12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
------
1ª atividade |
Lance a seguinte questão aos alunos para uma " tempestade de ideias":
"E a vida ? A vida o que é ? Diga lá meu irmão..."
Incentive a livre associação de ideias. Anote os comentários dos alunos.
Em seguida, apresente o vídeo "Gonzaguinha canta "O que é, o que é?", disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4-N5P2geaO4
Distribua a letra da música e reapresente o vídeo para que acompanhem:
O Que É, O Que É? Composição: Gonzaguinha Eu fico Com a pureza da resposta das crianças É a vida, é bonita E é bonita... Viver! E não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar A beleza de ser um eterno aprendiz... Ah meu Deus! Eu sei, eu sei Que a vida devia ser bem melhor e será Mas isso não impede que eu repita É bonita, é bonita E é bonita... E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão Ela é a batida de um coração Ela é uma doce ilusão Hê! Hô!... E a vida? Ela é maravilha Ou é sofrimento? Ela é alegria Ou lamento? O que é? O que é? Meu irmão... Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo... Há quem fale que é um divino mistério profundo É o sopro do criador numa atitude repleta de amor... Você diz que é luxo e prazer Ele diz que a vida é viver Ela diz que melhor é morrer Pois amada não é e o verbo é sofrer... Eu só sei que confio na moça E na moça eu ponho a força da fé Somos nós que fazemos a vida Como der, ou puder, ou quiser... Sempre desejada Por mais que esteja errada Ninguém quer a morte Só saúde e sorte... E a pergunta roda E a cabeça agita Eu fico com a pureza Da resposta das crianças É a vida, é bonita e é bonita... |
Provoque comentários sobre as definições do autor para a vida.
2ª atividade |
Comente com os alunos que assistirão uma explicação sobre a origem da Filosofia. Dê-lhes a tarefa de anotar o nome do pensador citado na apresentação e sua explicação para a origem do universo ou sobre o funcionamento da natureza, preenchendo o quadro:
Filósofo |
Explicação para a origem do universo ou funcionamento da natureza |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Exiba, então, Origem e significado da filosofia , disponível no Portal do Professor.
Faça perguntas aos alunos de forma a retomarem algumas das informações da apresentação, tais como:
Em seguida resgate as anotações dos alunos sobre os pensadores e suas respectivas explicações, anotando na lousa, à medida que os alunos comentarem:
Filósofo |
Explicação para a origem do universo ou funcionamento da natureza |
Tales |
tudo se formou da água |
Heráclito |
a origem estaria no fogo |
Parmênides |
tudo esta cheio do que é , do “ser” |
Anaxímenes |
a origem as coisas está no ar |
Pitágoras |
origem e funcionamento na matemática |
Empédocles |
tudo se formou pela reunião dos 4 elementos - ar, fogo , terra e água |
Demócrito |
tudo se originou do átomo – nascia assim a química |
Proponha seguinte reflexão: a temática abordada na música de Gonzaguinha aproxima-se mais da Filosofia Pré Socrática ou Socrática? Por quê?
3ª atividade |
Proponha que os alunos organizem grupos de trabalho. Cada grupo deverá criar uma paródia para a música de Gonzaguinha, "O que é, o que é" considerando as explicações dos filósofos pré socráticos para a origem do universo e para o funcionamento da natureza.
Acompanhe de perto as produções, intervindo se houver equívocos conceituais. Depois promova uma socialização das produções ao vivo ou peça que os alunos gravem arquivos em áudio ou vídeo para compartilharem com os demais.
4ª atividade |
Para concluir essa sequencia didática, peça que os mesmos grupos de trabalho façam uma pesquisa sobre Sócrates, seu papel na Filosofia e algumas de suas ideias. Indique que a turma escolha frases do filósofo para montagem de um painel coletivo.
Imagem: Araldo de Luca/Corbis
Para essa pesquisa, peça que utilizem enciclopédias e a internet . Oriente que devem analisar a confiabilidade dos sites selecionados, oferecendo parâmetros tais como:
Autoria/Credibilidade/Citação: Quem é o responsável pelo site? Uma pessoa ou uma instituição? Qual sua qualificação? Cita suas fontes? É um site “.com” (comercial), “.gov” (governamental) ou “.org” (organização não-governamental)?
