Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diálogos com os Filósofos

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer  os grandes filósofos
  • Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação
  • Trabalhar em grupo produtivamente
Duração das atividades
3 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

----

Estratégias e recursos da aula

Lance perguntas para a turma, instigando o debate e conhecendo o que os alunos já sabem :

  • Quais filósofos conhecem?
  • Quais as contribuições da filosofia para a humanidade?

Apresente o vídeo Diálogo dos filósofos , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28297 .

Após o vídeo retome algumas ideias apresentadas:

  • Grécia sec. VI A.C.  – onde tudo começou.
  • A grande contribuição inicial foi a busca do "pensar racional", superando as explicações mitológicas, com filósofos tais como  Pitágoras, Parmênides, Anaxágoras e Demócrito.
  • O estudo do cosmos e a origem da vida  dominava a mente dos antigos filósofos .
  • Platão dizia que a curiosidade fez nascerem os filósofos.  
  • Filósofos que vieram depois:   Sócrates – ampliou a temática discutida pelos filósofos para questões tais como conhecimento, verdade, vida social, ética.
  • Outros nomes que se destacaram ao longo da História:  Aristóteles, René Descartes, Francis Bacon, Espinosa, Antônio Gramsci, Pascal, Immanuel, Kant Karl, Marx, Nietzsche, Jean Paul Sartre.

Proponha que organizem grupos de trabalho para uma pesquisa. Cada grupo deverá buscar informações sobre um  filósofo. Para a distribuição dos filósofos, considere diferentes períodos da Filosofia. Sugira um site para leitura das informações e peça que procurem outras fontes. Indique , por exemplo:

Filosofia clássica:

Sócrates

Sugestão de leitura:  http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mestre-busca-verdade-423245.shtml 

Imagem: Araldo de Luca/Corbis

Platão

Sugestão de leitura: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/primeiro-pedagogo-423209.shtml 

Imagem: Massimo Listri/Corbis /Stock Photos

Aristóteles

Sugestão de leitura: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/aristoteles-428110.shtml 

Imagem: Bettmann/Corbis /Stock Photos   

Filosofia cristã:

Santo Agostinho

Sugestão de leitura: http://www.mundodosfilosofos.com.br/agostinho.htm 

Fonte da Imagem: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/santo-agostinho/santo-agostinho-4.php  

 

      

Filosofia Moderna:

René Descartes

Sugestão de leitura: http://www.consciencia.org/descartes.shtml  

Fonte da imagem: http://www.consciencia.org/descartes.shtml 

Filosofia Contemporânea:   

Karl Marx

Sugestão de leitura: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/karl-marx-filosofo-revolucao-428135.shtml 

Imagem: Hulton Archive/Getty Images   

Nietzsche

Sugestão de leitura: http://www.mundodosfilosofos.com.br/nietzsche.htm  

Fonte da imagem: http://www.mundodosfilosofos.com.br/foto18.htm    

Antônio Gramsci

Sugestão de leitura: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/apostolo-emancipacao-massas-423092.shtml 

Imagem: MP/LEEMAGE/OTHERIMAGESPRESS      

Os grupos devem elaborar uma síntese com as principais contribuições desses filósofos, suas defesas e pontos de vista. Faça uma revisão das produções, identificando aspectos que mereçam intervenções. Promova, então,  uma socialização das pesquisas.

Após as pesquisas e as socializações, crie uma lista ou grupo de discussão on line chamada "Diálogo com os Filósofos" para debate de temas tais como:

O que é conhecimento?

O que é ética?

Combine que, durante uma semana, cada grupo deve elaborar textos argumentativos sobre os temas para envio ao grupo, usando adequadamente  citações do filósofo sobre o qual realizaram a pesquisa.

Discuta com a direção da unidade a possibilidade de os alunos usarem o laboratório de informática da escola para as respostas na lista, caso não tenham acesso à internet em casa.

Acompanhe as discussões, lançando contrargumentos ou chamando ou "filósofo" para posicionar-se.

Saiba mais sobre Listas ou Grupos de Discussão:

"Lista de discussão, também denominado grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros do grupo.

O processo de uso consiste no cadastramento da lista, por exemplo no Yahoo, um dos sítios que oferecem o serviço gratuitamente, e após, no cadastramento de membros. Uma mensagem escrita por membro e enviada para a lista, replica automaticamente na caixa postal de cada um dos cadastrados. Há também a opção de estar-se cadastrado e fazer a leitura em modo Web, ou seja, sem receber os e-mails da lista no e-mail.

Listas de discussão são ferramentas de comunicação assíncronas, ou seja, para o recebimento e envio de mensagens não é necessário que os participantes estejam conectados ao mesmo tempo. Mas, essas possibilitam também uma comunicação síncrona através da ferramenta de bate-papo existente na lista, exigindo que os participantes da discussão estejam conectados simultaneamente para que o processo de comunicação seja efetuado. É uma lista de discussão gerenciável pela Internet, utilizada para troca de informações (dos mais variados assuntos) entre um grupo de pessoas que se interessam por assuntos comuns. Essa troca de informações é feita via e-mail. Toda vez que alguém do grupo participa com algum comentário o seu e-mail é enviado para a caixa de correio de todos os participantes.

A inscrição também é feita por e-mail e deve ser encaminhada para o administrador da lista de discussões. Em seguida, você recebe a confirmação ou não da sua inscrição, juntamente com instruções de como participar e de como se desligar."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_discuss%C3%A3o 

Como criar Listas ou Grupos de Discussão:

http://br.groups.yahoo.com/ 

 https://groups.google.com/grphp?hl=pt-br&tab=wg 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Diálogo dos filósofos Vídeo
Recursos Complementares

Apresentação: "Grandes Filósofos" disponível em http://www.youtube.com/watch?v=k28sm8N1QV0  

Avaliação

Considerando que os objetivos de aprendizagem dessa sequência didática são:

  • Conhecer  os grandes filósofos
  • Participar de discussões e reflexões, desenvolvendo argumentação
  • Trabalhar em grupo produtivamente

Crie uma lista com os nomes dos alunos para anotações sobre suas observações durante o processo:

  • Houve participação ativa no processo de busca de informações sobre os filósofos e contribuições na organização da síntese sobre o mesmo ?
  • Participou da socialização das informações obtidas nas pesquisas ?
  • O grupo elaborou uma argumentação coerente com as principais ideias do filósofo pesquisado para  a participação na lista de discussão "Diálogo com os Filósofos" ?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.