13/01/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá:
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE MARIA CLARA MACHADO.
1º Momento: Professor, primeiramente, faça algumas perguntas aos alunos sobre teatro:
http://veja.abril.com.br/090501/datas.html
2º Momento: Professor, faça uma apresentação sobre Maria Clara Machado e sua obra, se possível, traga alguns livros da mesma para que as crianças possam manusear, uma forma de concretizar o que estão estudando.
ATIVIDADE 02 - CONHECENDO MINAS GERAIS DE ONTEM.
1ºMomento: Professor, faça uma viagem imagética com as crianças até Minas Gerais de algumas décadas passadas. Para isso, mostre imagens da época e peça para as crianças observarem as roupas, os penteados, as ruas, os meios de transporte, fale também, sobre os hábitos e costumes das pessoas daquela época, não se esqueça de comentar sobre a sociedade cafeicultora, e as transformações ocorridas com a chegada da siderurgia e a criação de gado.
Site para pesquisa: http://www.topgyn.com.br/conso01/minas_gerais/conso01a01.php
Site para pesquisa: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/sec.asp
2º Momento: Professor, exiba os seguintes vídeos e depois peça para as crianças comentarem os mesmos.
Vídeo 01 - http://www.youtube.com/watch?v=p-3-7__vuTM&feature=related
Vídeo 02 - http://www.youtube.com/watch?v=1qa0dzIbht4&feature=related
Vídeo 03 - http://www.youtube.com/watch?v=G1dYTtn6hQg&feature=related
Vídeo 04 - http://www.youtube.com/watch?v=Jqm_Yr2u9cA&feature=related
ATIVIDADE 03 - ENCENAÇÃO DE UMA PEÇA DE MARIA CLARA MACHADO.
1ºMomento: Professor, comunique às crianças que irão encenar uma das peças de Maria Clara. Leve alguns livros das peças e, fazendo um resumo da história de cada livro, peça para que elas escolham qual querem encenar. (Pluft o fantasminha; A bruxinha que era boa)
http://veja.abril.com.br/090501/datas.html
2º Momento: Reúna a turma em círculo e comece a ler a peça. Depois, faça uma releitura do texto, lembrando dos procedimentos propostos por Viola Spolin: Onde? lugar em que ocorre a cena. Quem? personagens. e O que? ações. Depois que o texto estiver decidido, escolham quem irá representar os personagens. Enfatizem a importância da sonoplastia, da iluminação e da troca do cenário durante a peça.
Obs: Nem todas as crianças precisam estar no palco, as que desejarem poderão estar trabalhando com os outros elementos.
3ºMomento: O grupo deverá participar da elaboração e construção do cenário e figurino; Para tanto deverão discutir qual material deverão utilizar.
4ºMomento: As cenas poderão ser ensaiadas todos os dias, lembrando que os acordos cênicos estipulados pelo grupo deverão ser respeitados.
5º Momento: A peça poderá ser apresentada para outras turmas da escola.
http://www.planetanews.com/produto/L/111880/clarinha-na-ilha-maria-clara-machado.html
ATIVIDADE 04 - SABOREANDO A DELICIOSA CULINÁRIA MINEIRA
1ºMomento: Professor, comente um pouco sobre a culinária mineira com as crianças. Depois, mostre fotos de alguns pratos típicos mineiros a elas, escolham um para ser feito na escola.
2º Momento: Depois que o prato estiver escolhido, mãos à obra, faça com os alunos a culinária, aproveitando a ocasião para trabalhar algumas características do gênero textual "receitas". A receita deve ser transcrita num cartaz para que possa ser visualizada por todos. Demais, trabalhe noções de higiene pessoal, como lavar as mãos, manter unhas limpas, colocar toca ao cozinhar; noções de segurança, aconselhando a elas a não manusearem o fogão; e noção de pesos e medidas.
http://ccolherdepau.multiply.com/
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!