Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


História em quadrinhos

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler diferentes histórias em quadrinhos por meio de material impresso e internet
  • Identificar as características do gênero história em quadrinhos
  • Criar histórias em quadrinhos para compor o gibi da turma
  • Divulgar as produções para a comunidade do entorno
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

----------------------

Estratégias e recursos da aula

Durante esta aula,os alunos terão oportunidade de ler histórias de quadrinhos por meio de material impresso e internet.. Com o auxílio de um laptop, existem inúmeros sites com interessantes histórias em  quadrinhos.

Aula 1 - Lendo  história em quadrinhos

Diversas instituições usam a história em quadrinhos para informar, conscientizar e mobilizar um grupo ou comunidade quando o tema por exemplo, sobre um assunto de relevante importância. No exemplo abaixo, retirado do site - campanha do ministério da saúde, através do uso dos quadrinhos, foi citado formas de combater e prevenir a dengue, presente no nosso país.

Através do link http://www.gigantte.com.br/index.php/2009/02/afinal-o-que-e-ou-sao-historias-em-quadrinhos/ , os alunos poderão ler um pouco sobre a história em quadrinhos.

Atividade -2

Organize os alunos em grupos e com o uso de papel sulfite, divida o grupo em alguns temas, como por exemplo, desmatamento, copa do mundo, consumo racional da água ou outro tema de importante relevância na vossa comunidade (através do laptop os alunos poderão obter dados para a elaboração dos quadrinhos).

Monte um roteiro, utilizando um editor de texto disponível no laptop ou em mesmo em um editor de apresentações.

Para cada tema, formate a forma do quadrinho em no máximo duas folhas sulfite e no máximo seis quadrinhos por folha.

Atividade - 3

Com o material produzido, organize grupos para orientar uma apresentação do que foi produzido.

Recursos Complementares

Link sobre audio citando a importância da criação de quadrinhos e o impacto positivo que ele trás para os alunos na leitura

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=39103  

Avaliação

Durante a realização do trabalho, na produção dos quadrinhos, procure observar dentro do contexto escolhido para a produção, como a história se inicia, desenvolve e termina, observando coerência na história. Discuta o resultados finais, o que foi aprendido e os desafios para realização das tarefas sugeridas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maristela Kuneski, NTE , Santa Catarina - dijo:
    tela1969@yahoo.com.br

    07/09/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula poderá estimular os alunos à leitura de HQ e a pesquisa para a produção de HQ relacionada a um tema específico. Também trabalha com o aspecto cognitivo e emocional na construção de HQ com roteiro, número de quadrinhos, desenho e texto. Um momento importante a ressaltar é o trabalho em grupo que além de estar desenvolvendo o conhecimento, está também provendo a socialização do grupo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.