Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A TERRA E O UNIVERSO: O PLANETA TERRA POR DENTRO E POR FORA

 

17/12/2010

Autor y Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Sistematizar  os conhecimentos sobre  a crosta terrestre e  placas tectônicas e  a consequência de seus movimentos tais como  terremotos, vulcões e tsunamis;  
  • Buscar informações em diferentes tipos de fontes (livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;
  • Produzir textos a partir de outros conhecidos.    
  • Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante

Estratégias e recursos da aula

Apresente o seguinte livro para seus alunos:

  • TÍTULO: Viagem  ao Céu
  • AUTOR: Monteiro Lobato
  • EDITORA: Globo
  • SINOPSE: Pedrinho consegue obter uma boa dose do pó de pirlimpimpim, o pó mágico que transporta as criaturas a qualquer ponto do Espaço e a qualquer momento do Tempo. Distribuindo pitadas a Narizinho, Emília, Visconde, Nastácia e o Burro Falante, empreende a viagem ao céu astronômico. Vão parar na Lua, onde tia Nastácia vira cozinheira de São Jorge, enquanto os outros visitam Marte, Saturno e a Via Láctea, onde encontram o Anjinho de Asa Quebrada. Enquanto brincam no espaço sideral, vão aprendendo noções de astronomia. Só voltam de lá quando dona Benta os chama com um bom berro: "Já pra baixo, cambada!".                                    

Pergunte:

  • Quem já viu, ouviu ou leu a obra de Monteiro Lobato?
  • O que sabe sobre a turma do Sítio do Picapau Amarelo?

Combine com a turma de ler o livro em capítulos e em concomitância  pesquisar sobre o Universo .

2º ATIVIDADE:

Prepare um local  da sala para  que sejam trazidos  materiais de pesquisa, livros, fotos, revistas e etc sobre o Universo.

Alguns livros  que poderão contribuir para estimular a pesquisa são:

Título: Céu Noturno  Uma Introdução para Crianças

1a. edição, 2010

Autor:  Michael Driscoll

Editora : Panda Books

Título: O Ônibus Mágico - Perdidos no Sistema Solar

Autora: Joanna Cole

 Editora:  Rocco

Mini Larousse do Universo  - Edição nº 2

Revistas igualmente importantes são:

e

Organize momentos de visita e descoberta das novidades expostas nesse espaço.

Incentive-os a contribuir com materiais e a solicitar auxílio entre amigos, colegas da escola e parentes.

Organize grupos para visitar outras séries para solicitar o empréstimo de materiais para a pesquisa.

Cada leitura feita, seja de texto ou imagem, poderá servir de base para reescritas coletivas, em duplas ou individuais, em folha especifica conforme abaixo:

3º Atividade:

Organize visitas ao laboratório de informática para pesquisas em sites específicos sobre o assunto.

O Portal do Professor oferece uma ferramenta muito interessante. O endereço é:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf 

Outros vídeos interessantes são:

http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA 

http://www.youtube.com/watch?v=hw8ZLm0EEPA&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=houEv6dunN8&feature=related 

http://www.klickeducacao.com.br/materia/16/display/0,5912,POR-16-42-2216-,00.html 

http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/estaes-do-ano-em-outros-planetas-0402306AE4A92366?types=A& 

http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/estrela-cadente-existe-04021A3362E0A13326?types=A& 

http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/quando-o-planeta-esquenta-04023962C8B943A6?types=A& 

http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/uma-brasileira-na-nasa-0402366AE0A163C6?types=A& 

http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/de-olho-nas-galxias-04023762C4996366?types=A& 

Cada vídeo assistido pela turma deverá transformar-se em  assunto para debate, propiciando o desenvolvimento da oralidade capacidade de argumentação.

Solicite o registro as aprendizagens obtidas através do vídeo e o debate .

4º ATIVIDADE:

Divida a turma em 5 grupos. Informe-os que cada grupo ficará responsável por pesquisar um dos seguintes assuntos:

  • CROSTA TERRESTRE;
  • PLACA TECTÔNICA;
  • TERREMOTOS
  • VULCÕES
  • TSUNAMIS

Sorteie o assunto por grupo.

Exponha no mural o nome dos grupos e os assuntos pelos quais são responsáveis.

Combine como será a  apresentação da pesquisa : escrita ou oral, com imagens ou não; digitadas ou de próprio  punho e etc.

Combine o prazo de entrega do trabalho.

Forneça uma bibliografia básica para a pesquisa, como por exemplo:

No dia combinado os grupos apresentam seus trabalhos. Como o trabalho servirá de base para a produção textual das crianças, é importante que o professor participe sistematizando, resumindo ou complementando as informações que estão sendo apresentadas. Abra espaço para que as crianças exponham suas dúvidas. A cada temário apresentado, as crianças devem produzir um texto sobre  sua compreensão sobre o assunto . Os textos devem ser socializados para o grande grupo que poderá sugerir ajustes ou complementações.

5º ATIVIDADE:

Proponha a  construção individual da capa,  contracapa e folha de rosto, respeitando os elementos fundamentais para esses itens

Produza coletivamente o  índice do livro.

Organize com os alunos todo material  e envie para a  encadernação .

Organize coletivamente  a publicação dos livros de pesquisa sobre o Universo e a entrega solene para os pais e responsáveis.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  •  A compreensão sobre  os assuntos abordados durante o período da pesquisa;
  • O desenvolvimento da capacidade de pesquisar, reconhecer e refletir  sobre as informações recebidas;
  •  O envolvimento e a participação  durante todo o processo;
  •  A ampliação do  repertório linguístico;  
  • A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;  
  • A disposição  em contribuir para a realização das etapas das atividades;   
  •  O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.