Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Sol e a Terra

 

27/01/2011

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar procedimentos de pesquisa;   
  • Identificar o sol como uma estrela;
  • Perceber a importância do sol para a vida na terra;
  • Perceber a relação do dia e da noite através do movimento da terra ao redor do sol. 
Duração das atividades
8 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistema solar.
  • Importância do Sol para a vida na Terra.
  • Calendário.
Estratégias e recursos da aula

Primeira atividade

 

 

Inicie a aula lançando grandes questões para a turma. Vá a biblioteca com o grupo e selecione livros para ler na sala. Divida as perguntas para cada grupo responder por escrito -  do jeito que sabe. Depois socialize esse momento na roda. Escreva as respostas dos grupos em um painel. Essa atividade também poderá ser feita em casa na forma de uma pesquisa na internet, em livros, revistas.

 Por que não vemos o sol durante a noite?

Por que o sol parece tão grande em relação às outras estrelas que vemos no céu?

O que é o sol?

Como é o sol? 

Como seria a vida no planeta Terra sem o sol?

 

Vejamos alguns exemplos de questionamentos de crianças acerca do tema:

Conversas na roda

Arquivo NEI/CAp/UFRN.2000

Observe a resposta de uma criança de 5 e 6 anos quando foi indagada para responder uma das questões acima.

Fonte. Arquivo do NEI/CAp/UFRN. 2000.

 

Segunda Atividade

 

 

  • Você sabe de que é feita uma estrela?

Desafie a turma  a continuar pensando para descobrir mais coisas sobre o sol. Compare  uma estrela como se fosse um bolo que precisa de um forno e ingredientes. Os ingredientes das estrelas são os gases.

Converse na roda sobre as questões lançadas para o grupo. Complemente na roda com a leitura do texto abaixo.Organize as informações procurando responder as questões do estudo. Depois proponha uma atividade de registro individual ou em duplas em que as crianças possam responder as perguntas abaixo. Organize um painel com as respostas e os desenhos da turma.

  • Como seria o nosso mundo sem a luz e o calor do Sol?
  •  Por que o sol é considerado uma estrela?

O SOL é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante. 

 O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.

Sua luz demora cerca de oito minutos para chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada diretamente.

O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra.

A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve), estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).

Sem o sol  não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais.

 Ao redor do Sol giram nove planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos.

 Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

 A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio.

 O Sol é formado pelos seguintes elementos:  73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm

http://www.suapesquisa.com/sol/

Exiba um vídeo sobre o sol.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI

 

 

Terceira atividade

Proponha uma brincadeira simbólica para perceber o movimento da terra ao redor do sol e sua relação com o dia e a noite. Utilize duas crianças para fazer o sol e a terra. Para enriquecer essa atividade realize a experiência acessando:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoite&action=print

 

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/movimentos-terra-como-trabalhar-sala.htm

 

Apreciando o Por do Sol  

Organize um passeio para ver o por do sol. Dependendo do local onde está localizado a escola pode ser realizado próximo a escola. Registre o passeio através de um texto coletivo.

 

http://www.treknature.com/gallery/South_America/Brazil/photo210274.htm

 

 Quarta atividade

Noite Estrelada - Releitura de obra de arte

Leve para a sala de aula a letra e música O Dia e a Noite de Bia Bedran. Converse sobre a música. Depois proponha uma releitura da obra, A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh. Solicite as impressões da turma sobre a gravura a partir das questões abaixo: Depois faça uma releitura do quadro.

Música:

acesse: http://letras.terra.com.br/bia-bedran/303148/

  •  O que você vê na pintura?
  • Como estão organizados os elementos que compõe a paisagem?
  •  Que cores foram utilizadas?
  • Que tipos de linhas foram escolhidas?
  •  Que idéias o pintor quis representar?

