Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MODELAGEM EM ARGILA - A CONSTRUÇÃO DE UM PRESÉPIO

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Investigar a formação dos presépios – personagens e contexto;

§  Manusear a argila para sentir a sua plasticidade e possibilidades de construção de objetos a partir dela;

§  Criar personagens para a composição de um presépio coletivo em modelagem com argila.  

Duração das atividades
• Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø  Apreciação de imagem de obra de arte;

Ø  Exercícios em modelagem com massinha e argila.  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Prepare a reprodução impressa da imagem dos personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em forma de cartões postais – 12 profetas – 12 cartões;

Ø  Apresente os cartões com a imagem dos  personagens, individualmente, sem identificá-los e proponha uma busca virtual no Laboratório de Informática, em grupos de trabalho - 12 grupos. Sugestão:  

*Pesquisa sobre as imagens dos cartões: não dar pistas da obra, nem  referências históricas (Título, autoria, técnica, origem, localização), apenas o site para a  pesquisa:

 http://www.germinaliteratura.com.br/destarte_eniosqueff_nov06_2.htm   

*Descoberta da origem das imagens contidas nos postais:

  - Proponha a incursão pelo site http://congonhas.tripod.com/profetas.html, onde os alunos terão acesso aos dados/informações das imagens dos postais  - sobre cada um dos profetas e suas características (Abdias, Amós, Baruc, Daniel,  Ezequiel, Naum, Abacoc, Isaías, Jeremias, Joel,  Jonas e Oséias);

Ø  Solicite para que anotem os aspectos mais importantes de cada personagem para socialização na aula seguinte;

Ø  Recolha os doze postais.   

Aula 2

Ø  Apresente os personagens da obra “Os profetas”, de Aleijadinho, em Congonhas - cidade histórica de Minas Gerais, juntos na mesma imagem;  

 http://www.germinaliteratura.com.br/destarte_eniosqueff_nov06_2.htm 

 

Ø  Proponha a montagem de uma nova imagem, em forma de reprodução da obra, a partir dos postais trabalhados na aula anterior – composição completa;

Ø   Solicite aos alunos a apreciação/fruição da imagem construída, a partir da expressão corporal, de modo que doze voluntários se proponham a reproduzir  os doze personagens;

 Ø  Congelando a imagem, fotografe os alunos em cena de performance;

Ø  Apresente a imagem fotografada ao grupo, fazendo os recortes e contrastes desvelados na proposta;

Ø  Fale sobre o autor da obra e conte sobre ele. Sugestão:   

   *Aleijadinho:

     Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.

Aleijadinho (retrato): um dos maiores representantes das artes plásticas brasileira

http://www.suapesquisa.com/aleijadinho/    

*Aleijadinho (1730 - 1814) Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (Vila Rica, atual Ouro Preto MG 1730 - idem 1814). Escultor, arquiteto, entalhador. É considerado o mais importante artista brasileiro do período colonial. Filho natural do arquiteto e mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa e de uma de suas escravas, recebe do pai as primeiras noções de desenho, arquitetura e escultura.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=62&cd_item=1&cd_idioma=28555  

*Entre os anos de 1800 e 1805, sexagenário e bastante enfermo, o artista mineiro Aleijadinho (1730-1814), realiza o conjunto de esculturas monumentais que marcaria definitivamente sua obra. Seu último projeto de vulto, os 12 profetas em pedrassabão de tamanho quase natural, feitos para o adro dianteiro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, em Minas Gerais, são um dos exemplos mais contundentes do desenvolvimento do barroco no Brasil, e talvez a sua última grande manifestação.

