17/01/2011
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Aprender sobre a imagem corporal e suas relações com o meio;
· Compreender como o simbolismo se apresenta através do corpo;
· Explorar jogos onde a expressão corporal e o simbolismo estão presentes.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
Iniciar a aula refletindo sobre a imagem corporal:
Vocês já perceberam que o nosso corpo consegue expressar muitas coisas: Se estamos felizes temos uma postura, tristes outra, prontos para nos defender de algo outra, com medo outra diferente. Ainda que não estivermos passando por uma determinada situação temos uma representação mental de como é o nosso corpo (magro, gordo, forte, esguio, etc.) e como o nosso corpo se comporta em algumas situações.
Vamos ver como isso funciona?
Atividade 01: Imagem corporal
Pedir para que os alunos representem algumas situações corporalmente, essas representações se refletem no andar, no agir, no se comportar, na postura, etc.:
Representem como o corpo se comporta quando:
· Estamos com medo;
· Estamos com frio;
· Estamos com sono;
· Estamos com raiva; etc.
Reflexão: Podemos concluir que imagem corporal é o conceito (definição) que cada pessoa tem de seu corpo e suas partes, bem como a forma que ele se comporta ou deve se comportar em diferentes situações.
Vamos então agora vivenciar algumas brincadeiras onde o movimento corporal e as representações corporais são fundamentais?
Atividade 02: Meus companheiros (representando corporalmente um animal)
O professor deverá preparar previamente um par de ilustrações de diferentes tipos de animais (sapos, tigres, elefantes, patos, etc.).
O professor distribui a cada aluno, um papel dobrado onde está a ilustração de um animal (cada animal tem o seu PAR representado em outro papel, ou seja, deverá ter duas imagens de cada animal).
Ao sinal do professor, os alunos desdobram o papel e vêem o desenho nele representado. A partir daí os alunos deverão representar corporalmente o animal que lhe cabe buscando procurando o seu par em um outro colega que também fará o mesmo.
Os últimos alunos a se reconhecerem e se agruparem sairão da brincadeira.
Os papeis são recolhidos embaralhados e novamente distribuídos para uma nova rodada com os alunos remanescentes.
Ao final a dupla que conseguir permanecer no jogo será a campeã.
Obs. Nenhum som ou frase deve ser dita durante as representações.
Atividade 03: Pedra, papel e tesoura (representando corporalmente um objeto).
O professor divide a turma em duas equipes.
O professor chama à frente um representante de cada equipe para iniciar a brincadeira, explicando como cada objeto deve ser representado corporalmente:
Cada jogador fica de frente um para o outro com a mão direita para trás. Ao sinal do professor, cada aluno estende a mão ao adversário com a representação do objeto que ele escolher (pedra, papel ou tesoura). O aluno vence a disputa de acordo com a seguinte ordem:
· Tesoura vence papel, pois o corta, e perde da pedra, pois é amassada por ela.
· Papel vence pedra, pois a embrulha, e perde para a tesoura, pois é cortado por ela.
· Pedra vence a tesoura, pois a amassa, e perde para o papel, pois é embrulhada por ele.
Cada vitória dá um ponto para sua equipe.
Depois que todos os alunos das equipes tiverem participado, o professor soma os pontos de cada equipe, sendo vencedora a equipe que fizer mais pontos.
Atividade 04: Ordem (representando corporalmente uma ação)
Em fila, com uma bola de plástico ou borracha nas mãos de frente para uma parede lisa. O aluno deverá lançar a bola na parede e antes de agarrá-la novamente deverá representar corporalmente uma série de tarefas na seguinte ordem (uma tarefa para cada lançamento):
1. Sem lugar – Quieto, sem movimentar, só com as mãos e braços;
2. Sem rir – não pode rir;
3. Sem falar – não pode dizer nada, apenas joga a bola;
4. Um pé – ficar em um pé só;
5. O outro – Trocar os pés antes de receber a bola;
6. Uma mão – receber a bola com uma mão;
7. A outra – receber a bola com a outra mão;
8. Bate palmas – Bater uma palma a frente do corpo;
9. Pirueta – girar o corpo em 360º antes de receber a bola;
10. Ao Chão – Encostar a mão no chão antes de receber a bola;
11. Beijinhos – Mandar beijos antes de receber a bola,
12. Abraços – Abraçar o próprio corpo antes de receber a bola,
13. Comprimentos – cumprimentar o aluno que está atrás na fila.
14. Passar a vez – Tampar a bola na parede e sair da frente para o próximo da fila pegar;
15. NOVA REPRESENTAÇÃO – Criada pelo aluno que conseguir passar a vez.
Obs. Se um aluno errar em qualquer uma das etapas, passa a vez para o próximo aluno da fila. Quando retornar reinicia onde parou.
O aluno que conseguir toda a sequência tem direito a acrescentar uma nova representação para que os outros cumpram.
O professor poderá montar várias filas para que os alunos não esperem muito.
http://criancaportalprofessor.wordpress.com/
(Portal do professor - Brincadeira da criança)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
(Brincadeiras diversas)
Utilizando massa de modelar, pedir para que os alunos desenvolvam os seguintes desafios,ou pelo menos um deles, justificando-os na apresentação:
Através da análise dos trabalhos e envolvimento do aluno, o professor poderá avaliar se ouve o entendimento e apreensão de conhecimento acerca das informações e vivências transmitidas durante a aula visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/02/2014
Cinco estrelasótimo trabalho.
26/03/2013
Quatro estrelasGostei das dinâmicas. Estava precisando de uma luz para realizar uma atividade com imagem corporal. Obrigada!
03/09/2012
Cinco estrelasÈ muito importante trabalhar o corpo e suas mensagens, levar os alunos a perceberem uns aos outros e a se mesmo.
14/05/2012
Quatro estrelasSr.(s) Wilson e José Luiz Gostei muito das atividades. Veio de encontro ao que eu estava procurando. Se souberem de mais algumas, gostaria de vê-las, ok. Pois, sempre encontro alguma coisa a respeito de esquema corporal, mas atividades com imagem corporal é dificil. Muito obrigada!