Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - observando o lixo escolar e doméstico

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

O CAMINHO DO LIXO

Andréa Morais Diniz, Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

1- Compreender como ocorre a produção de lixo e conhecer sua destinação.

2- Conhecer o processo da coleta e o destino do lixo escolar;

3- Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar;

4- Valorizar ações de respeito ao meio ambiente;

5- Identificar o processo de coleta seletiva do lixo em casa;

6- Separar os materiais segundo sua origem (papel, metal, plástico, orgânico etc).

Duração das atividades
4 a 5 aulas- 30 a 40 min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pedagógicos: Ser alfabetizado.

Técnicos: Utilização do kword, saber pesquisar em site de busca.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword               [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];

WxCam            [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia];

Kspread            [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Suíte de Escritório -> Planilha Eletrônica]

Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]

 

Uma abordagem para o professor:

É importante que os alunos compreendam a importância de um destino correto para o lixo e atentem para os materiais que podem ser reciclados: vidros, papel, plástico e metal. Para isso, é necessário que os alunos levem esse aprendizado para casa e discutam com seus familiares, construindo uma conscientização responsável sobre o destino correto do lixo.

 

Primeiro momento - Roda de conversa

Professor, inicie uma discussão com a turma sobre os problemas ambientais da atualidade, usando como recurso imagens (figuras) selecionadas antecipadamente. Procure figuras que representem: aquecimento global, enchentes, rios poluídos, trânsito, lixo na comunidade e lixo na escola e cole em uma cartolina. Mostre as imagens e questione às crianças: O que está acontecendo? Que local é este? Por que será que estes fenômenos estão acontecendo no ambiente? Como as pessoas interferem no ambiente? Valorize as respostas dos alunos e os ajudem a ampliar suas percepções sobre o ambiente, além da própria ampliação da linguagem oral.

Após essa introdução do assunto, realize um passeio pela escola para observar os locais dos coletores de lixo, se a escola encontra-se limpa, qual a atitude das pessoas em relação ao lixo, etc. Na volta à sala, conversar com os alunos a respeito do percurso realizado,  partindo das percepções do grupo, especialmente em relação aos cuidados com a higiene na escola.

Tarefa de casa

Solicitar aos alunos que, em casa, escrevam um pequeno texto sobre o lixo de sua própria casa (se fica em lixeira tampada, se é feito algum tipo de separação, quem os recolhe, em que dias da semana o lixo é recolhido, etc).

 

*Caso os alunos levem o laptop para casa, o texto poderá ser escrito no editor Kword do laptop e os alunos poderão fotografar o lixo doméstico com a WxCam do laptop. Feito isso, copiar e colar as imagens para ilustrar o texto.

 

Segundo momento  

Retomar o assunto do lixo escolar, discutindo o assunto a partir de perguntas, como por exemplo:

Quem produz o lixo na escola? Onde localizam-se os coletores de lixo na nossa escola? Como os auxiliares de limpeza coletam o lixo da escola, onde é depositado o lixo? Quem  são as pessoas responsáveis pela coleta do lixo na escola?   Como o lixo é transportado pelo serviço público da prefeitura?

Quanto "pesa", aproximadamente, o lixo coletado em um dia na escola? Quanto será o peso do lixo em uma semana? Para onde é levado o lixo: aterro sanitário ou lixão?

Verificar se na sala de aula há duas lixeiras: uma para o lixo orgânico e outra para o inorgânico. Caso não haja essa diferenciação, propor aos alunos a confecção de uma caixa para a armazenagem do lixo inorgânico.

