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Vê, ouvir, sentir: órgãos de sentidos

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o esquema corporal (cabeça, tronco e membros) relacionando as funções que cada região desempenha.
  • Identificar os órgãos dos sentidos, seu funcionamento e cuidados necessários à sua preservação.
  • Identificar as estruturas responsáveis pelo movimento, relacionando-as com os problemas posturais ou decorrentes de falta ou excesso de exercícios.
  • Conhecer necessidades especiais de pessoas portadoras de deficiências.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Conhecer as partes de um corpo: tronco, membros e cabeça.

- Domínio da leitura e da escrita.  

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- vídeos;   

- leitura de imagens;   

- papel craft;   

- debate;   

- produção de texto.

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor organiza a turma em grupos e propõe a produção de um desenho do corpo humano. Para isso, poderá sugerir que um ou mais voluntários deitem-se em uma grande folha de papel craft  enquanto outros alunos contornam o corpo dos voluntários, como mostra a imagem a seguir:

Fonte: 1anoeb4-1anoeb4.blogspot.com/2009_11_01_archi...    

OBS:  Cada equipe deverá ter um desenho de corpo assim como na imagem a seguir:

Fonte: nadamesepararadoamordedeus.com/    

1)      A partir do desenho, o professor pedirá para que cada grupo localize no desenho onde estão o tronco, os membros e cabeça. A partir daí os grupos deverão sinalizar o desenho, indicando onde fica cada parte do corpo.   

2)      O professor socializa o trabalho dos grupos e propõe que complementem o esquema do corpo humano, desenhando os órgãos de sentido no rosto: boca (paladar), nariz (olfato), olhos (visão).   

2ª atividade:   

1)      O professor apresenta uma a uma das imagens a seguir, utilizando projetores ou cartazes, e propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      O que você está vendo nesta imagem?

b)      O que a pessoa / criança está fazendo nesta imagem?

c)      Que órgão de sentido a pessoa ou criança está fazendo uso?

d)     Este órgão de sentido refere-se a: visão, paladar, olfato, tato ou audição? Que outros órgãos de sentido estão envolvidos na imagem?

Fonte: www.materdei.com.br/qvc/bebe/1_2anos.jsp 

Fonte: magnificos06.wordpress.com/.../ 

Fonte: www.mulherocupada.com.br/2010/06/linguagem-do... 

Fonte: www.brasilescola.com/oscincosentidos/olfato.htm 

Fonte: blogdogutemberg.blogspot.com/2008_07_01_archi...     

2)      É possível que os alunos não tenham muitos conhecimentos prévios a respeito da nomenclatura e /ou funcionamento dos órgãos de sentido. Para isso o professor deverá projetar as imagens a seguir, explicando cada um dos órgãos de sentido.   

OBS.: Professor, você poderá consultar mais informações na seção Recursos Educacionais. Sugerimos também que o professor reproduza o texto para seus alunos sobre cada um dos órgãos do sentido.

TATO

Fonte: blogdogutemberg.blogspot.com/2008_07_01_archi...    

O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção do toque, termoceptores responsáveis pela percepção do frio e do calor e terminações nervosas livres responsáveis pela percepção da dor, mudando apenas de intensidade. Os mecanorreceptores são divididos em Corpúsculos de Pacini, responsáveis pela percepção da pressão; Corpúsculos de Meissner e Discos de Merkel, responsáveis pelas movimentações leves; Corpúsculos de Ruffini, responsáveis pela percepção de calor e distensões na pele; e os Receptores de Krause, responsáveis pela sensação , . Os termoceptores reagem de acordo com a temperatura externa, ou seja, os receptores para o frio são estimulados quando a temperatura externa é fria e os receptores para o calor são estimulados quando a temperatura externa é quente. As terminações nervosas livres reagem a estímulos mecânicos, térmicos e químicos. Há também corpúsculos em regiões mais profundas que são responsáveis pela percepção de pressões fortes e vibrações. São eles os lábios, papilas mamárias, clitóris e o pênis.