 

A Noite Estrelada Vincent van Gogh, 1889 óleo em tela 73,7 × 92,1 cm Museu de Arte Moderna de Nova York

http://www.faboxfurukawa.comze.com/

Recursos Complementares

Para saber +

 Sobre Van Gogh

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada

Leia +

O movimento de rotação da Terra e a sucessão dos dias e das noites:

http://cfq-blog.blogspot.com/2010/05/7ano-o-movimento-de-rotacao-da-terra-e.html

Avaliação

Após o estudo do tema verificar se a criança:

  1. Identifica o sol como uma estrela;
  2. Vivenciou procedimentos de pesquisa através de leituras e registros;  
  3. Percebe a importância do sol para a vida na terra;
  4. Percebe a relação do movimento da terra ao redor do sol como responsável pelo dia e noite;
  5. Expressa através da fala, do desenho, da releitura da obra os conhecimentos construídos sobre o sol.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Excelente Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Ótimo Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Bom Três estrelas 0/0 - 0%
  • Regular Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Ruim Uma estrela 0/0 - 0%

Fim do Conteúdo

Links para outros portais do Ministério da Educação

Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia

© 2008-2010 Brasil - Ministério da Educação - Todos os direitos reservados.

Final da Página

Inicie a aula lançando grandes questões para a turma. Vá a biblioteca com o grupo e selecione livros para ler na sala. Divida as perguntas para cada grupo responder por escrito -  do jeito que sabe. Depois socialize esse momento na roda. Escreva as respostas dos grupos em um painel. Essa atividade também poderá ser feita em casa na forma de uma pesquisa na internet, em livros, revistas.

 Por que não vemos o sol durante a noite?

Por que o sol parece tão grande em relação às outras estrelas que vemos no céu?

O que é o sol?

Como é o sol? 

Como seria a vida no planeta Terra sem o sol?

 

Vejamos alguns exemplos de questionamentos de crianças acerca do tema:

Conversas na roda

Arquivo NEI/CAp/UFRN.2000

Observe a resposta de uma criança de 5 e 6 anos quando foi indagada para responder uma das questões acima.

Fonte. Arquivo do NEI/CAp/UFRN. 2000.

Segunda Atividade

  • Você sabe de que é feita uma estrela?

Desafie a turma  a continuar pensando para descobrir mais coisas sobre o sol. Compare  uma estrela como se fosse um bolo que precisa de um forno e ingredientes. Os ingredientes das estrelas são os gases.

Converse na roda sobre as questões lançadas para o grupo. Complemente na roda com a leitura do texto abaixo.Organize as informações procurando responder as questões do estudo. Depois proponha uma atividade de registro individual ou em duplas em que as crianças possam responder as perguntas abaixo. Organize um painel com as respostas e os desenhos da turma.

  • Como seria o nosso mundo sem a luz e o calor do Sol?
  •  Por que o sol é considerado uma estrela?

O SOL é uma estrela como muitas outras. Mas, para todos os que vivem na Terra, ela é a estrela mais importante. 

 O Sol é considerado uma estrela pequena, comparado com as grandes estrelas que são milhares de vezes maiores que ele. Como uma grande esfera de gases a altíssimas temperaturas, o Sol é formado principalmente por hidrogênio e hélio, e está bem longe da Terra: cerca de 150 milhões de quilômetros.

Sua luz demora cerca de oito minutos para chegar até nós e é tão intensa que não nos deixa ver os outros astros durante o dia. Pode danificar os olhos se for observada diretamente.

O telescópio com que os cientistas estudam o Sol tem um filtro denso para proteger a visão. A radiação emitida pelo Sol é fonte de vida e de energia essencial para a Terra.

A energia solar impulsiona as correntes atmosféricas e marítimas, faz evaporar a água (que depois cai como chuva e neve), estimula o processo de fotossíntese das plantas (que fornece a energia para a sobrevivência dos organismos vivos).

Sem o sol  não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam nosso planeta. Ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento e por muitos processos biológicos que ocorrem em plantas e animais.

 Ao redor do Sol giram nove planetas, compondo o sistema solar. Estudos científicos mostram que o Sol deve ter se formado há aproximadamente 5 bilhões de anos.

