12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1) Para a realização dessa aula, o professor deve solicitar que os alunos tragam contas de telefone para que possam realizar as atividades planejadas.
2) O professor solicita que cada um leia a conta de telefone que trouxe e propõe a análise da mesma a partir das questões:
3) Em seguida, o professor propõe que, individualmente, o aluno identifique as informações abaixo, na conta de telefone que trouxe, e registre as respostas no caderno.
a) Nome completo do dono do telefone;
b) Endereço completo;
c) Data de vencimento;
d) Data de emissão;
e) Mês de referência;
f) Valor a pagar;
g) Descrição da conta;
h) Serviços mensais;
i) Data e hora do inicio da ligação mais curta;
j) Duração da ligação mais longa;
k) Tarifa com valor da ligação mais longa;
l) O que significa e onde está localizado o código de barras?
4) O professor socializa as respostas, faz os comentários necessários enfatizando as diferenças de informações entre uma conta e outra.
2ª ATIVIDADE:
1) O professor organiza a turma em duplas e leva os alunos para o laboratório de informática onde irão acessar o endereço abaixo:
2) O professor entrega às duplas as orientações abaixo:
A dupla deverá: ·
3) O professor socializa o trabalho das duplas e faz os comentários necessários.
4) Em seguida, e de posse das informações colhidas nos itens acessados, o professor propõe que a dupla elabore orientações que poderão auxiliar os usuários a utilizar as informações contidas nesse site.
OBS: Sugerimos, por exemplo: Se você precisa saber o telefone do Corpo de Bombeiros, acesse: Telefones Úteis em http://telelistas.net/
5) O professor socializa as produções das duplas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.
6) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, um catálogo telefônico.
3ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta o texto abaixo propondo que a turma acompanhe a leitura que ele vai fazer.
Listas telefônicas viram faces de famosos
Todos os anos as empresas de telefonia enviam para as nossas casas, catálogos telefônicos. São centenas de papéis gastos em um produto que logo perde a utilidade e só acumula poeira. Pensando em resolver esse problema, um artista da Filadélfia, nos Estados Unidos, desenvolveu bustos de celebridades a partir de listas telefônicas.
Alex Queral, de 51 anos, esculpiu os rostos de personalidades com muito talento, paciência e munido de recortes e colagens. Trata-se de uma escultura nas próprias páginas da lista telefônica. "É como tirar as cascas de uma cebola para revelar um retrato", diz o artista em seu site oficial.
A idéia surgiu quando Queral percebeu o número grande de catálogos que tinha em casa. "Eu estava procurando madeira para fazer uma escultura e observei a quantidade de listas que tinha", disse o artista ao jornal Telegraph. "Eu pensei que aquele poderia ser um material muito bom para criar a escultura", comenta.
O processo começa com um esboço do rosto da personalidade. O desenho então é colocado sobre a lista telefônica servindo como um modelo para o corte. Então, Queral lança mão de tesouras, lâminas de barbear e qualquer instrumento cortante para "cavar" o rosto entre as páginas que devem estar com um pouco de cola.
"Pode ser um trabalho bastante árduo, porque às vezes leva um tempo para terminar e quando você corta algo errado é difícil recuperar", conta.
Barack Obama, James Brown e Bob Dylan são alguns dos nomes que estão no repertório do artista, mas ele tem seus favoritos. "Algumas celebridades têm rostos brilhantes", disse ele. "O ator Jack Nicholson, por exemplo, é logo reconhecido por ter marcas muito próprias, é esse tipo de pessoa que funciona melhor"
Alex Queral
http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=26486767
2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo: ·
a- Que informações importantes e interessantes o texto trouxe para cada um?
b- Que contribuições esse artista está oferecendo ao meio ambiente?
3) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em duplas e propõe que cada equipe observe com bastante atenção, o catálogo telefônico.
4) O professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo:
5) Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, comparem uma conta de telefone e uma lista telefônica para que preencham o quadro abaixo:
|
Semelhanças |
Diferenças |
Conta telefônica |
|
|
Catálogo telefônico |
|
|
6) Após o preenchimento do quadro, o professor propõe que coletivamente, completem a frase abaixo:
A conta de telefone e a lista telefônica dão dois textos diferentes porque........
OBS: É importante que na frase apareçam os pressupostos teóricos dos gêneros textuais, ou seja, a sua forma composicional, sua linguagem, sua função e seu domínio discursivo.
NÃO HÁ INDICAÇÃO
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões referentes aos gêneros textuais, o preenchimento do quadro, a localização das informações explícitas somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!