12/01/2011
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Os alunos deverão conhecer as características de um texto dissertativo.
ATIVIDADE 01
Conhecendo Monteiro Lobato
Professor, Jeca-Tatu é um personagem de Monteiro Lobato, criado na obra "Urupês". Ele simboliza a situação do caboclo brasileiro, abandonado pelo poder público às doenças, ao atraso e à miséria. Ainda que seja um personagem de uma época passada, o mesmo pode funcionar como alegoria do homem sertanejo e de moradores da zona rural.
http://mostradelinhocinema.blogspot.com/2010/07/imagens-dos-filmes-que-serao-exibidos.html Acessado em: 08 dez. 2010.
Para ininciarmos a presente aula, é interessante que você sugira uma breve pesquisa sobre Monteiro Lobato. Não objetivamos seguir o tradicional estudo de biografias literárias. No entanto, o presente autor, muitas vezes, é reduzido ao seu trabalho "As reinações de Narizinho", obra que motivou a produção do Sítio do Picapau Amarelo. Assim, conhecer um pouco melhor Lobato é importante.
Divida os alunos em três grupos.
Trata-se, unicamente, de uma atividade introdutória que busca ampliar o conhecimento dos alunos acerca do presente autor.
ATIVIDADE 02
Leitura do conto "Urupês"
A atividade em questão consiste na leitura e interpretação do conto "Urupês", presente no livro homônimo de Monteiro Lobato.
http://listasliterarias.blogspot.com/2010_08_01_archive.html Acessado em: 09 dez. 2010.
A leitura do conto é indispensável para a efetivação da atividade. Por isso, incentive os alunos a buscarem o texto nas bibliotecas ou a adquirir a obra.
Como o presente conto é apenas um dos quatorze presentes no livro, você poderá optar por uma leitura em conjunto. Assim, poderá reproduzi-lo em datashow.
Durante a leitura, os alunos deverão observar os seguintes aspectos:
Esses pontos deverão ser considerados durante a leitura. Eles motivarão a produção de uma dissertação sobre o conto e o personagem Jeca-Tatu.
O aluno deverá considerar, ainda, a sua opinião acerca da representação do homem do campo, construída no conto. Ou seja, se ele concorda com a forma que a história fala do caboclo.
Após a produção textual, promova uma rodada de leituras com os mesmos.
Caso seja necessário, você poderá promover um pequeno debate sobre o assunto.
Observação: se a escola que você trabalha se localiza no interior do país, é possível que o debate realmente se efetive.
ATIVIDADE 03
Assistindo ao Jeca-Tatu
http://alacazum.blogspot.com/2010_06_01_archive.html Acessado em: 09 dez. 2010.
Amácio Mazzaropi (1912-1981) foi um ator e cineasta brasileiro. Em um de seus filmes, intitulado "Jeca Tatu", o personagem de Monteiro Lobato é retratado de maneira cômica e simplória, além de ter a sua propriedade ameaçada pela ganância de um latifundiário.
Se for possível, alugue o filme em questão e exiba para os alunos. Caso não efetive essa exibição, passe o seguinte vídeo para os alunos:
http://www.youtube.com/watch?v=0p3VbfT6qOk Acessado em: 08 dez. 2010.
Observação: se for exibir o filme integralmente, construa um estudo dirigido sobre o mesmo.
O vídeo acima é um fragmento do filme "Jeca Tatu". Os alunos poderão perceber a supervalorização do homem da cidade x o homem do campo. No trecho do filme, isso se dá por meio das incompreensões de Jeca frente ao que é dito pelo outro homem. De certa forma, temos aqui a instauração de um preconceito social e linguístico.
Promova, em seguida, um debate sobre o assunto. Organize a turma em círculo e coloque os seguintes questionamentos:
Você poderá elencar questões e fazê-las aos alunos. O objetivo é que você instaure a percepção da forma como a cultura caipira é tomada de forma estigmatizada, menos valorosa.
ATIVIDADE 04
Costumes caipiras
A partir das discussões e debates empreendidos anteriormente, proponha que, divididos em 4 grupos, os alunos pesquisem alguns costumes e atividades referentes à realidade da vida caipira. Cada grupo deverá preparar uma apresentação, por meio de cartazes e exposição oral sobre um dos seguintes pontos:
Dê cerca de 10 minutos para que cada grupo apresente.
Conclua a aula demonstrando que tanto o personagem Jaca Tatu quanto outros que retratam a cultura caipira (Chico Bento, por exemplo) acabam, de forma engraçada e bem humorada, acentuando parte do preconceito existente.
"Jeca Tatu e a História dos debaixo", de José Apóstolo Netto: http://www.espacoacademico.com.br/026/26cnetto.htm Acessado em: 08 dez. 2010.
A partir das atividades empreendidas, os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 calificaciones
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01/05/2011
Cinco estrelasMuito bom,pois penso que a escola tem o importante e desafiador compromisso de trabalhar na construção de um mundo mais humanizado, que sem dúvida começa pela desarticulação das relações de poder que envolve a sociedade. A mudança desse contexto relacional requer uma abordagem de conscientização junto não só a alunos, mas de toda a comunidade interna e externa das instituições, como também profissionais capacitados voltados a oferecer ensinamento de resistência a toda forma de preconceito