 Sua massa é cerca de 300 mil vezes maior à do planeta Terra. O diâmetro do Sol é de aproximadamente 1.4 milhão de quilômetros. A distância entre a Terra e o Sol é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

 A temperatura média no núcleo do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius. Nesta parte mais interior da estrela, ocorrem reações químicas como, por exemplo, a fusão entre átomos de hidrogênio.

 O Sol é formado pelos seguintes elementos:  73% de hidrogênio, 25% de hélio e 2% de outros elementos.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/sol.htm

http://www.suapesquisa.com/sol/

Exiba um vídeo sobre o sol.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ClBUAJM-RuI

 

Terceira atividade

Proponha uma brincadeira simbólica para perceber o movimento da terra ao redor do sol e sua relação com o dia e a noite. Utilize duas crianças para fazer o sol e a terra. Para enriquecer essa atividade realize a experiência acessando:

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_diaenoite&action=print

 

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/movimentos-terra-como-trabalhar-sala.htm

 

Apreciando o Por do Sol  

Organize um passeio para ver o por do sol. Dependendo do local onde está localizado a escola pode ser realizado próximo a escola. Registre o passeio através de um texto coletivo.

 

http://www.treknature.com/gallery/South_America/Brazil/photo210274.htm

 

 Quarta atividade

Noite Estrelada - Releitura de obra de arte

Leve para a sala de aula a letra e música O Dia e a Noite de Bia Bedran. Converse sobre a música. Depois proponha uma releitura da obra, A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh. Solicite as impressões da turma sobre a gravura a partir das questões abaixo: Depois faça uma releitura do quadro.

Música:

acesse: http://letras.terra.com.br/bia-bedran/303148/

  •  O que você vê na pintura?
  • Como estão organizados os elementos que compõe a paisagem?
  •  Que cores foram utilizadas?
  • Que tipos de linhas foram escolhidas?
  •  Que idéias o pintor quis representar?

 

A Noite Estrelada Vincent van Gogh, 1889 óleo em tela 73,7 × 92,1 cm Museu de Arte Moderna de Nova York

http://www.faboxfurukawa.comze.com/

Recursos Complementares

Para saber +

 Sobre Van Gogh

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Noite_Estrelada

Leia +

O movimento de rotação da Terra e a sucessão dos dias e das noites:

http://cfq-blog.blogspot.com/2010/05/7ano-o-movimento-de-rotacao-da-terra-e.html

Avaliação

Após o estudo do tema verificar se a criança:

  1. Identifica o sol como uma estrela;
  2. Vivenciou procedimentos de pesquisa através de leituras e registros;  
  3. Percebe a importância do sol para a vida na terra;
  4. Percebe a relação do movimento da terra ao redor do sol como responsável pelo dia e noite;
  5. Expressa através da fala, do desenho, da releitura da obra os conhecimentos construídos sobre o sol.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marlene, E.E.Lauro Epifânio , Minas Gerais - dijo:
    marlene123455@hotmail.com

    28/12/2013

    Quatro estrelas

    Gostei do plano de aula apresentado. Trouxe muitas informações importantes sobre o tema. Envolveu recursos tecnologicos, mas também se preocupou em trazer materiais concretos para melhores resultados na aquisição pelos alunos.


  • Elaine Reato Hypolito, PAULO MONTE SERRAT FILHO PROF DR EMEF , São Paulo - dijo:
    lainerto@yahoo.com.br

    09/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito das atividades. Prabéns


  • Nanci L.Bertole, Faculdade Fernão Dias (3º sem Pedagogia) , São Paulo - dijo:
    NLBERTOLE@HOTMAIL.COM

    14/11/2012

    Cinco estrelas

    Excelente conteúdo!! Parabéns, precisamos mostrar às nossas crianças o valor dos fenômenos naturais,afinal hoje em dia as crianças vivem dentro de casa em frente ao computador o tempo todo,e nem sabem que os raios solares são importantes para sua saúde. Parabéns!! Obs.: Sou aluna de pedagogia.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.