídeo sobre o sol.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI
Proponha uma brincadeira simbólica para perceber o movimento da terra ao redor do sol e sua relação com o dia e a noite. Utilize duas crianças para fazer o sol e a terra. Para enriquecer essa atividade realize a experiência acessando:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoite&action=print
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/movimentos-terra-como-trabalhar-sala.htm
Apreciando o Por do Sol
Organize um passeio para ver o por do sol. Dependendo do local onde está localizado a escola pode ser realizado próximo a escola. Registre o passeio através de um texto coletivo.
http://www.treknature.com/gallery/South_America/Brazil/photo210274.htm
Noite Estrelada - Releitura de obra de arte
Leve para a sala de aula a letra e música O Dia e a Noite de Bia Bedran. Converse sobre a música. Depois proponha uma releitura da obra, A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh. Solicite as impressões da turma sobre a gravura a partir das questões abaixo: Depois faça uma releitura do quadro.
Música:
acesse: http://letras.terra.com.br/bia-bedran/303148/
A Noite Estrelada Vincent van Gogh, 1889 óleo em tela 73,7 × 92,1 cm Museu de Arte Moderna de Nova York
Para saber +
Sobre Van Gogh
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada
Leia +
O movimento de rotação da Terra e a sucessão dos dias e das noites:
http://cfq-blog.blogspot.com/2010/05/7ano-o-movimento-de-rotacao-da-terra-e.html
Após o estudo do tema verificar se a criança:
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Final da PáginaInicie a aula lançando grandes questões para a turma. Vá a biblioteca com o grupo e selecione livros para ler na sala. Divida as perguntas para cada grupo responder por escrito - do jeito que sabe. Depois socialize esse momento na roda. Escreva as respostas dos grupos em um painel. Essa atividade também poderá ser feita em casa na forma de uma pesquisa na internet, em livros, revistas.
Por que não vemos o sol durante a noite?
Por que o sol parece tão grande em relação às outras estrelas que vemos no céu?
O que é o sol?
Como é o sol?
Como seria a vida no planeta Terra sem o sol?
Vejamos alguns exemplos de questionamentos de crianças acerca do tema:
Conversas na roda
Arquivo NEI/CAp/UFRN.2000
Observe a resposta de uma criança de 5 e 6 anos quando foi indagada para responder uma das questões acima.
Fonte. Arquivo do NEI/CAp/UFRN. 2000.
Desafie a turma a continuar pensando para descobrir mais coisas sobre o sol. Compare uma estrela como se fosse um bolo que precisa de um forno e ingredientes. Os ingredientes das estrelas são os gases.
Converse na roda sobre as questões lançadas para o grupo. Complemente na roda com a leitura do texto abaixo.Organize as informações procurando responder as questões do estudo. Depois proponha uma atividade de registro individual ou em duplas em que as crianças possam responder as perguntas abaixo. Organize um painel com as respostas e os desenhos da turma.
O SOL é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante.
O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.
Sua luz demora cerca de oito minutos para chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada diretamente.
O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra.
A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve), estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).
Sem o sol não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais.
Ao redor do Sol giram nove planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos.
Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.
A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio.
O Sol é formado pelos seguintes elementos: 73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.
Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm
http://www.suapesquisa.com/sol/
Exiba um vídeo sobre o sol.
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI
Proponha uma brincadeira simbólica para perceber o movimento da terra ao redor do sol e sua relação com o dia e a noite. Utilize duas crianças para fazer o sol e a terra. Para enriquecer essa atividade realize a experiência acessando:
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoite&action=print
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/movimentos-terra-como-trabalhar-sala.htm
Apreciando o Por do Sol
Organize um passeio para ver o por do sol. Dependendo do local onde está localizado a escola pode ser realizado próximo a escola. Registre o passeio através de um texto coletivo.
http://www.treknature.com/gallery/South_America/Brazil/photo210274.htm
Noite Estrelada - Releitura de obra de arte
Leve para a sala de aula a letra e música O Dia e a Noite de Bia Bedran. Converse sobre a música. Depois proponha uma releitura da obra, A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh. Solicite as impressões da turma sobre a gravura a partir das questões abaixo: Depois faça uma releitura do quadro.
Música:
acesse: http://letras.terra.com.br/bia-bedran/303148/
A Noite Estrelada Vincent van Gogh, 1889 óleo em tela 73,7 × 92,1 cm Museu de Arte Moderna de Nova York
Para saber +
Sobre Van Gogh
http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada
Leia +
O movimento de rotação da Terra e a sucessão dos dias e das noites:
http://cfq-blog.blogspot.com/2010/05/7ano-o-movimento-de-rotacao-da-terra-e.html
Após o estudo do tema verificar se a criança:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/12/2013
Quatro estrelasGostei do plano de aula apresentado. Trouxe muitas informações importantes sobre o tema. Envolveu recursos tecnologicos, mas também se preocupou em trazer materiais concretos para melhores resultados na aquisição pelos alunos.
09/07/2013
Quatro estrelasGostei muito das atividades. Prabéns
14/11/2012
Cinco estrelasExcelente conteúdo!! Parabéns, precisamos mostrar às nossas crianças o valor dos fenômenos naturais,afinal hoje em dia as crianças vivem dentro de casa em frente ao computador o tempo todo,e nem sabem que os raios solares são importantes para sua saúde. Parabéns!! Obs.: Sou aluna de pedagogia.