06/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
A proposta de se trabalhar com esse vídeo é interferir intelectualmente no mundo imaginário infantil, reproduzindo-o de várias formas.
Leitura individual e coletiva de livros de literatura infantil enfocando a imaginação infantil.
• Inicialmente propor para os alunos o trabalho a ser desenvolvido;
• Levar os alunos na biblioteca para que observem e leiam livros de literatura infantil, explorando a criatividade dos seus autores;
• Apresentar o vídeo com a música “Aquarela” do Toquinho, no projetor comentando alguns elementos;
• Em sala de aula questionar:
1. O que acharam da canção?
2. Gostaram da música? Ela fala do quê?
3. Porque o menino está sozinho?
4. O que acontece com o menino dentro da nave?
5. O futuro é uma nave. O que você entende?
6. Porque no final podemos rir ou chorar?
7. No início ele está colorido e no final a música coloca que “descolorirá”, por quê?
8. Que relação imaginária esse menino tem com o mundo?
9. Ele tem domínio do mundo?
10. Ele tem domínio da vida, do futuro?
• Propor em grupo de mais ou menos três alunos para que registrem com suas palavras o que foi significativo, o que entenderam e que também não entenderam;
• Com ajuda da professora, unir os registros e construir um texto no coletivo, para posteriormente ser digitado;
• Apresentar a letra da canção e propor que cada grupo fique com uma parte, registrando algumas palavras;
• Na Sala de Tecnologia, à partir do trecho que cada grupo escolheu, criar imagens no aplicativo Paint registrando seus nomes;
• Registrar com fotos alguns momentos de desenvolvimento desse trabalho;
• A professora da Sala de Tecnologia organiza um vídeo no aplicativo Windows Movie Maker, inserindo as fotos, as imagens e registros dos alunos tendo a música Aquarela de fundo;
• Apresentação do vídeo para os alunos no projetor;
• Pedir que, individualmente registrem o processo percorrido de forma detalhada, ou seja, que produzam um pequeno texto do trabalho desenvolvido levando em conta as etapas e a participação individual;
• Propor esta apresentação para alunos de outras turmas para que conheçam e apreciem o trabalho realizado.
Nome | Tipo |
---|---|
Aquarela | Vídeo |
A avaliação ocorre desde a proposta da atividade, do envolvimento e desempenho dos alunos na realização das atividades, até a apresentação final. Engloba o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/04/2014
Quatro estrelasAmei a aula, vou por em prática.
13/11/2013
Cinco estrelasOlá! Achamos muito interessante esse tipo de aula e estamos planejando um projeto com essa temática no curso que fazemos (Letras - UFGD) e gostaríamos de saber se tem algum professor da Rede Pública de Dourados que está realizando esse tipo de aula hoje! Se tiver peço que nos responda para que possamos entrar em contato e marcarmos um encontro para discutir esse tema! Abraços
04/10/2012
Quatro estrelasNeide muito interessante, providencial e objetiva sua aula. Parabéns.
23/05/2012
Cinco estrelasmuito bom!!!!
19/10/2011
Cinco estrelasAmo essa musica estou trabalhando isso com meus alunos!! pra eles verem como a vida é bonita!!!. Amo as crianças,! Elas são tudo o que eu tenho!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente sua aula! Gostaria que enviasse outras desse tipo para ajudar a todos os que buscam aulas diferentes. Como você sabe não é todo professor que gosta de ter um pouco mais de trabalho em suas aulas, mas tem aqueles que adoram inovações, principalmente envolvendo as mídias digitais que temos a oportunidade de ter hoje nas nossas escolas! Beijos, adorei!
24/03/2010
Quatro estrelasOla Neide! Gostei muito do planejamento de sua aula e de como você está utilizando a música para motivar seus alunos. Esta música Aquarela é linda e com ela os alunos podem refletir várias coisas como você mesmo especificou. Boa Sorte!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua aula.. Acredito que ela vai servir de muito redimento a cada criança..
24/03/2010
Cinco estrelasOi Neide Figueiredo de Souza! Muito interessante seu planejamento explorando a Música como recurso pedagógico. Com certeza, Planejamento como este vai fazer a diferença na escola que atua, para os educandos, enfim, para a sociedade. Parabéns pela iniciativa e por compartilhá-la.
24/03/2010
Quatro estrelasGOSTEI MUITO DE SUA AULABEM CRIATIVA, COM CERTEZA VOU APROVEITÁ-LA.
24/03/2010
Cinco estrelasA música é um recurso que produz bons resultados no que se refere a atingir objetivos. Em particular algumas conhecidas , de sucesso e agradáveis como é "Aquarela". É rica e foi bem explorada na proposta da atividade. Maravilha!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula, como você é criativa! Muito bem elaborada! Essa aula pode ser desenvolvida em todos os anos do ensino fundamental, só dependerá dos objetivos e encaminhamentos de execução.
24/03/2010
Quatro estrelasA profª Neide demonstrou ser muito preocupada em desenv. a aprendizagem em seus alunos.Utilizando a música, despertou, creio eu, o interesse e a criatividade pela leitura e escrita e promoveu ainda a interação entre os alunos.Confesso, também já trabalhei com esta música porém, sem fazer uso do laboratório de informática e, sua sugestão enriqueceu e muito minha prática pedagógica.Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula sugerida é em rica em recursos tecnológicos começando pelo vídeo, até o desenvolvimento da criação dos próprios alunos no laboratório de informática através do aplicativo Movie Maker. Alem de trabalhar de maneira interdisciplinar as disciplinas de artes: através da musica, desenhos, língua portuguesa: nas produções,oralidade e digitação dos textos, também se explorou a noção de geografia, historia e matemática através da letra da música.