11/01/2011
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
§ Reconhecer a matemática como instrumento de análise da ação do homem no mundo, visando o desenvolvimento sustentável.
§ Resolver diferentes situações-problema envolvendo tratamentos numérico, analítico e gráfico.
Conhecimentos prévios de matemática básica do Ensino Fundamental.
Em sala de aula, propor aos alunos (em grupo - 3 a 4 alunos) o vídeo Earth Song - Michael Jackson, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K3vTBiOsSGY, acesso em 03 de dezembro de 2010. Esse clipe aborda uma situação ambiental mudial de contraste, degradação e descuidado em relação a Terra.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=K3vTBiOsSGY
Professor, solicite aos alunos que durante o vídeo, anotem suas impressões:
1) Que mensagem o vídeo apresenta?
2) Identificam aproximações com situações regionais?
Após, proponha um rodada para que os grupos apresentem oralmente suas impressões. Situe-os para que percebam que um exemplo de problema global é o crescimento da população. Segundo a ONU, até 2050, seremos aproximadamente 9 bilhões e 300 milhões de habitantes. Será que a natureza produzirá recursos suficiente para atender toda essa população? Será que, a quantidade de água disponível para consumo aumenta também? Ou também está ameaçada pelo alto grau de poluição e pelo aquecimento global.
Após refletirem e discutirem, instigue para que os alunos percebam o que tudo isso representa e como é importante pensarmos em meios de evitar o caos. Por isso a importância de abordar esses temas, como a questão do desperdício de água, tema chave desta aula.
Professor, para essa atividade, organizar os alunos em grupos ( 3 a 4 alunos por grupo). Em cada grupo designar um aluno encarregado de coordenar o grupo, um relator, um apresentador e um coletor de informações ou dados. A seguir, propor aos grupos, a seguinte problemática: Qual é o desperdício aproximado de água em litros de uma torneira pingando em 1 dia?
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_DvwXlhwJ728/SdebQU4YerI/AAAAAAAACIU/mhPNmXeup50/s400/Torneira+pingando.jpg
Sugestão de encaminhamento:
Permita que os grupos de alunos saiam no pátio e simulem a situação. De repente até podem encontrar uma torneira aberta e verificar de que forma podem calcular o desperdício. Permita que os alunos elaborem suas conjecturas e encontrem instrumentos apropriados para a coleta e o cálculo. Para medição, podem utilizar copos de plástico (água ou de café), garrafa, seringa, etc.
Acompanhe os grupos, fazendo orientações e encaminhamentos. Solicite que registrem todas as suas observações. Contando a quantidade de gotas para encher o instrumento de medida, bem como tempo necessário para isso.
Dependendo do gotejamento (vazão), será o resultado da atividade.
Observe que ao encontrarem a quantidade de água desperdiçada em 1 minuto, devem multiplicar por 60 para saber o desperdício em hora e em seguida multiplicar por 24 para saber no dia.
Após os resultados, proponha novamente uma rodada para socializar e discutir as observações dos alunos.
Sugestões de questionamentos:
- Vocês acharam esse desperdício grande ou pequeno? Por quê?
- Quantas garrafas do tipo PET (2 litros) poderiam encher com a quantidade deágua gasta por uma torneira pingando durante 1 dia?
- Ao final de um mês, quantos litros de água serão desperdiçados por uma torneira pingando? E ao final de um ano?
- O que poderiamos fazer com essa água.
Professor, nesta atividade você também pode propor aos alunos a exploração do desperdício de água em casa. Propondo que verifiquem vazamentos; reduzir o tempo do banho; fechar torneira enquanto escovar os dentes; lavar o carro com balde; e evitar a mangueira ao lavar calçadas. Essas e outras questões são abordadas no folder do Projeto Saúde Brasil, disponível no sítio do Embrapa http://www.cnpsa.embrapa.br/down.php?tipo=publicacoes&cod_publicacao=350, acesso em 08 de dezembro de 2010.
Além disso, explorar a conta de água para verificar o consumo das famílias, comparando os valores, consumos e quantidade de moradores pode também ser uma atividade interessante.
Após as reflexões da atividade anterior, solicitar que os alunos (ainda em grupo) no laboratório de informática, elaborem um folder informativo falando a respeito do desperdício de água, ações para economia e o problema que o consumo desenfreado pode causar, além de outros detalhes que julgarem interessante para distribuir na comunidade.
