Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo com a música

 

06/07/2009

Autor y Coautor(es)
Neide Figueiredo de Souza
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM SOCRATES CAMARA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A proposta de se trabalhar com esse vídeo é interferir intelectualmente no mundo imaginário infantil, reproduzindo-o de várias formas.

Duração das atividades
Seis momentos com a duração de uma hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura individual e coletiva de livros de literatura infantil enfocando a imaginação infantil.

Estratégias e recursos da aula

Aquarela

• Inicialmente propor para os alunos o trabalho a ser desenvolvido;
• Levar os alunos na biblioteca para que observem e leiam livros de literatura infantil, explorando a criatividade dos seus autores;
• Apresentar o vídeo com a música “Aquarela” do Toquinho, no projetor comentando alguns elementos;
• Em sala de aula questionar:
1. O que acharam da canção?
2. Gostaram da música? Ela fala do quê?
3. Porque o menino está sozinho?
4. O que acontece com o menino dentro da nave?
5. O futuro é uma nave. O que você entende?
6. Porque no final podemos rir ou chorar?
7. No início ele está colorido e no final a música coloca que “descolorirá”, por quê?
8. Que relação imaginária esse menino tem com o mundo?
9. Ele tem domínio do mundo?
10. Ele tem domínio da vida, do futuro?
• Propor em grupo de mais ou menos três alunos para que registrem com suas palavras o que foi significativo, o que entenderam e que também não entenderam;
• Com ajuda da professora, unir os registros e construir um texto no coletivo, para posteriormente ser digitado;
• Apresentar a letra da canção e propor que cada grupo fique com uma parte, registrando algumas palavras;
• Na Sala de Tecnologia, à partir do trecho que cada grupo escolheu, criar imagens no aplicativo Paint registrando seus nomes;
• Registrar com fotos alguns momentos de desenvolvimento desse trabalho;
• A professora da Sala de Tecnologia organiza um vídeo no aplicativo Windows Movie Maker, inserindo as fotos, as imagens e registros dos alunos tendo a música Aquarela de fundo;
• Apresentação do vídeo para os alunos no projetor;
• Pedir que, individualmente registrem o processo percorrido de forma detalhada, ou seja, que produzam um pequeno texto do trabalho desenvolvido levando em conta as etapas e a participação individual;
• Propor esta apresentação para alunos de outras turmas para que conheçam e apreciem o trabalho realizado.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aquarela Vídeo
Recursos Complementares
Livros de literatura infantil, projetor, editor de textos, aplicativo Movie Maker e Paint. Máquina digital. 
Avaliação

A avaliação ocorre desde a proposta da atividade, do envolvimento e desempenho dos alunos na realização das atividades, até a apresentação final. Engloba o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 14 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/14 - 64,29%
  • Quatro estrelas 5/14 - 35,71%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Alessandra Cardoso, E.M.Prefeito Luis Antonio Alvares Gonçalves , Mato Grosso do Sul - dijo:
    alecvsilva@hotmail.com

    21/04/2014

    Quatro estrelas

    Amei a aula, vou por em prática.


  • Evandro e Valdeína, UFGD , Mato Grosso do Sul - dijo:
    valdeina_mn93@live.com

    13/11/2013

    Cinco estrelas

    Olá! Achamos muito interessante esse tipo de aula e estamos planejando um projeto com essa temática no curso que fazemos (Letras - UFGD) e gostaríamos de saber se tem algum professor da Rede Pública de Dourados que está realizando esse tipo de aula hoje! Se tiver peço que nos responda para que possamos entrar em contato e marcarmos um encontro para discutir esse tema! Abraços


  • RONALDO FERREIRA GOMES, EM JANUARIO PEREIRA DE ARAUJO , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ronaldofgom@hotmail.com

    04/10/2012

    Quatro estrelas

    Neide muito interessante, providencial e objetiva sua aula. Parabéns.