Fonte: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/tato.htm    

VISÃO

Fonte: alessandroazuos.blogspot.com/2009_04_01_archi...    

A visão constitui um dos cinco sentidos, nos permite enxergar as belezas e as diversidades do mundo. É uma percepção muito importante para os seres vivos em especial para o homem, pois é através dela que podemos distinguir as coisas através de imagens, podemos guardar as feições de uma pessoa na memória, entre outras. Há diferenças no tipo de visão entre os animais, cada um com suas peculiaridades. A visão humana é super complexa, pois há partes específicas para detectar a luz e partes para detectar as imagens e interpretá-las. A visão humana é composta pelos olhos, os quais possuem em seu interior a retina, essa por sua vez é composta por cones e bastonetes, locais onde são realizados os primeiros passos para o processo perceptivo. Os dados visuais são transmitidos pela retina, por meio do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. É no cérebro que ocorre o processo de análise e interpretação que nos permitirá reconstruir as distâncias, movimentos, cores e formas de objetos, animais, pessoas, entre outros.

Fonte: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/visao.htm    

AUDIÇÃO

Fonte: www.nte-jgs.rct-sc.br/.../audicao12.html    

A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Os sons ou barulhos são originados pelas ondas sonoras liberadas no ar sofrendo compressão e descompressão. Devido às diferenças na freqüência de cada onda sonora ouvimos diferentes sons. A orelha é um órgão sensível que capta as ondas sonoras para que nosso organismo inicie o processo de percepção e interpretação do som. Ao entrar pelo canal auditivo as ondas sonoras fazem com que ocorram vibrações nos tímpanos (membrana timpânica) que é uma pele fina e rígida que divide o canal auditivo e o ouvido médio. Os tímpanos também são os únicos elementos sensitivos do ouvido já que os outros elementos apenas repassam as informações interpretadas por ele. O ouvido médio, juntamente com a garganta, controla a pressão do ar que chega aos tímpanos fazendo com que esse consiga se movimentar para frente e para trás. O ouvido médio e a garganta são ligados pela tuba auditiva ou trompa de Eustáquio e ao receberem o ar esses o liberam para os tímpanos fazendo com que a pressão do ar seja igual. Após esse procedimento as ondas sonoras passam a ser levadas ao córtex cerebral pela cóclea, tubo ósseo cheio de líquido que são empurrados pelos ossículos. Os ossículos do ouvido interno são três pequenos ossos alinhados que fazem ligação do ouvido interno com os tímpanos, os ossos martelo, bigorna e estribo. Esses ligados entre si se movimentam de acordo com a pressão do ar recebida no tímpano agindo como ampliadores de força. Na cóclea, se localiza o órgão de Corti, local cheio de células ciliares que se movem a partir da força enérgica enviando um impulso elétrico ao nervo da cóclea. O nervo da cóclea envia os impulsos ao córtex cerebral para ser interpretado determinando o tom de cada som. Fonte: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/audicao.htm    

PALADAR

Fonte: www.jornallivre.com.br/.../gustacao-paladar.html    

O paladar é um sentido dos organismos animais, induzindo à percepção do sabor, o gosto das substâncias que compõem normalmente o hábito alimentar de um determinado animal. Essa capacidade ocorre devido à existência de diferentes tipos de células sensoriais, denominadas papilas gustativas, situadas ao longo da língua (órgão muscular posicionado na parte ventral da boca), em regiões específicas. As papilas captam quimicamente as características do alimento, transmitindo a informação através de impulsos nervosos até o cérebro, que codifica a informação, permitindo identificar os quatro sabores básicos: azedo, amargo, doce e salgado. Esse sentido está intrinsecamente associado ao olfato (cheiro) e à visão, em conseqüência da mediação realizada por epitélios portadores de células quimiorreceptoras especializadas que estão localizadas entre a cavidade nasal e o palato, bem como os fotorreceptores visuais que estimulam a degustação.

