Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Parlendas: explorando a linguagem oral através da rima.

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         desenvolver a linguagem oral ;

§          explorar a linguagem como manifestação cultural.

Duração das atividades
4 a 5 aulas de 20/ 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Convidar as crianças a brincarem com a seguinte parlenda:

- Cadê o toucinho que estava aqui?

- O gato comeu.

- Cadê o gato?

- Fugiu pro mato.

- Cadê o mato?

- O fogo queimou.

- Cadê o fogo?

- A água apagou.

- Cadê a água?

- O boi bebeu.

- Cadê o boi?

- Está amassando trigo.

- Cadê o trigo?

- A galinha espalhou.

- Cadê a galinha?

- Está botando ovo.

- Cadê o ovo?

- Quebrou!

O/a professor/a pode dividir a turma em dois grupos para brincar com esta parlenda, por exemplo: as meninas perguntam e os meninos respondem.  

 

2° Momento: Cada criança vai agora criar a sua parlenda. Para isso, deverão procurar em revistas de 7 a 10 figuras que podem ser relacionadas entre si. E então, em casa, com a ajuda de um adulto criarão suas próprias parlendas.

  Instrumento: Olá família! Nossa turma está aprendendo a brincar com as parlendas, que são brincadeiras populares que atravessam gerações. Vocês com certeza já brincaram com alguma. Confira um exemplo logo abaixo:

- Cadê o toucinho que estava aqui?

- O gato comeu.

- Cadê o gato?

- Fugiu pro mato.

- Cadê o mato?

- O fogo queimou.

- Cadê o fogo?

- A água apagou.

- Cadê a água?

- O boi bebeu.

- Cadê o boi?

- Está amassando trigo.

- Cadê o trigo?

- A galinha espalhou.

- Cadê a galinha?

- Está botando ovo.

- Cadê o ovo?

                        - Quebrou!                     

               A partir das figuras que seguem dentro do envelope anexado à esta atividade sua criança deverá produzir uma parlenda semelhante. Colabore com ela para que faça o registro escrito e ilustre utilizando as figuras. Usem a criatividade! (Registre em uma cartolina)

 

 3° Momento: Apresentação das parlendas. Cada criança deverá apresentar a sua parlenda.   

 

4° Momento: Convidar o grupo a realizar a seguinte brincadeira: “ Corre Cotia”.

Corre cotia

De noite e de dia

Embaixo da cama da sua tia

Corre cipó

Na casa da vó

Eu tenho um cachorrinho chamado Totó

Ele é bonitinho De uma perna só.

 É um, é dois, é três Acabou a sua vez

Fecha o olho japonês.   

Após a brincadeira pode ser realizado um bingo com alguns dos personagens da parlenda.  

 Instrumento: Olá crianças! Hoje nos divertimos  com a parlenda “ Corre Cotia”. Agora, vamos  brincar de bingo. É só ter atenção e marcar o nome dos personagens que aparecem na brincadeira.  Boa sorte!  

 

Recursos Complementares

No livro "Quem canta seus males espanta". Editora Caramelo/  você encontra dicas de parlendas.

Avaliação

O/a professor/a deverá observar:

- A criança foi capaz de se expressar oralmente, mostrando segurança;

- A criança participou das atividades propostas;

- A criança demonstrou atenção na realização das atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.