Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O céu e as constelações

 

31/01/2011

Autor y Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver noções sobre constelações;       
  • Identificar algumas constelações através da observação de imagens e leitura;
  • Representar através do desenho e pintura algumas constelações (Órion, Sagitário, Antares, Escorpião,Cruzeiro do Sul ).
Duração das atividades
10 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrela
  • Constelação
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Os corpos celestes e seus mistérios

Entender os mistérios do universo sempre fez parte da curiosidade das pessoas. Desde os tempos antigos os povos já admiravam a beleza do céu. Apresente uma imagem do céu a noite para que as crianças observem. Lance questões, tais como:

 

  1. O que são estrelas?
  2. Por que elas aparecem à noite?
  3. Qual a origem das estrelas?  
  4. Por que as estrelas não caem do céu?
  5. Por que o sol parece tão grande em relação às outras estrelas que vemos no céu?

 

Após esse momento de conversa inicial sugira para as crianças desenhos ou pintura do céu visto a noite. Para a pintura use papel peso 40. Oriente para pintar o papel branco com tinta preta guache. Depois de secar entregue tinta azul e branca para pintar as estrelas.

Explique na roda de conversa que observando o céu, as nuvens, as estrelas e a lua podem ser vistas no céu, sem instrumentos especiais, mas, se usarmos um telescópio ou luneta, muitos outros corpos celestes poderão ser vistos. Tudo o que vemos no espaço é chamado de astro. A Terra, a lua e o sol são exemplos de astros. Há astros que produzem luz e são brilhantes. Eles são chamados de estrelas. A estrela mais próxima da Terra é o sol e por isso sua luz parece tão intensa. As outras estrelas estão muito distantes do nosso planeta. A terra, assim como a lua, não tem luz própria. Elas são iluminadas pelo sol.

 

 

Fonte: http://meme.yahoo.com/amandytta/p/bnTqKwe/

 

Segunda Atividade

A necessidade do homem de explicar os mistérios da vida e da natureza que o cerca, gerou, através dos séculos as mais belas lendas. Entre as muitas lendas há uma contada pelo povo bororó (indígenas do Mato Grosso) que explica a origem das estrelas. Vamos conhecê-la?. Leia a lenda Como Nasceram as Estrelas. Reescreva a lenda coletivamente e depois sugira as crianças que façam uma ilustração da parte que mais gostaram.

 

Fonte: http://www.oyo.com.br/livros/de-4-a-8-anos/como-nasceram-as-estrelas/

Sugestão de atividade

Leia o resumo da lenda abaixo:

 

Como Nasceram as Estrelas

 

 Numa aldeia indígena, algumas mulheres tinham colhido milho para fazer pão. Mas as crianças roubaram as sementes de suas mães e as levaram para a vovó.

 A vovó fez para elas alguns pãezinhos deliciosos. Com medo de que as mães descobrissem o furto, elas cortaram a língua da vovó e fugiram para a floresta.  

 Lá, pediram a um colibri que amarrasse um cipó no céu para que pudessem subir, escapando, assim, de suas mães, que as procuravam.  

Como castigo, as crianças tiveram que ficar olhando para a Terra todas as noites, cuidando de suas mães, que sofriam de saudade.

 E esses olhos sempre abertos tornaram-se estrelas.

 

Doze Lendas Brasileira - Lispector, Clarice.

Fonte: http://contoselendas.blogspot.com/2004/11/como-nasceram-as-estrelas.html

 

Depois de conhecer a origem das estrelas dos índios bororós, explique, por meio da escrita:

 Como surgiram as estrelas?

 

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

 

 Faça um desenho do céu que você vê à noite.

 

 

Terceira Atividade

 

As constelações: desenhos do firmamento

 

Você já viu uma constelação?

Proponha  a observação por alguns instantes a imagem abaixo e questione: Anote a fala das crianças. A partir da imagem observada na roda crie a sua própria constelação. Para isso você precisará de um pedaço de papel camurça azul marinho (no formato de um retângulo) e gizão de cera. Use pintura a vela.

 

  • De primeira vista, o que essa imagem representa?
  • Você sabe o que é uma constelação?
  • Que desenhos as constelações formam?       
  • Como observá-las no céu?

 

http://www.guia.heu.nom.br/constelacoes.htm

 

Conversa na roda

 

Você já reparou que, no céu, algumas estrelas parecem estar mais próximas umas das outras? para facilitar a localização de astros no céu e para homenagear deuses, os povos antigos as agrupavam com linhas imaginárias, como na brincadeira de ligar pontos, e imaginavam diferentes figuras, como animais, pessoas e objetos  

Esses agrupamentos de estrelas aparentemente próximas são as constelações. Atualmente o céu todo é dividido oficialmente em 88 constelações diferentes. Muitas não podemos ver por estarem no hemisfério norte.

 

 Conheça um pouco sobre a história das constelações.

