Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O " FAIR PLAY" no esporte - a ética em discussão.

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a definição de “Fair Play” no esporte e na sociedade;

Identificar a presença e a ausência de "Fair Play" nos esportes;

Analisar a relevância do "Fair Play" nas atividades esportivas e suas repercussões para o público.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula será uma forma de debatermos sobre ética com nossos alunos e, adicionarmos um termo que está popularizado nos esportes, o "FAIR PLAY".

Fonte: http://www.academia-de-talentos.com/files/images/posts/FP1.jpg 

ATIVIDADE I - DEBATENDO SOBRE O "FAIR PLAY" - SALA DE AULA

Caro Professor, inicie a atividade na sala de aula e proponha o seguinte: os alunos deverão definir o que significa o termo "Fair Play". Durante a definição do termo pelos alunos vá anotando no quadro/lousa as definições apresentadas. Vamos notar que aparecerão definições como: Jogo "limpo"; respeito as regras; cavalheirismo; etc.

Observaremos que todas as definições relacionadas ao tema tem o seu valor, são relevantes, mas, questione-os se esses conceitos são encontrados:

  • Nos esportes;

  • Na sua comunidade/bairro;

  • Na escola;

  • Na sociedade.

Peça que os alunos levantem situações oriundas dos tópicos citados acima onde observaram a presença ou, a ausência do significado do " Fair Play".

Peça aos alunos que se dividam em grupos de 5/6 alunos e discutam:

  • A definição do termo "Fair Play";

  • A relação deste termo com o dia a dia das pessoas;

  • Exemplos da presença ou ausência de "Fair Play" na rotina dos alunos.

ATIVIDADE I - IDENTIFICANDO E ANALISANDO O "FAIR PLAY"

Apresente os seguintes vídeos e, peça aos alunos que organizados nos seus grupos identifiquem e analisem onde encontram ou não o "Fair Play". Peça que os grupos façam as suas anotações para que sejam entregues ao professor ao final da aula.

Dica I - Sugiro que os alunos anotem todas as expressões que considerarem relacionadas a presença ou a ausência de Fair Play que puderem identificar nos vídeos e, que busquem analisar as questões apresentadas.

ATIVIDADE III - O "FAIR PLAY" NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

Fonte: http://www.libertyseguros.pt/BackOffice/UserFiles/Fotos%20Eventos/Jogo%20Limpo.jpg 

Professor, após toda essa apresentação e debate a respeito do "Fair Play" nos esportes e na sociedade mantenha a organização dos grupos para discutirmos como esse termo é encontrado ou não no ambiente escolar.

Estimule os alunos a identificarem se no seu ambiente escolar é comum haver solidariedade e auxílio entre os colegas, afinal, "Fair Play", "Jogo Limpo" são termos simbólicos, que na verdade devem significar uma sociedade mais justa e onde as pessoas respeitem as regras e, os direitos das outras pessoas.

Apresente as seguintes imagens para enriquecer o debate:

Imagem 1 - Carro estacionado na CICLOVIA

Fonte: http://jn.sapo.pt/Storage/ng1338431.jpg 

Imagem 2 - Jogando lixo na estrada


Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_S52DxpRvNPc/Sy12KtUAzDI/AAAAAAAAAX8/kT0sVEVJIjI/s400/carrosujao.jpg 

Imagem 3 - Exclusão no convívio social - Bullyng

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_78KAny8He0U/TI7TWvNiqYI/AAAAAAAADAk/ujbD2466RnE/s400/bullying.png 

Professor, questione os seus alunos sobre as imagens apresentadas, afinal, o que eles observam nestas imagens? Onde está o "Fair Play"? Onde podemos intervir para corrigir esses eventos?

Peça aos alunos que analisem com critérios cada imagem apresentada e, que proponham ações propositivas a respeito desses eventos.

Finalize a sua aula questionando os alunos: "Pessoal, afinal, qual é o verdadeiro significado do termo "FAIR PLAY" na escola e, por conseguinte, na sociedade?

Recursos Complementares

Leia o artigo - O FAIR PLAY NA ATUALIDADE - http://b200.nce.ufrj.br/~revista/artigos/v1n2/artigo06_v1n2.pdf 

Avaliação

A avaliação desta aula será realizada através da participação dos grupos nos debates, onde serão pontuados os seguintes critérios:

  • Questionamentos pertinentes

  • Propostas

  • Críticas 
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Emily Cristina Gomes , Machado De Assis , Paraná - dijo:
    emiilybp@facebook.com

    23/09/2014

    Cinco estrelas

    Adorei Esse Site Contém Tudo Que Eu Procuro !!


  • marco antonio, CEEBJA Paranaguá , Paraná - dijo:
    marcoalexandrino@gmail.com

    28/02/2014

    Cinco estrelas

    gostei da aula, bem explicativa e inteligente


  • João Manoel da Silva., Professor da Rede Estadual , São Paulo - dijo:
    osatletas10doprofessor@ig.com.br

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    Desde já peço licença para adentrar e parabenizar a Aula de FAIR PLAY, que é nota 10., um show de Educação, Cultura, Saúde, Cidadania, Valores , aonde com está nobre aula, a gente possa realizar trabalhos fazendo feliz os alunos que estão proximos, aonde os distantes se aproximarão, ou com premios para os destaques, fazendo mudar destinos e reparar injustiças, valorizando os esquecidos que tem estes valores; como os alunos e atletas do ano/ em participação pela educação e os esportes pedagogicos


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.