Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cyberbullying (violência Virtual): o que é?

 

18/12/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar Cyberbullying, violência virtual: o que é, os tipos mais frequentes, como prevenir e o que fazer.
  • Aprender sobre os sentimentos de quem agride e de quem é agredido – sobre o que leva a agressão, e sobre as possíveis repercussões sociais e psicológicas à vítima deste ato de violência.
  • Aprender como evitar e excluir o Cyberbullying no contexto escolar.
  • Produzir textos do tipo informativo, em grupo, para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário que conhecimentos prévios sejam trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.

Motivação: 

Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor inicie a aula apresentando o vídeo “Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro” (Fig.1), com duração de 03 min e 56 seg. Este vídeo mostra uma entrevista de Serginho Groisman com Isabela Nicastro - uma adolescente vítima de Cyberbullying.   

Link do vídeo “Serginho Groisman entrevista Isabela Nicastro”: 

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1290776-7822-SERGINHO+GROISMAN+ENTREVISTA+ISABELA+NICASTRO,00.html            Acessado em: 01 Dezembro de 2010                         

 Figura 1: Vídeo sobre Cyberbullying             

Sugestão 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Ao término da apresentação do vídeo, com  o intuito de abordar e explicar o conceito de Cyberbullying, o professor deverá  promover uma discussão sobre o conteúdo deste com todos. Desse modo, o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:   

Roteiro de Discussão 

1. Qual o principal tema abordado no vídeo?

2. Do que a Isabela sofreu?

3. O que os alunos da escola da Isabela fizeram com ela? Vocês acham isso correto? Por quê?

5. O que falavam da Isabela? Por quê?

6. Quantas pessoas estavam fazendo parte do Cyberbullying contra Isabela?

7. Como os alunos se comportavam na escola quando encontravam com a Isabela?

8. Qual foi a reação da Isabela quando ela descobriu o que fizeram com ela? Como ela se sentiu? Ela precisou fazer algum tipo de tratamento após o ocorrido? Qual?

9.  As pessoas que cometeram este ato de violência virtual com Isabela foram punidas?

10. Isabela teve que fazer algum tratamento psicológico depois deste fato?

11. Vocês já tinham ouvido falar sobre o Cyberbullying?

12. Como se caracteriza o Bullying? E o que seria Cyberbullying?         

Quando todos terminarem de expressar suas opiniões  sobre o vídeo, o professor deverá dizer que o tema da aula é sobre “Cyberbullying (violência Virtual): o que é?”.     

Atividade 1

Em seguida, estando os alunos em duplas, eles deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa sobre o Cyberbullying.       

Temas para a pesquisa

  • Definição de Cyberbullying: o que é e quem são as vítimas.
  • Como funciona o Cyberbullying.
  • Exemplos de praticas de Cyberbullying.
  • Recursos que as pessoas utilizam para praticar o Cyberbullying.
  • Meios para combater o Cyberbullying.
  • Sinais de agressão em uma pessoa que sofreu o Cyberbullying.
  • Cyberbullying no Brasil.       

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.       

Sugestão de sites para a pesquisa:  

http://www.eb23jcpires.net/moodle/file.php/1/Seguranca_na_Internet_Pais/O_que_o_Cyberbullying.pdf  

http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm     

http://tecnologia.uol.com.br/seguranca/ultimas-noticias/2010/02/10/cyberbullying-preocupa-16-dos-jovens-brasileiros-diz-pesquisa.jhtm  

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1109595-5604,00-ESCOLA+DEBATE+CYBERBULLYING+COM+ESTUDANTES.html  

http://pplware.sapo.pt/informacao/cyberbullying-o-que-como-combater/  

http://opiniaoenoticia.com.br/vida/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual/  

http://www.diganaoaocyberbullying.com.br/  (Fig.2)    

Figura 2: Diga não ao Cyberbullying           

Atividade 2  

De forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, neste momento, o professor deverá organizar os alunos em grupos, juntando as duplas da seguinte forma:

  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 1 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 2;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 2 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 3;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 3 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 4;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 4 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 5;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 5 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 6;
  • Uma dupla que pesquisou sobre o tema 6 deverá se juntar a uma dupla que fez pesquisa sobre o tema 7;

E assim por diante.