 

 Praticamente todos os povos da Terra deram nomes e inventaram histórias sobre as estrelas. Às vezes essas lendas falavam sobre grupos de estrelas que recordavam algo familiar. Pessoas de diferentes lugares, que viveram em diferentes épocas, muitas vezes escolhiam um mesmo grupo de estrelas para contar uma história, sua própria história. Assim surgiram às constelações. Mais que um mero depositório de lendas, as figuras no céu ajudavam os povos antigos em suas atividades agrícolas e náuticas. As constelações mais antigas que se tem notícia foram criadas pelos babilônicos, povos que habitavam a Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates (hoje Iraque).

 Havia dois sistemas, o zodiacal, relacionado à agricultura, e o equatorial, ligado à navegação. Para determinar o início das estações (e a melhor época do ano para o plantio e a colheita) eram utilizadas as constelações do sistema zodiacal. Os nomes das constelações eram associados à mitologia de cada civilização. Era um modo eficiente de transmitir as descrições do céu de geração em geração – mas também uma série de superstições usadas para explicar tudo àquilo que não se conseguia entender racionalmente.

Acesse o link                                                                                                                                                                                                                                                                       constelações:

fonte: http://www.zenite.nu/

 

Atividade

Pesquise sobre as estrelas e as constelações ou peça que as crianças tragam para sala materiais que falem sobre o assunto para ler na sala. Desafie o grupo descobrir a constelação de Antares, conhecida como a dama de vermelho. Fácil de ver a olho nú. Seu belo nome vem de anti-Ares, que significa rival de Marte. Uma estrela que, vista da terra, está no coração da constelação do Escorpião.

Assista ao vídeo sobre constelação:

Conhecendo o espaço: A NEBULOSA DE ÓRION

http://www.youtube.com/watch?v=YmXy6F-tmAQ

 

Quarta Atividade

Oriente uma pesquisa em casa ou na biblioteca sobre três constelações bem conhecidas como: Cruzeiro do Sul, Sagitário  Peça que faça uma lista, no bloco de anotações com o nome das constelações  junto com o desenho para ser socializada na sala.

 

Hoje, imersos nas luzes artificiais das cidades e longe do poder criativo dos povos antigos, é difícil imaginar que Orion, por exemplo, seja a figura de um caçador. É sempre mais fácil associar figuras mais familiares, é o caso do Sagitário, que lembra mais um bule que um ser metade homem, metade cavalo. A constelação da Baleia é uma das mais fáceis de reconhecer no firmamento.

Organize uma visita ao planetário da cidade ou da universidade. Registre na agenda o roteiro da visita. Ao chegar do passeio proponha que anote no diário de campo as descobertas que realizaram.Caso não seja possível convide um astrônomo para vir a sala conversar com a turma.

Recursos Complementares

Para saber +

Conheça outras lendas indígenas acessando o site

http://www.lendorelendogabi.com/lendas_mitos/lendas_e_mitos.htm

 

Visite o site e conheça as 50 estrelas mais brilhante  

http://www.cosmobrain.com.br/res/estbril.html

Clique no botão curiosidades. Lá, escolha o link astros e estrelas.

http://www.zenite.nu/

Sugestão de Leitura:

Quando dizem que o universo é infinito, não duvide! Existe uma ordem de grandeza na escala de 100 bilhões de galáxias (a palavra "ordem de grandeza" dá ideia de que esse número está entre 100 bilhões e 1000 bilhões!). Para se ter uma ideia, o número de estrelas existentes no universo é superior ao de grãos de areia de todas as praias do nosso planeta!  A cor das estrelas varia de acordo com a temperatura. Por exemplo, as vermelhas, como Antares, são bem frias (lembre-se que o frio para as estrelas não é o mesmo que o nosso...

 A temperatura na superfície de Antares é de 3000 mil graus!). Já as branco-azuladas, como a Sirius (a estrela mais brilhante do céu) são os mais quentes. As amarelas e alaranjadas, como o Sol, têm uma temperatura que fica entre a vermelha e a branco-azulada. Antares tem a mesma coloração forte e avermelhada que Marte, por isso, às vezes, podemos confundi-la com Marte. Os astrônomos a chamam de Supergigante vermelha. É dez mil vezes mais luminosa que o Sol, mas está (sorte nossa!) a 37 milhões de vezes mais longe, a 600 anos-luz daqui.

A GRANDE REVELAÇÃO SOBRE ANTARES é que ela não mora sozinha! Vive com uma companheira quatro vezes o tamanho do Sol. Ambas giram em torno de um centro comum de gravidade, como um casal de mãos dadas. Cada órbita leva 878 anos para se completar. Elas estão separadas uma da outra por uma distância 14 vezes maior que do Sol a Plutão. Só mesmo a força da gravidade para manter uma união assim. Antares ocupa a posição 14 no ranking das estrelas mais brilhantes e sua fama vem desde a Antiguidade, quando era citada pelos egípcios, persas e árabes, entre outros povos.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/vocesabia/primeiro.htm

PLANETÁRIO DA LAGOA. RIO BRANCO - ACRE

http://www.youtube.com/watch?v=URiTIdVsQ6s   

Avaliação

Perceber através da leitura, da participação, das produções e observações, se a criança conseguiu:

  • Identificar e nomear as constelações estudadas (Órion, Sagitário, Antares,Cruzeiro do Sul, Escorpião)
  • Representar as constelações.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.