Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A CONTA DE TELEFONE E SUAS CARACTERÍSTICAS TEXTUAIS

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.   
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  •  Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
  •  Reconhecer e usar estratégias de organização do discurso em um texto ou seqüência injuntiva.   
  • Compreender o gênero textual conta de telefone, sua forma composicional, função, linguagem e contexto discursivo.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Dominar o processo da leitura.
  •  Conhecimentos básicos da escrita.
Estratégias e recursos da aula
  •  Leitura de texto;
  •  Discussão;
  •  Trabalho em grupos;
  •  Leitura de imagens;
  •  Produção de textos.

DESENVOLVIMENTO  

 1ª ATIVIDADE:

1) Para a realização dessa aula, o professor deve solicitar que os  alunos tragam contas de telefone para que possam realizar as atividades planejadas.  

2) O professor solicita que cada um leia a conta de telefone que trouxe e propõe a análise da mesma a partir das questões:

  1. Como alguém, que não sabe ler, poderia dizer que esse texto é uma conta de telefone?  
  2. Como esta conta de telefone está organizada?
  3. Para que ela serve?  
  4. Onde normalmente circulam as contas de telefone?  
  5. Quem é o provável leitor dessa conta?    
  6. Que informações não podem faltar nesse texto?  
  7. Que informações estão nesse texto e que poderiam não estar?     

3) Em seguida, o professor propõe que, individualmente, o aluno identifique as informações abaixo, na conta de telefone que trouxe, e registre as respostas no caderno.

a) Nome completo do dono do telefone;

b) Endereço completo;

c) Data de vencimento;

d) Data de emissão;

e) Mês de referência;

f) Valor a pagar;

g) Descrição da conta;

h) Serviços mensais;

i) Data e  hora do inicio da ligação mais curta;

j) Duração da ligação mais  longa;

k) Tarifa com valor da ligação  mais longa;

l) O que significa e onde está  localizado o código de barras?  

4)  O professor socializa as respostas, faz os comentários necessários enfatizando as  diferenças de informações entre uma conta e outra.   

  

2ª ATIVIDADE:

1) O professor organiza a turma em duplas e leva os alunos para o laboratório de informática onde  irão acessar  o endereço  abaixo:   

http://telelistas.net/ 

2) O professor entrega às duplas as orientações abaixo:

  A dupla deverá:   ·        

  •  Acessar o endereço;
  • Escolher um dos itens: Telefones úteis; Classificados, Cidadão; Medicina e Saúde ou 24 horas;         
  • Listar as informações contidas nele.

3) O professor socializa o trabalho das duplas e faz os comentários necessários.

4) Em seguida, e de posse das informações colhidas nos itens acessados, o professor propõe que a dupla elabore orientações que poderão auxiliar os usuários a utilizar as informações contidas nesse site.  

 OBS: Sugerimos, por exemplo: Se você precisa saber o telefone do Corpo de Bombeiros, acesse: Telefones Úteis em  http://telelistas.net/    

5) O professor socializa as produções das duplas,  faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.

6) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, um catálogo telefônico.     

3ª ATIVIDADE:  

1) O professor apresenta o texto abaixo propondo que a turma acompanhe a leitura que ele vai fazer.    

Listas telefônicas viram faces de famosos

Todos os anos as empresas de telefonia enviam para as nossas casas,  catálogos telefônicos. São centenas de papéis gastos em um produto que logo perde a utilidade e só acumula poeira. Pensando em resolver esse problema, um artista da Filadélfia, nos Estados Unidos, desenvolveu bustos de celebridades a partir de listas telefônicas.

Alex Queral, de 51 anos, esculpiu os rostos de personalidades com muito talento, paciência e munido de recortes e colagens. Trata-se de uma escultura nas próprias páginas da lista telefônica. "É como tirar as cascas de uma cebola para revelar um retrato", diz o artista em seu site oficial.

A idéia surgiu quando Queral percebeu o número grande de catálogos que tinha em casa. "Eu estava procurando madeira para fazer uma escultura e observei a quantidade de listas que tinha", disse o artista ao jornal Telegraph. "Eu pensei que aquele poderia ser um material muito bom para criar a escultura", comenta.

O processo começa com um esboço do rosto da personalidade. O desenho então é colocado sobre a lista telefônica servindo como um modelo para o corte. Então, Queral lança mão de tesouras, lâminas de barbear e qualquer instrumento cortante para "cavar" o rosto entre as páginas que devem estar com um pouco de cola.

"Pode ser um trabalho bastante árduo, porque às vezes leva um tempo para terminar e quando você corta algo errado é difícil recuperar", conta.

 Barack Obama, James Brown e Bob Dylan são alguns dos nomes que estão no repertório do artista, mas ele tem seus favoritos. "Algumas celebridades têm rostos brilhantes", disse ele. "O ator Jack Nicholson, por exemplo, é logo reconhecido por ter marcas muito próprias, é esse tipo de pessoa que funciona melhor"

                                 Alex Queral

 http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=26486767 

2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo: ·       

a- Que informações importantes e interessantes o texto trouxe para cada um?

b- Que contribuições esse artista está oferecendo ao meio ambiente?

3) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em duplas e propõe que cada equipe observe com bastante atenção, o catálogo telefônico.  

4) O professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo:

  • O catálogo é um suporte de textos. Quais os  textos encontramos nele?  
  •  Como o catálogo de telefone é organizado?
  •  Para que ele serve?   
  •  Onde normalmente circulam os catálogos de  telefone?  
  •  Quem é o provável leitor desse catálogo?    
  •  Que informações não podem faltar nesse suporte textual?  
  •  Que informações estão nesse catálogo e que poderiam não estar?    

5) Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, comparem uma conta de telefone e uma lista telefônica para que preencham o quadro abaixo:  

Semelhanças

Diferenças

Conta telefônica

Catálogo telefônico

6) Após o preenchimento do quadro, o professor propõe que coletivamente, completem a frase abaixo:

A conta de telefone e a lista telefônica dão dois textos diferentes porque........

OBS: É importante que na frase apareçam os pressupostos teóricos dos gêneros textuais, ou seja, a sua forma composicional, sua linguagem, sua função e seu domínio discursivo.

  

Recursos Complementares

        NÃO HÁ INDICAÇÃO

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões referentes aos gêneros textuais, o preenchimento do quadro, a localização das informações explícitas  somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.