  • isabelle magalhaes, magalhaes , Minas Gerais - dijo:
    isabelle_magalhaes86@hotmail.com

    23/05/2012

    Cinco estrelas

    muito bom!!!!


  • Ana Rafaeli Petry, Amor a Vida , Santa Catarina - dijo:
    Ana-rafaeli@hotmail.com

    19/10/2011

    Cinco estrelas

    Amo essa musica estou trabalhando isso com meus alunos!! pra eles verem como a vida é bonita!!!. Amo as crianças,! Elas são tudo o que eu tenho!


  • Nilda Maria, SEMED , Mato Grosso do Sul - dijo:
    nildamaria.fig@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sua aula! Gostaria que enviasse outras desse tipo para ajudar a todos os que buscam aulas diferentes. Como você sabe não é todo professor que gosta de ter um pouco mais de trabalho em suas aulas, mas tem aqueles que adoram inovações, principalmente envolvendo as mídias digitais que temos a oportunidade de ter hoje nas nossas escolas! Beijos, adorei!


  • Ana Maria, Escola Mul. Justiniano José Machado , Goiás - dijo:
    anamaria.pnn@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ola Neide! Gostei muito do planejamento de sua aula e de como você está utilizando a música para motivar seus alunos. Esta música Aquarela é linda e com ela os alunos podem refletir várias coisas como você mesmo especificou. Boa Sorte!!!


  • alex santos, Elisa Valls , Rio Grande do Sul - dijo:
    alexcruz.santos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sua aula.. Acredito que ela vai servir de muito redimento a cada criança..


  • MÁRCIO JOSÉ CUNHA DE OLIVEIRA, NTM - DOURADOS , Mato Grosso do Sul - dijo:
    mjco_66@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi Neide Figueiredo de Souza! Muito interessante seu planejamento explorando a Música como recurso pedagógico. Com certeza, Planejamento como este vai fazer a diferença na escola que atua, para os educandos, enfim, para a sociedade. Parabéns pela iniciativa e por compartilhá-la.


  • ida samuel de souza, EMEF' FRANCESCO BATTISTA GIOBBI' , Mato Grosso do Sul - dijo:
    idasamuelsouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    GOSTEI MUITO DE SUA AULABEM CRIATIVA, COM CERTEZA VOU APROVEITÁ-LA.


  • Tania Maria Sobral Guedes da Silva, SEDUC RO , Rondônia - dijo:
    taniasobral@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A música é um recurso que produz bons resultados no que se refere a atingir objetivos. Em particular algumas conhecidas , de sucesso e agradáveis como é "Aquarela". É rica e foi bem explorada na proposta da atividade. Maravilha!


  • Daniel Lírio, EE Floriano Viegas , Mato Grosso do Sul - dijo:
    dlfsouza@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula, como você é criativa! Muito bem elaborada! Essa aula pode ser desenvolvida em todos os anos do ensino fundamental, só dependerá dos objetivos e encaminhamentos de execução.


  • Rosimar Felberg Costa Silva, EEEFM Marcos Bispo da Silva , Rondônia - dijo:
    rosimarfelberg@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A profª Neide demonstrou ser muito preocupada em desenv. a aprendizagem em seus alunos.Utilizando a música, despertou, creio eu, o interesse e a criatividade pela leitura e escrita e promoveu ainda a interação entre os alunos.Confesso, também já trabalhei com esta música porém, sem fazer uso do laboratório de informática e, sua sugestão enriqueceu e muito minha prática pedagógica.Parabéns!!!


  • franciane paula de castro, EEEFM CEL ALUIZIO PINHEIRO FERREIRA , Rondônia - dijo:
    francianead@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula sugerida é em rica em recursos tecnológicos começando pelo vídeo, até o desenvolvimento da criação dos próprios alunos no laboratório de informática através do aplicativo Movie Maker. Alem de trabalhar de maneira interdisciplinar as disciplinas de artes: através da musica, desenhos, língua portuguesa: nas produções,oralidade e digitação dos textos, também se explorou a noção de geografia, historia e matemática através da letra da música.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.