Intencionalidade/Viés: Com que objetivo o site teria sido criado? Para informar, vender, promover algo ou alguém, para convencer? Veicula muita propaganda? Mistura fatos com opinião?
Conteúdo/Contexto: O site abrange todas as questões relativas ao assunto? O texto é compreensível, claro? Dá condições para você ampliar sua pesquisa? /
Atualidade/Continuidade: As datas de criação e atualização aparecem com clareza?
Fonte: CENPEC. Ensinar com Internet: como enfrentar o desafio. São Paulo: CENPEC, 2006, 5 v. (Coleção EducaRede: Internet na escola; v.2) . Disponível em http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=646 |
Organize uma socialização das informações pesquisadas, abordando tanto o conteúdo encontrado, como a análise dos sites que fizeram.
Nome | Tipo |
---|---|
Origem e significado da filosofia | Vídeo |
Artigos sobre a História da Filosofia:
http://www.brasilescola.com/filosofia/
http://educacao.uol.com.br/filosofia/ult3323u15.jhtm
http://www.professordehistoria.com/filosofia/
Durante o processo observe se os alunos identificaram a diferença entre os filósofos pré socráticos e a filosofia clássica. Faça anotações sobre a participação dos alunos nas discussões e reflexões. Anote também se a organização dos grupos garantiu o trabalho coletivo produtivamente. Pergunte aos alunos o que aprenderam nessa sequencia de atividades. Por fim, compartilhe com a turma suas observações.
Quatro estrelas 13 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/02/2017
Cinco estrelasAdorei essa aula, muito criativa. Me ajudou muito, principalmente pq estou começando a lecionar a matéria. Obrigada!
29/12/2014
Quatro estrelasAula didática, acessível e perfeita para uma turma que está começando.
17/09/2013
Quatro estrelasAdorei a aula,vou fazer um estágio e a disciplina é justo filosofia. precisava de uma idéia de como aplicar minha primeira aula adorei a sua.parabéns.
26/08/2013
Quatro estrelasmuito bem elaborada.
27/01/2013
Cinco estrelasParabéns pela excelente aula,bem contextualizada, comcerteza os alunos vão adorar! Estava sem ideia porque sou iniciante nesta disciplina. Mas me ajudou muito. Obrigada, que Deus a abençoe por compartilhar ideias tão maravilhosas. Abraços
20/09/2012
Cinco estrelasObrigada, por compartilhar a Filosofia é o nosso cotidiano. É muito importante para todos nós que preocupamos com Educação de boa qualidade. Que o nosso amado e bondoso Deus nos ilumine. Lourdes Batista da Silva Teixeira.Colégio Castelo Branco, Campestre de Goias.
02/08/2012
Cinco estrelasotima aula os alunos adoraram,incluisive mudaram sua opiniao sobre filosofia, de aula chata e massante. obrigada por partilhares comigo esta idéia abraços leila
01/06/2012
Quatro estrelasesta aula é uma forma muito boa de introduzir o aluno na importância da filosofa pata a humanidade! Muito boa!
31/10/2011
Duas estrelasSaliento junto ao amigo professor de Philosophia que Heráclito jamais disse que tudo se originaria do fogo. Mas, que tudo fruir, tudo se transforma. Nada permanece igual. Um homem jamais pode se banhar duas vezes na mesm água de um rio. Ou seja, o que penso hoje, a logo mais passará pela transformação.
22/05/2011
Cinco estrelasPARABÉNS PELA AULA, QUE O ALTÍSSIMO DEUS POSSA CONTINUAR ASSIM, TE ABENÇOANDO COM BOA INSPIRAÇÃO DE ENSINAR.
25/04/2011
Cinco estrelasmuito criativa e de qualidade
21/02/2011
Cinco estrelasHoje, tive a feliz idéia de pesquisar sobre o assunto o que é filosofia?E encontrei esse site. Adorei, muito bom mesmo! Como fazer um bom plano faz a diferença, sim! Principalmente, quando se está começando! O bom plano em sala de aula dá segurança e cria uma dinãmica boa pq o aluno percebe q o professor se preparou para dá aula. Obrigada pela aula!
02/02/2011
Cinco estrelasSOU MARINHEIRA DE QUASE PRIMEIRA VIAGEM EM FILOSOFIA E GOSTEI MUITO DA MANEIRA DE ABORDAR ESTE ASSUNTO, SERA DE GRANDE VALIA.