Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Introduzindo conceitos físicos: as Leis de Newton

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Introduzir o ensino de Física.

Engendrar a formulação dos conceitos físicos sobre as Leis de Newton.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: velocidade, massa e aceleração.

Estratégias e recursos da aula

Professor quer relembrar as Leis de Newton?

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_de_Newton             

         http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php    

Atividade 1: Conhecendo Isaac Newton

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/index-leis-de-newton.php  

Professor inicie a aula questionando aos alunos:

Vocês já ouviram falar de Isaac Newton? O quê?

Diante das respostas resgate as informações dadas pelos alunos e intervenha relatando: quem foi Isaac Newton, em que época viveu e quais foram suas contribuições para a Ciência. Para enriquecer a atividade sugerimos a exibição do vídeo indicado abaixo.

Professor para encerrar a atividade solicite que os alunos elaborem um pequeno texto com as discussões realizadas e com as informações do vídeo. Solicite que os alunos apresentem seus textos, se necessário sugira alterações e/ou faça correções.   

Sugestão de sites para pesquisa sobre Isaac Newton: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton  

http://www.suapesquisa.com/biografias/isaacnewton/  

http://astro.if.ufrgs.br/bib/newton.htm  

http://pism.br.tripod.com/globalizacao/id6.html    

Sugestão de vídeo: 

Poeira das Estrelas: o gênio Isaac Newton

Disponível em: 

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM537398-7823-POEIRA+DAS+ESTRELAS+O+GENIO+ISAAC+NEWTON,00.html 

Atividade 2: As 3 Leis de Newton 

Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática. Inicie a atividade formando equipes de trabalho, sugerimos que sejam formadas 6 equipes. As equipes deverão pesquisar e apresentar sobre as Leis de Newton, sendo:

Equipes 1 e 2 – Primeira Lei de Newton

Equipes 3 e 4 – Segunda Lei de Newton

Equipes 5 e 6 – Terceira Lei de Newton 

As apresentações devem conter o princípio da Lei pesquisada e algumas aplicações relacionadas a fatos do cotidiano.   

Primeira Lei de Newton

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/imagens/primeira-lei-de-newton13.jpg  

Sites para pesquisa:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/primeira-lei-de-newton.php  

http://www.mundovestibular.com.br/articles/627/1/PRIMEIRA-LEI-DE-NEWTON/Paacutegina1.html  

http://www.alunosonline.com.br/fisica/primeira-lei-newton/  

http://www.brasilescola.com/fisica/primeira-lei-newton.htm    

Segunda Lei de Newton

Fonte: http://cepa.if.usp.br/files/images/pessoas_em_balacas.jpg  

Sites para pesquisa: 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/segunda-lei-de-newton.php  

http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u4.jhtm  

http://www.brasilescola.com/fisica/segunda-lei-newton.htm    

Terceira Lei de Newton

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/imagens/terceira-lei-de-newton-38.gif    

Sites para pesquisa: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_lei_de_Newton  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/leis-de-newton/terceira-lei-de-newton.php  

http://www.infoescola.com/fisica/3a-lei-de-newton-acao-e-reacao/    

Atividade 3: Testando a Primeira Lei de Newton 

TROMBADA 

Objetivo: 

Demonstrar que objetos em movimento, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em movimento.   

Contexto: 

O Princípio da Inércia, ou Primeira Lei de Newton, diz que "um objeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo também ser o de repouso, se não houver a ação de forças externas". Este experimento serve para mostrar que um objeto em movimento tende a continuar em movimento.   

Idéia do experimento: 

O experimento consiste em deixar um carrinho, com uma bolinha presa a ele, rolar uma rampa e chocar-se com um obstáculo (veja a figura abaixo). O carrinho percorrerá a rampa, até atingir o lápis (obstáculo). Ao atingí-lo, o carrinho pára; a bolinha de aço, porém, estando apenas levemente presa ao carrinho, tende a continuar seu movimento, sendo lançada para frente. A idéia é a de que, ao mesmo tempo que o carrinho pára devido à ação de uma força externa (aplicada pelo obstáculo), a bolinha continua o seu movimento pelo fato de estar fracamente ligada ao carrinho, não sofrendo, portanto a ação de nenhuma força externa.   

Materiais: 

- Carrinho de aço (é essencial que este carrinho rode muito bem)

- Bolinha de aço (pode ser encontrada em bicicletaria ou oficinas mecânicas)

- Duas réguas (qualquer régua ou objeto similar deve servir para fazer o papel de rampa)

- Massa para modelar (serve de adesivo entre a bolinha de aço e o carrinho)

- Lápis

- Alguns livros

- Fita adesiva   

Procedimentos: 

1. Junte as duas réguas com fita adesiva, de forma que o lado numerado de uma, coincida com a outra.

2. Empilhe um ou mais livros sobre uma mesa reta e lisa.

3. Apoie o começo das réguas, já coladas, no topo da pilha de livros.

4. Fixe as extremidades das réguas com fita adesiva (na mesa e na pilha de livros) para que não haja escorregamento, formando assim uma rampa.

5. Fixe um lápis com fita adesiva, a mais ou menos 20 cm da base da rampa, perpendicularmente a esta.

6. Coloque um pedaço de massa de modelar no capô do carrinho e sobre a massa de modelar, levemente presa, a bolinha de aço.

7. Posicione o conjunto carro+massa+bolinha no alto da rampa.   

Comentários: 

*A massa de modelar no início, gruda mais do que o desejado; por isto, prenda e solte a bolinha algumas vezes, antes de começar o experimento.

Esquema geral de montagem:

Atividade disponível em: http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/mec01.htm 

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Observe se estão se envolvendo nas atividades e cumprindo com as tarefas designadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rondynelle Barbosa, EEEFM José Paulo de França , Paraíba - dijo:
    ron.corinthiano@gmail.com

    19/04/2014

    Quatro estrelas

    Como professor, gostei da proposta de aula, pois, coloca o aluno como autor do processo. O que deve gerar maior interessa nas aulas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.