Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Geometria com Tarsila do Amaral

 

16/02/2011

Autor y Coautor(es)
Maria Amelia Alves Ridolfe Ribeiro
imagem do usuário

VARGEM ALTA - ES EEEFM AGOSTINHO AGRIZZI

Arminda Beatrice de Carvalho Ventury Lima, Cristiane Silva D`Agostini, Eliana Aparecida Costa Pereira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a biografia de Tarsila do Amaral;
  •  Identificar, e diferenciar figuras geométricas;
  •  Apreciar obras de artes fazendo releitura;
  •  Expressar-se através da música.
Duração das atividades
4 aulas de 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O que o aluno sabe sobre arte;
  • Qual o pintor famoso que ele já ouviu falar.
Estratégias e recursos da aula

1ª aula

O professor(a) irá sondar com os alunos o que eles sabem sobre arte e questionar se eles tem conhecimento de algum pintor importante.  Logo a pós o professor apresentara vídeos sobre a biografia de Tarsila do Amaral, introduzindo um pouco de sua importância para o cenário da arte.  

http://www.youtube.com/watch?v=q9Y2y1Fe-2Q   

2ª aula

Apresentação de algumas obras, tais como Calmaria ll, Agare e O Mamoeiro, de Tarsila do Amaral.

Calmaria II - Tarsila do Amaral 

Agare - Tarsila do Amaral

Mamoeiro - Tarsila do Amaral

Em seguida os alunos farão uma análise através de questionamentos:

1-    Em sua opinião por que esses quadros receberam tais nomes?

2-    O que você vê nas obras de Tarsila do Amaral?

3-    Ao observar os quadros, você se lembrou de imagens ou objetos familiares? Quais?

4-    Quais figuras geométricas você reconhece nos quadros de Tarsila do Amaral?

5-    Que semelhança e diferenças você pode apontar entre as figuras geométricas que aparecem nas obras?

6-    Faça um desenho com algumas da figuras geométricas que identificou nas obras.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/tarsila-do-amaral/a-gare.php  

http://cafehistoria.ning.com/photo/1980410:Photo:50265?context=popular 

http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/sala/tarsila_calmariaII.html 

3ª aula

Após conhecer um pouco da vida da pintora e suas obras os alunos irão reproduzir as telas através de materiais recicláveis (palito de picolé, caixa de remédio, tampinha de garrafa, jornal, entre outros).   

4ª aula 

Dinâmica de apreciação de obras através da música, onde os alunos irão ouvir atentamente a música Aquarela de Toquinho, em seguida irão ouvir novamente e identificar a geometria no contexto da música reproduzindo através de desenhos e pinturas.

http://www.youtube.com/watch?v=2-V21HepcgY   

Recursos Educacionais

Vídeo: Tarsila do Amaral – Biografia artística.

http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm 

http://www.youtube.com/watch?v=W5sOWgaIbcw&feature=related 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente enfocando a dinâmica musical visando identificar os avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos será observado durante a excução das atividades propostas sob a intevenção do professor e através de auto avaliação, sendo esses elementos essenciais para verificação de competências e habilidades previstas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.