Para desenvolvimento do folder podem utilizar um editor de slides ou de texto. Para essa atividade seria importante contar com a presença do professor de Lingua Portuguesa na elaboração, organização e produção textual, bem como do professor de Ciências, trazendo informações regionais importantes a respeito da economia da água.
Fonte: http://www.condominiolight.com.br/imagensSite/economia_de_agua.jpg
O vídeo 10 Dicas para se evitar o Desperdício da Água, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yu8gTbDhjfc&feature=related, acesso em 03 de dezembro de 2010, pode contribuir apresentando algumas ideias que podem ser disponibilizadas no folder.
Sugestão 1
Uma outra sugestão de pesquisa para os alunos, diz respeito a produção de lixo na escola. A questão do lixo é um tema muito discutido nos últimos anos. A produção desenfreada e o destino dos resíduos preocupam os ambientalistas. Nossa tarefa o professor pode propor aos alunos descobrir quanto e que tipo de lixo é produzido na escola. Para isso, é possível buscar por meio de pesquisas e observações respostas para as seguintes questões:
• Quais turmas e turnos produzem mais lixo?
• O que contém esse lixo?
• Qual é o destino dado a esse lixo?
• Ele é tratado em algum local?
• Há alguma maneira de minimizar essa produção?
• É possível estimar quanto lixo é produzido nas outras escolas do bairro com as informações que conseguimos nesta escola?
Se forem necessárias outras informações, busque-as e tente estimar os valores. Após a pesquisa, com os dados levantados, os alunos (orientados pelo professor) podem produzir tabelas e gráficos, revelando as incoerências.
Sugestão 2
Propor o recurso Especial sobre pilhas. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10611, acesso em 02 de dezembro de 2010. Áudio com o objetivo de fazer com que os estudantes possam pensar em atitudes ecologicamente corretas refletindo, em especial sobre os danos que as substâncias químicas podem causar a saúde humana e ao meio ambiente.
Sugestão 3
Outra atividade complementar pode ser a proposta do filme Uma verdade inconveniente. Filme que apresenta o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, trazendo uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/verdade-inconveniente, acesso em 02 de dezembro de 2010.
MIYASAKI, D. M. Modelagem matemática e Educação Ambiental: possibilidades para o Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/359-4.pdf, acesso em 02 de dezembro de 2010.
Nome | Tipo |
---|---|
Especial sobre pilhas | Áudio |
SILVEIRA, E; SOARES RODRIGUES, J. M. Coleção gira Mundo, Rio de Janeiro,n.48, 2007.Disponível em:http://www.multirio.rj.gov.br/portal/_download/gira48.pdf, acesso em 03 de dezembro de 2010.
FILIPPSEN, R. M. J. Educação Matemática e Educação Ambientel: educando para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.liberato.com.br/upload/arquivos/0131010716351516.pdf, acesso em 03 de dezembro de 2010.
Água: conscientizar para economizar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14647, acesso em 03 de dezembro de 2010.
Amigos da água. Disponível em: http://www.amigodaagua.com.br/, acesso em 03 de dezembro de 2010.
Programa de uso racional da água. Disponível em: http://www.pura.poli.usp.br/, acesso em 03 de dezembro de 2010.
Dicas para a economia de água. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ioWOErfFEtI, acesso em 03 de dezembro de 2010.
Economize água. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s4A7IA1KpUo&feature=related, acesso em 03 de dezembro de 2010.
MALDONADO. S. D.; ANDRADE, S. V. Modelagem matemática e planilha CALC: a água – redescobrindo conceitos matemáticos nas questões ambientais. Disponível: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1963-8.pdf?PHPSESSID=2010022609222258, acesso em 03 de dezembro de 2010.
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.
Critérios a serem observados:
- Desenvolvimento e participação no vídeo da atividade inicial. Apresentou comentários relevantes?
- Participação durante a explanação do professor. Foi argumentativo? Raciocínio adequado?
- Participação na pesquisa. Realizou as tarefas? Demonstrou conhecimento?
- Na atividade de elaboração do folder? O aluno foi criativo? Contribuiu no grupo? Apresentou produção adequada?
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/05/2013
Cinco estrelasNossa gostei muito da ideia! Realmente pretendo colocar em prática PARABÈNS
14/08/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula, colocar em prática aulas que motive os alunos a cuidar do meio ambiente é muito importante nos dias atuais.