Aproveitar a ocasião para ensinar aos alunos como o lixo pode ser separado em 5 grupos:  papel, vidro, metal, plástico e orgânico. Existem diferentes tipos de lixeiras onde devemos jogar o lixo. As lixeiras possuem cores que indicam que tipo de lixo deve ser armazenado nelas: 1 - Lixeira azul: destinada para papel e papelão; 2 - Lixeira verde: destinada para vidros e cristais; 3 - Lixeira vermelha:  para as embalagens de plástico; 4 - Lixeira amarela: para as embalagens de metal e aço; 5 - Lixeira marrom: para os restos de comidas, ou seja, para a matéria orgânica, como também para outros tipos de restos como: planta, tampa, cortiça, tela, terra, cinza, ponta de cigarro etc. 6 - Lixeiras complementares: para coletar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas. Solicitar aos alunos que naveguem no buscador de Internet procurando as imagens dos 5 tipos de lixeiras.

No link abaixo há uma imagem sobre o assunto. Os alunos podem acessá-la em: http://www.equiperepresentacoes.com.br/MyImages/Lixeira%20Coleta%20Celetiva.JP

Terceiro  momento

Propor aos alunos a pesagem do lixo diário e semanal da sala de aula. Peça ajuda a outro profissional e tenha alguns cuidados de higiene ao manusear o lixo, como por exemplo, as crianças e os adultos devem usar luvas, sacos plásticos, lavar as mãos após a atividade. Em uma balança convencional, o profissional da escola verifica as medidas, os alunos e professor observam e fazem comentários. Para essa atividade,  o lixo da lixeira da sala de aula é colocado em saco plástico bem resitente, após a pesagem, o professor e os alunos elaboram uma tabela no editor de planilhas Kspread do laptop,  representando o que foi verificado (ver exemplo a seguir). Esta atividade deverá ser rápida, pois o lixo, inevitavelmente, emite odor, de preferência fazer fora da sala de aula. Ao final de duas semanas, analisar os dados da tabela e refletir sobre a produção do lixo da sala de aula.

LIXO DA SALA DE AULA 

PESAGEM DIÁRIA- LIXEIRA DA SALA

PRIMEIRO DIA

1 KG

SEGUNDO DIA

1,5 KG

PRIMEIRA SEMANA

..................

SEGUNDA SEMANA

..................

 

Retomando a tarefa de casa solicitada no Primeiro Momento:

Solicitar aos alunos que apresentem o texto produzido na tarefa de casa. Comentar sobre a importância da separação do lixo e da coleta seletiva. Se o texto das crianças indicar que o lixo doméstico de sua casa não é reciclado, delegar às crianças o papel de ensinar aos seus pais como fazer a coleta seletiva em suas casas, explicando a importância de pequenas atitudes cotidianas para a preservação do ambiente.

Para finalizar a tarefa, pedir aos alunos que conversem com o Robô Ed, do Portal do Professor, sobre o tema do lixo. O Ed é um robô criado para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Para conversar com o Robô Ed basta acessar o link:

http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php  

e digitar o assunto da conversa.

 

 

Complementando o tema em estudo

Os vídeos abaixo fornecem enfoques diferentes que podem complementar o tema em estudo:

Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo. Disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A 

Ratinho do Castelo Rá-tim-bum - A Lata de Lixo. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QRA  

Jogo

Acesse o link sugerido abaixo e organize os alunos em duplas para poderem jogar e observar o colega jogando.

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html

Recursos Complementares

Nos sites a seguir você poderá encontrar outras informações, imagens e textos para fundamentar seus projetos e complementar sua aula:

http://www.recicloteca.org.br/

http://www.lixo.com.br/

http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html

Avaliação

Durante o estudo, verificar se o aluno :

1- participa na roda de conversa (argumenta com coerência, respeita as opiniões dos colegas);

2- demonstra cuidado com a produção e o armazenamento do lixo da escola.

Critérios mais específicos podem ser avaliados nos registros realizados no primeiro e terceiro momento das atividades propostas, buscando verificar se o aluno:

3- compreende o processo de coleta do lixo escolar;

4- percebe os procedimentos para a coleta seletiva em casa;

5- diferencia os materiais entre si (metal, plástico, papel etc);

6- preocupa-se de forma responsável pela produção e destino do lixo doméstico;

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.