11/01/2011
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo da duração |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Depois de conversar e observar as fases da lua lance o seguinte desafio:
http://blogalize.net/fases-da-lua.html
Escute o que as crianças têm a dizer sobre isso. Registre na forma de um painel. Desafie as crianças a descobrir como acontece esse fenômeno. Exiba o vídeo sobre a lua e as marés disponível no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=jm235LzAez0&feature=related
Durante a conversa após a exibição do vídeo compare o fenômeno das marés com se fosse um caso de amor. As águas não resistem à atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. O fenômeno de subida e descida da água é chamado de maré.
Complemente as informações com a leitura do texto.
Atraída por tantos pretendentes, a água vai se movimentar de acordo com a movimentação dessas forças. Quem mora perto da praia pode acompanhar as variações no mar: maré cheia; seis horas depois, maré baixa; seis horas depois, maré cheia; seis horas depois...
Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm
Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo (Dicionário Aurélio). É o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do Globo, e, pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência. A atração gravitacional da Lua, faz com que a água dos oceanos avance sobre a parte da Terra que se encontra mais próxima à Lua e também sobre a parte diametralmente oposta. O movimento de translação da Lua, também conhecido como dia lunar, tem a duração de 24h e 50 min., dividindo-se este tempo em 4 períodos, teremos quatro turnos de aproximadamente 6h e 12min. Que é a duração de cada maré e suas variações, de preamar a baixa-mar.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1125355&page=10
Proponha um passeio a praia mais próxima à escola no período do dia em que ela está cheia ou seca. Sugira um registro no diário de campo. Cada criança escreve e desenha sobre as variações no mar.
http://craudphotos.blogspot.com/2009/01/praia-do-atalaia-14-de-janeiro-2009.html
Organize um calendário na sala marcando os dias em que a maré está cheia e seca. Consulte o calendário do mês com as fases da lua. Construa símbolos com a turma para marcar esses momentos da maré.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1125355&page=10
Leia na mitologia grega a história de Poseidon- Deus dos Mares. Reescreva coletivamente a mitologia. Depois de digitado o texto, solicite que as crianças façam desenhos de Poseidon.
http://www.brasilescola.com/mitologia/poseidon.htm
Ao final do estudo, organize um texto coletivo sobre o que as crianças aprenderam sobre o fenômeno das marés.
Para saber +
Consulte o site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fases_da_Lua
Sugestão de música para cantar com a turma:
Conto de Areia: Clara Nunes. Composição: Romildo S. Bastos / Toninho
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/67769/
Leia +
Poseidon - Deus dos mares
Após o estudo verificar:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/08/2012
Cinco estrelasMuito boa, dei uma olhadela e salvei para analisar com calma. obrigada!