Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MARIA CLARA MACHADO: O TEATRO INFANTIL

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá:

  • Conhecer a vida e a obra de Maria Clara Machado;
  • Conhecer o contexto social de Minas gerais na época em que o autora nasceu;
  • Conhecer a culinária mineira;
  • Encenar uma de suas peças.
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E A OBRA DE MARIA CLARA MACHADO.

1º Momento: Professor, primeiramente, faça algumas perguntas aos alunos sobre teatro:

  • Vocês sabem o que é um teatro?
  • Alguém já foi a um teatro?
  • Já assistiram a uma peça teatral? Qual?

http://veja.abril.com.br/090501/datas.html 

2º Momento: Professor, faça uma apresentação sobre Maria Clara Machado e sua obra, se possível, traga alguns livros da mesma para que as crianças possam manusear, uma forma de concretizar o que estão estudando.

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO MINAS GERAIS DE ONTEM.

1ºMomento: Professor, faça uma viagem imagética com as crianças até Minas Gerais de algumas décadas passadas. Para isso, mostre imagens da época e peça para as crianças observarem as roupas, os penteados, as ruas, os meios de transporte, fale também, sobre os hábitos e costumes das pessoas daquela época, não se esqueça de comentar sobre a sociedade cafeicultora, e as transformações ocorridas com a chegada da siderurgia e a criação de gado.

Site para pesquisa: http://www.topgyn.com.br/conso01/minas_gerais/conso01a01.php 

Site para pesquisa: http://www.idasbrasil.com.br/idasbrasil/geral/port/sec.asp  

2º Momento: Professor, exiba os seguintes vídeos e depois peça para as crianças comentarem os mesmos.

Vídeo 01 - http://www.youtube.com/watch?v=p-3-7__vuTM&feature=related

Vídeo 02 - http://www.youtube.com/watch?v=1qa0dzIbht4&feature=related   

Vídeo 03 - http://www.youtube.com/watch?v=G1dYTtn6hQg&feature=related   

Vídeo 04 - http://www.youtube.com/watch?v=Jqm_Yr2u9cA&feature=related  

ATIVIDADE 03 - ENCENAÇÃO DE UMA PEÇA DE MARIA CLARA MACHADO.

1ºMomento: Professor, comunique às crianças que irão encenar uma das peças de Maria Clara. Leve alguns livros das peças e, fazendo um resumo da história de cada livro, peça para que elas escolham qual querem encenar. (Pluft o fantasminha; A bruxinha que era boa)

http://veja.abril.com.br/090501/datas.html  

2º Momento: Reúna a turma em círculo e comece a ler a peça. Depois, faça uma releitura do texto, lembrando dos procedimentos propostos por Viola Spolin: Onde? lugar em que ocorre a cena. Quem? personagens. e O que? ações. Depois que o texto estiver decidido, escolham quem irá representar os personagens. Enfatizem a importância da sonoplastia, da iluminação e da troca do cenário durante a peça.

Obs: Nem todas as crianças precisam estar no palco, as que desejarem poderão estar trabalhando com os outros elementos.

3ºMomento:  O grupo deverá participar da elaboração e construção do cenário e figurino; Para tanto deverão discutir qual material deverão utilizar.

4ºMomento: As cenas poderão ser ensaiadas todos os dias, lembrando que os acordos cênicos estipulados pelo grupo deverão ser respeitados.

5º Momento: A peça poderá ser apresentada para outras turmas da escola.

http://www.planetanews.com/produto/L/111880/clarinha-na-ilha-maria-clara-machado.html  

ATIVIDADE 04 - SABOREANDO A DELICIOSA CULINÁRIA MINEIRA

1ºMomento: Professor, comente um pouco sobre a culinária mineira com as crianças. Depois, mostre fotos de alguns pratos típicos mineiros a elas, escolham um para ser feito na escola.

2º Momento: Depois que o prato estiver escolhido, mãos à obra, faça com os alunos a culinária, aproveitando a ocasião para trabalhar algumas características do gênero textual "receitas". A receita deve ser transcrita num cartaz para que possa ser visualizada por todos. Demais, trabalhe noções de higiene pessoal, como lavar as mãos, manter unhas limpas, colocar toca ao cozinhar; noções de segurança, aconselhando a elas a não manusearem o fogão; e noção de pesos e medidas.

http://ccolherdepau.multiply.com/ 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre Maria Clara Machado, sua obra e Minas Gerais;
  • Pelo seu empenho na realização das atividades;
  • Pela sua prática oral;
  • Por sua capacidade de interagir com o restante do grupo.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.