Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


TRABALHANDO COM TEXTO DE INSTRUÇÃO

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre brincadeiras preferidas na infância.

Identificar as características de um texto instrucional.

Desenvolver a escrita e o conhecimento sobre o gênero texto instrucional a partir de um modelo.

Desenvolver atitudes éticas e de colaboração ao participar de diferentes brincadeiras, reforçando as regras de participação de cada uma.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão ter conhecimento sobre o que seja um texto instrucional e a sua função.

Estratégias e recursos da aula

 

1.Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre as brincadeiras preferidas na infância.

PROFESSOR: A pesquisa poderá ser feita em livros, internet, revistas, com os pais, avós e outros.

2. Cada aluno deverá trazer para a sala de aula o nome de uma brincadeira pesquisada: aquela que ele achou mais interessante.

3. Na sala, o professor pedirá para que cada aluno apresente a sua brincadeira pesquisada oralmente, ou seja, o aluno dirá o nome da brincadeira e explicará, resumidamente, como se brinca.

* Os alunos que tiverem brincadeiras repetidas poderão apresentá-las juntos.

4. Explicar aos alunos que para brincarmos devemos saber como é que se brinca e, para isso, devemos saber cada passo da brincadeira.

 

5. Entregar aos alunos uma folha contendo o seguinte texto.

CABRA-CEGA

monica.com.br

Você e sua turma já brincaram de Cabra-Cega? Olha como é legal:

REGRAS:

* Primeiro, combinem até onde vai a área da brincadeira. Se o espaço for muito pequeno, não dá pra correr. Se for muito grande, a cabra-cega não vai conseguir pegar ninguém.

* Tirem a sorte para ver quem será a cabra-cega e usem um lenço para vendar seus olhos.

* Rodem a cabra-cega e, ao mesmo tempo, comecem um jogo de perguntas e respostas:

Todos: Cabra-Cega, de onde você veio?

Cabra-Cega: Vim lá do moinho.

Todos: O que você trouxe?

Cabra-Cega: Um saco de farinha.

Todos: Me dá um pouquinho?

Cabra-Cega: Não.

É nesse ponto que a brincadeira pega fogo! Todos saem correndo enquanto a cabra-cega tenta agarrar alguém. Quando conseguir, ela ainda tem que adivinhar o nome de quem foi pego. Se acertar, a criança pega será a próxima cabra-cega. Se errar, a cabra-cega continuará a mesma.

MATERIAL:

* Um lenço.

6. Perguntar aos alunos:

a) Vocês conhecem a brincadeira cabra-cega?

b) Quem já brincou dessa brincadeira?

c) Algum de vocês já brincou de cabra-cega de outra maneira?

* Deixar que os alunos expressem as suas experiências com a brincadeira.

* Explicar que as brincadeiras podem ter variações, dependendo da região em que acontecem.

* Explicar que o texto que acabaram de ler é um texto que ensina a brincar de cabra-cega e, portanto, é um texto instrucional. Ela dá instruções, ou seja, ensina como brincar.

* Tem a função de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto.

7. Divdir a turma em duplas e entregar a cada uma delas o nome de uma brincadeira pesquisada.

8. Solicitar aos alunos que produzam um texto instrucional para ensinar a brincar a brincadeira.

9. Para produzir o texto, pedir aos alunos que comecem escrevendo:

a) o título da brincadeiira no meio da linha e no alto da página;

b) o nome da primeira parte da brincadeira: REGRAS. Na linha seguinte, escrevam como os jogadores devem fazer para jogar.

c) o nome da segunda parte do texto: MATERIAL. Na linha seguinte, escrevam qual é o material necessário à brincadeira, caso exija algum material.

10. A seguir, deverá ser realizada a revisão dos textos.

a) Os alunos poderão trocar os seus textos com outra dupla.

b) Deverão ler e verificar se entenderam a brincadeira.

c) Poderão marcar as palavras que devem ser modificadas para melhor entendimento do texto.

d) Deverão verificar se foi dado um título à brincadeira e se a divisão do texto está clara.

e) A seguir, todos deverão devolver os textos aos seus colegas.

f) Cada dupla deverá considerar se é necessário reescrever o seu texto de acordo com o que os colegas apontaram.

g) Com a ajuda do professor, algumas brincadeiras poderão ser selecionadas para não repetí-las e organizar um livro de brincadeiras da turma.

h) Esse livro poderá ser único. Cada final de semana um aluno o levará para casa para brincar com os amigos.

Recursos Complementares

http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u4.jhtm

http://www.divertudo.com.br/bau.htm

Brinquedos e Brincadeiras. Coleção: ARTE E RAIZES Autor: SANTA ROSA, NEREIDE SCHILARO.  MODERNA EDITORA. O livro fala sobre os brinquedos populares: antigos e atuais - origem, descrição, material, obras de arte com a temática 'brinquedo' de diferentes artistas plásticos desde Jean Baptiste Debret até Portinari e Volpi.

 Poderá ser trabalhado de maneira interdisciplinar com a disciplina de Artes.

Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos:

Realizaram uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre brincadeiras preferidas na infância.

Identificaram as características de um texto instrucional.

Desenvolveram a escrita e o conhecimento sobre o gênero texto instrucional a partir de um modelo.

Desenvolveram atitudes éticas e de colaboração ao participar de diferentes brincadeiras, reforçando as regras de participação de cada uma.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.