Os membros do grupo formado deverão compartilhar as informações das pesquisas realizadas e anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas – apresentando-as, posteriormente, a todos da sala de aula. Observamos que este momento é importante propiciar que os alunos compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade.           

Atividade 3   

Neste momento, o professor deverá distribuir para cada grupo a história em quadrinhos “Brincadeira de Mau Gosto” (Fig. 3), conforme o link abaixo.            

Link da história “Brincadeira de Mau Gosto” 

http://www.internetresponsavel.com.br/inc/img/hqs/04-brincadeira_de_mau_gosto.jpg    Acessado em: 01 Dezembro de 2010.    

Figura 3: História em Quadrinhos             

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a história em quadrinhos e disponibilizar para cada grupo um exemplar.

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da história em questão sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura   

1. Qual assunto abordado na história em quadrinhos?

2. O que as duas meninas estão fazendo diante do computador?

3. Todas as pessoas do colégio viram como os dois alunos estavam vestidos?

4. O que aconteceu com os meninos quando eles chegaram à escola?

5.  Vocês acham que eles ficaram tristes por estarem sendo expostos?

6.  Os meninos denunciaram as meninas para alguém? Quem?

7.  As meninas pediram desculpas aos meninos?

8.  Qual era o  título do trabalho que todos os alunos iriam fazer?

9.  Vocês acham que as meninas agiram de forma correta?

10. Caso um de vocês tivessem sido vítimas do Cyberbullying, vocês denunciaram a pessoa que praticou tal ato? Por quê?

11. O Cyberbullying é ilegal? Por quê? O que pode acontecer a quem comete tal ato?

Em seguida, cada grupo deverá elaborar uma frase sobre como utilizar a internet com responsabilidade.Essa frase deverá ser adicionada em panfleto a ser confeccionado na próxima atividade. 

Atividade 4   

Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar panfletos informativos sobre o Cyberbullying, visando conscientizar os colegas sobre este ato de violência. Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá distribuir nas salas de aula o panfleto para que a informação sobre o Cyberbullying possa ser socializada.         

Ao término da aula, é importante que todos os alunos tenham compreendido que o Cyberbullying é uma forma de violência virtual, e que a pessoa que sofre tal violência pode apresentar comprometimento na sua saúde psíquica, bem como na sua vida social, requerendo atenção e cuidados especializados. Além disso, que a pessoa que prática o Cyberbullying pode ser processada e condenada por tal ato.

Recursos Complementares

Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos outras aulas publicadas no site do Portal do Professor com os alunos, cujos links estão abaixo:   

Aula  “Violência na escola! Diga não !”  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20795    

Aula  “Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência”  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23200        

Os links abaixo se referem à Cyberbullying:  

http://webdemais.com.br/2010/06/10/cyberbullying-numeros-assustadores-no-brasil/  

http://www.acidezmental.xpg.com.br/cyberbullying.html  

http://capricho.abril.com.br/blogs/diganaoaobullying/cyberbullying-como-denunciar-no-orkut-facebook-twitter-e-youtube/  

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI4540100-EI8266,00-Mae+e+condenada+por+cyberbullying+praticado+por+filho.html   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que o Cyberbullying é um ato de violência virtual que tem repercussões emocionais, sociais e para a saúde física da pessoa que é vítima de tal ação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gislaine Borghi, E.E.Prof Antonio de Baptista , São Paulo - dijo:
    gbbborghi@hotmail.com

    17/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, dessa forma interativa e interessante atingirá os objetivos. Certamente vou usar com meus alunos. Me ajudou muito.


  • Adriana, esc est fernaõ dias -ef , Paraná - dijo:
    drifregato@seed.pr.gov.br

    01/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom o material e atendeu as minhas necessidades


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.