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=343    

Aula 3

Ø  Proponha ao grupo a construção de um presépio coletivo com a técnica da modelagem em argila;

Ø  Selecione algumas imagens de presépios construídos com argila e apresente aos alunos. Sugestão:  

http://www.spazzioantiguidades.com.br/pages/detalhe.php?ID_COD=269&iduser=15 

http://monologosedialogos.blogspot.com/2009/12/santo-natal.html    

Ø Sobre Presépios de Natal, veja: História, significado do presépio de Natal, imagem, origem, montagem do presépio, tamanhos, materiais usados:           

 http://www.suapesquisa.com/natal/presepio_natal.htm    

Ø  Disponibilize um bloco pequeno de argila para cada aluno, solicitando um projeto em miniatura para a criação de um dos personagens para o presépio;

Ø  Guarde as peças projetadas/modeladas em argila em local seguro.

Projetos em miniatura - Personagens do presépio

Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis     

Aula 4 e 5   

Ø  Apresente à turma todos os projetos para os personagens que comporão o presépio coletivo em argila, criados na aula anterior;

Ø   Solicite a eleição dos personagens mais significativos para os alunos, visando à construção de um presépio coletivo;

Ø  Identifique com a turma os personagens a serem criados em blocos maiores de argila. Sugestão:

- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador);

-Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo);

- José (pai de Jesus Cristo);

- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus);

- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu);

- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus);

- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu);

- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu);

- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).                   

 http://www.germinaliteratura.com.br/destarte_eniosqueff_nov06_2.htm    

Ø  Organize a turma em grupos de trabalho, objetivando a construção das réplicas dos projetos criados em miniatura, agora em blocos maiores de argila;

Ø  Disponibilize retalhos de tecido, vasilhas com água, palitos de picolé e facas sem corte para o trabalho com a argila;

Ø  Explique como se faz a colagem das partes modeladas através da costura e ligamento com massinha de argila;

Ø  Inicie a produção coletiva dos personagens que comporão o presépio coletivo em argila;

Ø  Acompanhe o trabalho de perto, dando dicas de manuseio da argila e insista na necessidade de construção de uma peça sólida/firme;

    *Providencie uma placa ou retalho de madeira como suporte para as peças que serão modeladas, facilitando o seu manuseio e transporte durante o processo de criação (da mesa para a prateleira e da prateleira para a mesa) – pois as peças se tornarão pesadas ao longo do trabalho até a sua conclusão;

    *Durante o processo de modelagem, envolva a peça que está sendo modelada com retalho de tecido molhado, sobreponha um plástico e lacre, evitando-se assim, o seu ressecamento entre uma aula e outra.

Processo de construção de personagens do presépio em modelagem com argila

Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis       

Aulas  6 e 7   

Ø  Prepare tinta guache com cola plástica, vasilhas com água, papel toalha e pincéis para a realização da pintura sobre as peças modeladas em argila;

Ø  Solicite aos alunos para que fiquem atentos aos detalhes de cada personagem;

Ø  Coloque as peças para secar em local seguro e providencie um espaço para a exposição;

Exposição: Presépio (Biblioteca Campus Umuarama – UFU)  - Construção de  presépio em modelagem com argila

Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis  

Ø  Proponha aos alunos um Leilão de Arte com as peças do presépio, após a socialização do trabalho em forma de exposição.

Leilão de Arte: Presépio - Personagens  modelados em argila

Alunos do 5º Ano/2000  ESEBA-UFU

Fonte: Acervo e autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis

Recursos Complementares

*Ver aulas de minha autoria no Portal do Professor:

PAINEL EM CERÂMICA      http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13455 

ESCULTURA DE FIGURA HUMANA                http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25386   

*Argila -  Formada pela alteração de certas rochas, como as que tem feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes, formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha. No solo, a fração de argila, componente comum das lamas ou barro, como são conhecidos popularmente, é constituída de minerais desse grupo das argilas aos quais agregam-se hidróxidos coloidais floculados e diversos outros componentes cristalinos ou amorfos.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Argila> Acesso em: 10/11/2009.  

   

Avaliação

Além das conversas permanentes, troca de experiências e autoavaliação, propõe-se a apreciação coletiva do processo ensino-aprendizagem em artes visuais, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto – presépios, personagens e contexto, bem como, o retorno dos alunos quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento artístico adquirido na técnica da modelagem com argila para construção de objetos tridimensionais.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.