Fonte: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/paladar.htm      

OLFATO

Fonte: www.nte-jgs.rct-sc.br/.../audicao12.html  

O olfato é um dos cinco sentidos básicos originado por estímulos do epitélio olfativo que se encontra nas cavidades nasais. Esse é o único sentido diretamente ligado às emoções e ao depósito de memórias. O epitélio olfativo abriga aproximadamente 20 milhões de células sensoriais onde cada célula possui seis pêlos sensoriais também conhecidos como cílios. É bastante sensível, basta pequenas quantidades de moléculas para estimulá-lo, mas só consegue perceber um cheiro a cada vez. O órgão olfativo é a mucosa amarela que reveste a camada superior das fossas nasais. É rica em limitações nervosas que ao entrar em contato com as moléculas dissolve-as pelo muco e penetra pelo órgão olfativo alcançando os prolongamentos sensoriais. Tal reação promove impulsos nervosos nas células olfativas atingindo os axônios. Formam-se a partir de um espessamento epidérmico no crânio. A mucosa vermelha rica em vasos sanguíneos abriga as glândulas responsáveis por isolar o muco, deixando o nariz úmido. Cada receptor olfativo, ou seja, os nervos receptores que captam as moléculas de odor são codificados por um gene específico e o mau funcionamento desses ou algum dano provocado por uma lesão pode impedir que um indivíduo sinta o cheiro de algo específico. Dentre as disfunções provocadas nos órgãos olfativos podemos destacar a anosmia que é a perda total ou parcial do olfato, cacosmia que é a percepção de odores desagradáveis de forma alucinógena, fantosmia que é a percepção de odores desagradáveis ou não sem que haja estímulos, hiperosmia que é a percepção exagerada e anormal do olfato e ainda parosmia que é a perversão do olfato.

Fonte: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/olfato.htm                

3ª atividade:   

1)      Após a exposição sobre os órgãos do sentido, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Como você se sentiria se não tivesse sua visão ou audição?

b)      Você conhece alguém que não pode enxergar, ouvir e  nem sentir ?

c)       Quais dificuldades você acha que as pessoas que perderam um dos órgãos de sentido podem enfrentar?   

2)      Após as indagações propor para a turma duas dinâmicas, afim de que eles vivenciem a sensação de não ter um dos órgãos do sentido mais importante para os humanos: a visão.   

Dinâmica 1: - Organizar um grande círculo com a turma. Solicitar um voluntário. Pedir para que o voluntário coloque uma venda sobre os olhos. Após isso, o voluntário deverá ficar no meio do grande círculo e deverá soltar seu corpo afim de que o grupo o segure. O voluntário deverá jogar seu corpo para todos os lados do círculo. O professor poderá realizar diversas rodadas com diferentes voluntários.   

Dinâmica 2: - O professor deverá dividir a turma em duplas. Em cada dupla, um aluno deverá usar uma venda sobre os olhos. A dupla deverá passear por todo o espaço da escola e entorno. O aluno sem a venda deverá fazer o papel de guia. As funções deverão ser trocadas, posteriormente.   

3)      Ao final da dinâmica o professor deverá indagar o que os alunos sentiram e fazer os comentários necessários.   

4ª atividade:   

1)      O professor organiza a turma em 05 grupos e cada um fica responsável por um dos sentidos: tato, audição, visão, olfato, e paladar.   

2)      O grupo deverá criar um cartaz, utilizando gravuras e escritas, retratando a importância de cada um desses sentidos para o ser humano e os cuidados que se deve ter com os seus respectivos órgãos.   

3)      O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.    

Recursos Complementares

Os sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão. Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos, o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor, e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos. Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores. Com isso:

• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.

• Pela audição – captamos e ouvimos sons.

• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros.

• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores.

• Pelo paladar – sentimos os sabores.

Fonte: http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/    

Ver também: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u20.jhtm  

http://www.webciencia.com/11_32sensor.htm 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar se os alunos de fato compreenderam a função dos diversos órgãos do sentido e a falta que nos faz a ausência de um deles e assim conseguir desenvolver maior solidariedade e compreensão com aqueles que possuem alguma necessidade especial.

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