14/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Introduzir o ensino de Física.
Engendrar a formulação dos conceitos físicos sobre as Leis de Newton.
Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: velocidade, massa e aceleração.
Professor quer relembrar as Leis de Newton?
Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php
Atividade 1: Conhecendo Isaac Newton
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/index-leis-de-newton.php
Professor inicie a aula questionando aos alunos:
Vocês já ouviram falar de Isaac Newton? O quê?
Diante das respostas resgate as informações dadas pelos alunos e intervenha relatando: quem foi Isaac Newton, em que época viveu e quais foram suas contribuições para a Ciência. Para enriquecer a atividade sugerimos a exibição do vídeo indicado abaixo.
Professor para encerrar a atividade solicite que os alunos elaborem um pequeno texto com as discussões realizadas e com as informações do vídeo. Solicite que os alunos apresentem seus textos, se necessário sugira alterações e/ou faça correções.
Sugestão de sites para pesquisa sobre Isaac Newton:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton
http://www.suapesquisa.com/biografias/isaacnewton/
http://astro.if.ufrgs.br/bib/newton.htm
http://pism.br.tripod.com/globalizacao/id6.html
Sugestão de vídeo:
Poeira das Estrelas: o gênio Isaac Newton
Disponível em:
Atividade 2: As 3 Leis de Newton
Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática. Inicie a atividade formando equipes de trabalho, sugerimos que sejam formadas 6 equipes. As equipes deverão pesquisar e apresentar sobre as Leis de Newton, sendo:
Equipes 1 e 2 – Primeira Lei de Newton
Equipes 3 e 4 – Segunda Lei de Newton
Equipes 5 e 6 – Terceira Lei de Newton
As apresentações devem conter o princípio da Lei pesquisada e algumas aplicações relacionadas a fatos do cotidiano.
Primeira Lei de Newton
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/imagens/primeira-lei-de-newton13.jpg
Sites para pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/primeira-lei-de-newton.php
http://www.mundovestibular.com.br/articles/627/1/PRIMEIRA-LEI-DE-NEWTON/Paacutegina1.html
http://www.alunosonline.com.br/fisica/primeira-lei-newton/
http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm
Segunda Lei de Newton
Fonte: http://cepa.if.usp.br/files/images/pessoas_em_balacas.jpg
Sites para pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/segunda-lei-de-newton.php
http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u4.jhtm
http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm
Terceira Lei de Newton
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/imagens/terceira-lei-de-newton-38.gif
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_lei_de_Newton
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/terceira-lei-de-newton.php
http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/
Atividade 3: Testando a Primeira Lei de Newton
TROMBADA
Objetivo:
Demonstrar que objetos em movimento, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em movimento.
Contexto:
O Princípio da Inércia, ou Primeira Lei de Newton, diz que "um objeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo também ser o de repouso, se não houver a ação de forças externas". Este experimento serve para mostrar que um objeto em movimento tende a continuar em movimento.
Idéia do experimento:
O experimento consiste em deixar um carrinho, com uma bolinha presa a ele, rolar uma rampa e chocar-se com um obstáculo (veja a figura abaixo). O carrinho percorrerá a rampa, até atingir o lápis (obstáculo). Ao atingí-lo, o carrinho pára; a bolinha de aço, porém, estando apenas levemente presa ao carrinho, tende a continuar seu movimento, sendo lançada para frente. A idéia é a de que, ao mesmo tempo que o carrinho pára devido à ação de uma força externa (aplicada pelo obstáculo), a bolinha continua o seu movimento pelo fato de estar fracamente ligada ao carrinho, não sofrendo, portanto a ação de nenhuma força externa.
Materiais:
- Carrinho de aço (é essencial que este carrinho rode muito bem)
- Bolinha de aço (pode ser encontrada em bicicletaria ou oficinas mecânicas)
- Duas réguas (qualquer régua ou objeto similar deve servir para fazer o papel de rampa)
- Massa para modelar (serve de adesivo entre a bolinha de aço e o carrinho)
- Lápis
- Alguns livros
- Fita adesiva
Procedimentos:
1. Junte as duas réguas com fita adesiva, de forma que o lado numerado de uma, coincida com a outra.
2. Empilhe um ou mais livros sobre uma mesa reta e lisa.
3. Apoie o começo das réguas, já coladas, no topo da pilha de livros.
4. Fixe as extremidades das réguas com fita adesiva (na mesa e na pilha de livros) para que não haja escorregamento, formando assim uma rampa.
5. Fixe um lápis com fita adesiva, a mais ou menos 20 cm da base da rampa, perpendicularmente a esta.
6. Coloque um pedaço de massa de modelar no capô do carrinho e sobre a massa de modelar, levemente presa, a bolinha de aço.
7. Posicione o conjunto carro+massa+bolinha no alto da rampa.
Comentários:
*A massa de modelar no início, gruda mais do que o desejado; por isto, prenda e solte a bolinha algumas vezes, antes de começar o experimento.
Esquema geral de montagem:
Atividade disponível em: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec01.htm
http://student.dei.uc.pt/~jpgg/index.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/leis-de-newton.php
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/04/2014
Quatro estrelasComo professor, gostei da proposta de aula, pois, coloca o aluno como autor do processo. O que deve gerar maior interessa nas aulas.