13/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Realizar uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre brincadeiras preferidas na infância.
Identificar as características de um texto instrucional.
Desenvolver a escrita e o conhecimento sobre o gênero texto instrucional a partir de um modelo.
Desenvolver atitudes éticas e de colaboração ao participar de diferentes brincadeiras, reforçando as regras de participação de cada uma.
Os alunos já deverão ter conhecimento sobre o que seja um texto instrucional e a sua função.
1.Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre as brincadeiras preferidas na infância.
PROFESSOR: A pesquisa poderá ser feita em livros, internet, revistas, com os pais, avós e outros.
2. Cada aluno deverá trazer para a sala de aula o nome de uma brincadeira pesquisada: aquela que ele achou mais interessante.
3. Na sala, o professor pedirá para que cada aluno apresente a sua brincadeira pesquisada oralmente, ou seja, o aluno dirá o nome da brincadeira e explicará, resumidamente, como se brinca.
* Os alunos que tiverem brincadeiras repetidas poderão apresentá-las juntos.
4. Explicar aos alunos que para brincarmos devemos saber como é que se brinca e, para isso, devemos saber cada passo da brincadeira.
5. Entregar aos alunos uma folha contendo o seguinte texto.
CABRA-CEGA
Você e sua turma já brincaram de Cabra-Cega? Olha como é legal:
REGRAS:
* Primeiro, combinem até onde vai a área da brincadeira. Se o espaço for muito pequeno, não dá pra correr. Se for muito grande, a cabra-cega não vai conseguir pegar ninguém.
* Tirem a sorte para ver quem será a cabra-cega e usem um lenço para vendar seus olhos.
* Rodem a cabra-cega e, ao mesmo tempo, comecem um jogo de perguntas e respostas:
Todos: Cabra-Cega, de onde você veio?
Cabra-Cega: Vim lá do moinho.
Todos: O que você trouxe?
Cabra-Cega: Um saco de farinha.
Todos: Me dá um pouquinho?
Cabra-Cega: Não.
É nesse ponto que a brincadeira pega fogo! Todos saem correndo enquanto a cabra-cega tenta agarrar alguém. Quando conseguir, ela ainda tem que adivinhar o nome de quem foi pego. Se acertar, a criança pega será a próxima cabra-cega. Se errar, a cabra-cega continuará a mesma.
MATERIAL:
* Um lenço.
6. Perguntar aos alunos:
a) Vocês conhecem a brincadeira cabra-cega?
b) Quem já brincou dessa brincadeira?
c) Algum de vocês já brincou de cabra-cega de outra maneira?
* Deixar que os alunos expressem as suas experiências com a brincadeira.
* Explicar que as brincadeiras podem ter variações, dependendo da região em que acontecem.
* Explicar que o texto que acabaram de ler é um texto que ensina a brincar de cabra-cega e, portanto, é um texto instrucional. Ela dá instruções, ou seja, ensina como brincar.
* Tem a função de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto.
7. Divdir a turma em duplas e entregar a cada uma delas o nome de uma brincadeira pesquisada.
8. Solicitar aos alunos que produzam um texto instrucional para ensinar a brincar a brincadeira.
9. Para produzir o texto, pedir aos alunos que comecem escrevendo:
a) o título da brincadeiira no meio da linha e no alto da página;
b) o nome da primeira parte da brincadeira: REGRAS. Na linha seguinte, escrevam como os jogadores devem fazer para jogar.
c) o nome da segunda parte do texto: MATERIAL. Na linha seguinte, escrevam qual é o material necessário à brincadeira, caso exija algum material.
10. A seguir, deverá ser realizada a revisão dos textos.
a) Os alunos poderão trocar os seus textos com outra dupla.
b) Deverão ler e verificar se entenderam a brincadeira.
c) Poderão marcar as palavras que devem ser modificadas para melhor entendimento do texto.
d) Deverão verificar se foi dado um título à brincadeira e se a divisão do texto está clara.
e) A seguir, todos deverão devolver os textos aos seus colegas.
f) Cada dupla deverá considerar se é necessário reescrever o seu texto de acordo com o que os colegas apontaram.
g) Com a ajuda do professor, algumas brincadeiras poderão ser selecionadas para não repetí-las e organizar um livro de brincadeiras da turma.
h) Esse livro poderá ser único. Cada final de semana um aluno o levará para casa para brincar com os amigos.
http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u4.jhtm
http://www.divertudo.com.br/bau.htm
Brinquedos e Brincadeiras. Coleção: ARTE E RAIZES Autor: SANTA ROSA, NEREIDE SCHILARO. MODERNA EDITORA. O livro fala sobre os brinquedos populares: antigos e atuais - origem, descrição, material, obras de arte com a temática 'brinquedo' de diferentes artistas plásticos desde Jean Baptiste Debret até Portinari e Volpi.
Poderá ser trabalhado de maneira interdisciplinar com a disciplina de Artes.
O professor deverá avaliar se os alunos:
Realizaram uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre brincadeiras preferidas na infância.
Identificaram as características de um texto instrucional.
Desenvolveram a escrita e o conhecimento sobre o gênero texto instrucional a partir de um modelo.
Desenvolveram atitudes éticas e de colaboração ao participar de diferentes brincadeiras, reforçando as regras de participação de cada uma.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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17/09/2012
Cinco estrelasesclarescedor