Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PONTUAÇÃO DIVERTIDA: FESTIVAL DE PIADINHAS

 

25/01/2011

Autor y Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca e Glória Maria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
  •   Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
  •   Compreender a importância de uma  atitude de colaborativa;
  •   Ler e ouvir os textos;
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Organize a turma em roda e pergunte:

  •  Quem gosta de ouvir piada?
  • Quem sabe contar piada?
  • Como vocês aprenderam a contar piadas?

Peça que, quem queira,  conte  piadas.  Registre com ajuda da turma a piada escolhida como a preferida da turma, destacando a importância da pontuação para garantir a fluência da leitura da piada.Debata com a turma a utilização de uma determinada pontuação e não de outra.

2º ATIVIDADE;

Apresente uma piada conhecida pela turma. Peça aos alunos para que, em duplas, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas. Exemplo:

Texto sem pontuação

"A doação do Joãozinho No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho A mãe sensibilizada dá o dinheiro mas pergunta ao filho Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo Para aquele ali que está gritando "Olha a pipoca quentinha"

 Texto com a pontuação correta:

          A doação do Joãozinho

No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.

A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:

- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?

- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!"

Escolha três duplas. Solicite que, na lousa , reescrevam o texto. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.

3º ATIVIDADE:

Repita a atividade utilizando outra piada. Exemplo:

Texto sem pontuação:

Primeiro dia de AulaO menino voltou do seu primeiro dia de aula e o pai lhe perguntou como havia se saído Não volto mais lá respondeu indignado Mas por que Não sei ler não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá

TEXTO COM A PONTUAÇÃO CORRETA           

             Primeiro dia de Aula

O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.

 - Não volto mais lá, respondeu indignado.

  - Mas por quê?

   -  Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?

Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada  e seus efeitos no texto; pergunte, por exemplo, que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo; qual a diferença de ponto de vista entre o pai e o menino. . O que sugere o uso das reticências quando o menino diz "não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... "? - Qual  o  sinal de pontuação nos sugere a percepção da dúvida do pai? Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.

4º ATIVIDADE

Apresente alguns livros de piadas ou com fundo humorístico. Apresento algumas sugestões

Título: Proibido para Maiores: as Melhores Piadas para Crianças

Autor:Paulo Tadeu

Editora: Matrix

Título: 365 Piadas

Editora: Girassol

Título: Piadas Da Internet Para Crianças Espertas

 Autor: Luiz Aviz

 Editora: Record

Título: RA, RE, RI, RO... RIA!

Autor:Paulo Tadeu

Editora: Matrix

Titulos: Que eu vou prá Angola... -

Autora: Ruth Rocha

Editora: Salamandra

Títulos: Contos de Adivinhação

Autor:  Ricardo Azevedo

Editora: Ática

Título : O Sábio ao Contrário

Autor:  Ricardo Azevedo Outras

Editora: Ática

 Título: Se eu fosse Aquilo

Autor:  Ricardo Azevedo

Editora: Ática

Título: Trezentos Parafusos a Menos

Autor: Ricardo Azevedo

Editora: Cia das Letrinhas

Combine com as crianças uma Ciranda de Livros.

Lembre-se que deve haver a mesma quantidade de livros do que de alunos.

Toda semana deverão ser sorteados os títulos que cada aluno levará.

Determine o dia  da  semana para entrega. Nesse dia cada criança deve ler para o grande grupo uma piada ou um trecho do livro que levou.

Aproveite esse momento  para trabalhar a leitura correta, com as devidas entonações, que se dão quando se conhece a importância da pontuação.

Recursos Complementares

Para leitura e estudo do professor:

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/

Avaliação

 A avaliação se dará observando os seguintes pontos:

  •  O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo.
  •  A ampliação de seu  repertório linguístico .
  •  A capacidade de compreensão e de escuta com atenção .
  •   A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
  •  O avanço na compreensão o uso da  pontuação .
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Juliana, FMU , São Paulo - dijo:
    juliana2392@hotmail.com

    05/11/2013

    Cinco estrelas

    Não dou aula de português, mas adoro fazer essas coisas nas aulas de espanhol. E essa ideia me ajudará para uma mini classe na facul! Bem elaborado!


  • Mayara Rodrigues, Escola de Alphaville , São Paulo - dijo:
    mayragrs18@hotmail.com

    22/08/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula e irei coloca-la em prática! Depois volto aqui e conto minhas experiências.


  • regina ferreira, MANUEL CIRIDIAO BUARQUE PROF , São Paulo - dijo:
    reginapinheiro02@yahoo.com.br

    31/03/2013

    Cinco estrelas

    óóóótima idéia!!!!


  • Elisabete Trolezi, Escola Pedro de Oliveira , São Paulo - dijo:
    betetrolezi@yahoo.com.br

    28/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei interessante, uma forma lúdica de ensinar pontuação.


  • Tania Maria da Costa Luz, CEPAN - GEFOR , Amazonas - dijo:
    taniamaria@seduc.am.gov.br

    19/04/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante e divertiva a aula sobre pontuação. Colocarei no projetor de imagem para a participação de todos na pontuação das piadas. Assim, penso que ficará mais fácil eu ter uma visão mais ampla do aprendizado de todos. Vamos ver! \\\\muito obrigada! Tania Costa


  • maria zélia barbosa, escola municipal lila maia , Amazonas - dijo:
    zeliacby@gmail.com

    26/01/2011

    Cinco estrelas

    foi de utildade sugestão que serviuinclusive de inspiração para a escrita da monografia de pos gaduação.excelente indicação deautores para leitura de pidas para o public juvenil.Só queria os sites para compra desses livros.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.